Nome do Projeto
Análise situacional do Projeto POlitico Pedagogico da Faculdade de Enfermagem
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/04/2016 - 17/03/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Enfermagem
Resumo
Foi importante iniciar o desenvolvimento de atividades relacionadas a avaliação do curso no último ano em parceria com a equipe de servidores e com a estudante envolvida.

Objetivo Geral

Analisar a situação do desenvolvimento do projeto politico pedagogico.

Justificativa

O PROJETO SE FAZ NECESSÁRIO PARA DAR CONTINUIDADE AO DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO CONTINUO DO pROJETO POLITICO PEDAGOGICO, COM VISTAS A ANÁLISE DE CONJUNTURA, DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DA QUALIDADE NA FORMAÇÃO.

Metodologia

O presente Projeto de Ensino visa a qualificação do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem e para isso prevê a inclusão de 04 bolsistas de graduação que possam, juntamente com a coordenação do colegiado de curso auxiliar durante o período de oito meses na construção e implantação de práticas, processos inovadores que facilitem e favoreçam o diagnóstico e o planejamento de ações pedagógicas para os próximos dois anos.
Com o apoio de quatro bolsistas de graduação foi elaborado um plano de trabalho organizado em quatro linhas, sendo elas: construção de banco de dados referente a avaliação de egressos, implantação de instrumento de avaliação de Estrutura-Processo-Resultado, facilitação de acesso a informações do Colegiado de Curso por meio de pagina da web, promoção da integralização entre as disciplinas do ciclo básico e componentes de ensino. Para cada uma destas linhas do plano de Trabalho foi elaborado um planejamento.
Linha 1. Planejamento: Inicialmente será criado um banco de dados no programa Word Excel que contenha, nome, data de ingresso, data de conclusão, data de evasão, motivo da evasão, trancamento, transferência, reopção, Taxa de conclusão de curso, taxa de retenção por disciplina, avaliação do ENADE. Logo após a conclusão do curso até os próximos cinco anos cada egresso será acompanhado por meio de dados disponíveis no currículo Lattes. A história de formação subsidiará os primeiros registros dos alunos que ingressaram a partir da primeira turma deste currículo até os estudantes ingressos nos anos seguintes. Será solicitado aos estudantes ainda no primeiro semestre do curso a elaboração do cadastro no Currículo Lattes/CNPq. Os dados dos estudantes egressos serão anualmente analisados estatisticamente.

Resultados Esperados

Entre os resultados esperados será nosso compromisso com os bolsistas que estes tenham a oportunidade de compreender a organização do Projeto Pedagógico vigente, que possam se aproximar de discussões e construções teóricas a respeito de metodologias ativas, referenciais teóricos relacionados a educação do Ensino superior e Diretrizes Curriculares da Enfermagem no âmbito nacional; referenciais teóricos de avaliação de qualidade, aproximação com softwares de analise estatística, aproximação com profissionais de saúde de diferentes cenários e com Professores lotados em outros departamentos onde o curso de enfermagem está envolvido, participação de eventos nacionais e internacionais que contemplem a formação do(a) Enfermeiro(a), bem como a participação dos mesmos na Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – CEG/CIC/CEC/ENPOS, prevista no Calendário Acadêmico da UFPEL de 2015

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DRAWANZ DIAS225/04/201617/03/2017
GILMAR GUTERRES ORTIZ225/04/201617/03/2017
JUANA MARIA FRAGA LARROSA125/04/201617/03/2017
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA425/04/201617/03/2017
VALERIA CRISTINA CHRISTELLO COIMBRA225/04/201617/03/2017
VANDA MARIA DA ROSA JARDIM225/04/201617/03/2017

Página gerada em 26/04/2024 00:09:55 (consulta levou 0.043231s)