Nome do Projeto
Confecção do livro Tecnologia Agroindustrial: produtos de origem vegetal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2016 - 18/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Resumo
Este Projeto de Ensino está sendo proposto por três professores doutores do CEng, responsável e colaboradores da disciplina ‘Projeto Agroindustrial’ que é ministrada para o Curso de Engenharia Agrícola. Dois dos professores proponentes deste projeto têm trabalhado com esses conteúdos praticamente desde o início de suas carreiras docentes na UFPel, o que ultrapassa 20 anos de exercício de docência, atualmente. A outra professora, apesar de menos tempo de docência, têm experiência prática e vivências relacionadas à área. Todos fizeram mestrado, doutorado e realizam e orientam pesquisas nesta área da Engenharia Agrícola. O livro, foco deste projeto, é direcionado aos acadêmicos de graduação, mas também poderá ser utilizado pelos egressos do curso e profissionais que atuam nesta área. Em vista disto, os professores pretendem, juntamente com alunos da graduação, organizar um material didático que possa ser de fácil acesso e prático, para uso dos acadêmicos na disciplina de mesmo nome. Este material compilado tornará a primeira fase da disciplina, que é a busca sobre tecnologias agroindustriais para confecção dos projetos, mais rápida e os estudantes farão apenas uma busca complementar ao básico que será apresentado no livro aqui proposto.

Objetivo Geral

Publicar um livro sobre tecnologias agroindustriais de produtos de origem vegetal e seus aspectos correlatos.

Justificativa

O texto a ser desenvolvido no livro de Tecnologia agroindustrial: produtos de origem vegetal irá possibilitar aos alunos adquirirem conhecimentos sobre os fundamentos, os processos e a tecnologia da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas referente às necessidades para confecção de projetos agroindustriais relacionados às matérias-primas, produtos e subprodutos de origem vegetal.
Os capítulos a serem desenvolvidos tratarão desde os assuntos fundamentais, históricos sobre cada produto, fluxogramas, plantas simplificadas, layouts, ilustrações, sempre que for necessário para o entendimento e clareza dos assuntos. O material será detalhado e de fácil compreensão.
A proposta didática de publicar o livro de Tecnologia agroindustrial: produtos de origem vegetal baseia-se na didática adotada na sala de aula, prevista no plano de ensino da disciplina, na qual os alunos iniciam a disciplina com uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto que pretendem desenvolver seu projeto para aprendizado das tecnologias e operações unitárias que irão necessitar, reunindo também conhecimentos de várias disciplinas anteriores do curso.
Esta proposta já foi testada em outras disciplinas da área, quando foram confeccionados livros para o Curso de Engenharia Agrícola. Alguns títulos, inclusive, estão sendo aos poucos adotados por disciplinas de outras áreas do curso, devido a sua importância no embasamento.
Estes livros são procurados além dos acadêmicos, por professores do CEng e outros profissionais de fora do CEng. Portanto, esta experiência foi exitosa e os professores pretendem repeti-la com a disciplina de Projeto Agroindustrial, que por ser de último semestre, encerrará a lista de títulos confeccionados diretamente para esta área do curso.

Metodologia

Serão compilados todos os projetos agroindustriais, com foco em produtos de origem vegetal, porém com alguns produtos de origem mineral ou de outra classificação não animal, confeccionados nos últimos 20 anos, sob orientação da equipe de professores proponentes. Além disso, serão consultados diversos livros, sites da internet e materiais que abordam o assunto, para atualizar alguns temas e dados necessários.
Estes projetos serão adaptados e reescritos pelos professores para tornar o assunto didático e resumido. Apesar disso, os professores preveem que o livro resultante terá mais de 20 capítulos, cada um deles sobre um produto de origem vegetal, o que resultará em dois volume de cerca de 300 páginas cada um.
Após, o material será revisado pelos alunos envolvidos na equipe, que farão uma leitura crítica sobre o entendimento e clareza do material produzido, por já terem cursado disciplinas básicas da área.
O livro a ser produzido terá ISBN e será direcionado à Engenharia Agrícola. Seu conteúdo será dividido em cinqüenta e seis (56) capítulos que contemplam os diversos assuntos pertinentes ao tema. Nestes capítulos serão abordados alguns estudos de mercado e estudos de caso.
Este material será organizado e será disponibilizado em formato impresso para servir de subsídio aos alunos que cursam a disciplina e poderá também ser utilizado por outros estudantes e profissionais interessados nessa área.
Pretende-se que seja publicado em dois volumes, em formato A4, com capa plastificada.

Resultados Esperados

Ao concluir este projeto, os alunos do Curso de Engenharia Agrícola terão à sua disposição um material detalhado, atualizado, direcionado aos conteúdos da disciplina, para ser utilizado como livro texto e referência sobre os temas correlatos às operações unitárias e processos agroindustriais sobre assuntos afins para lidar com projetos da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, com foco em produtos de origem vegetal, mineral ou outro não animal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AUGUSTO HENRIQUE MACIEL SILVA101/06/201618/04/2019
BERNARDO RODRIGUES PEREIRA101/06/201618/04/2019
CARLOS ALBERTO SILVEIRA DA LUZ401/06/201618/04/2019
GIZELE INGRID GADOTTI401/06/201618/04/2019
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ401/06/201618/04/2019
SAMOEL GIEHL101/06/201618/04/2019

Página gerada em 25/04/2024 02:26:13 (consulta levou 0.024391s)