Nome do Projeto
Produção de Módulos Educacionais para Profissionais de Saúde
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/07/2016 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
Este projeto visa a produção de quatro módulos educacionais - Educação em saúde, Produção do conhecimento em serviços de saúde, Planejamento e avaliação na saúde da família e Seminários de acompanhamento. Estes módulos serão utilizados como material educacional para profissionais da saúde, em especial aqueles que atuam em saúde da família, os profissionais vinculados a programas de provimento e os que atuam em atividades de docência ou preceptoria.
Objetivo Geral
Desenvolver módulos educacionais para capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.
Justificativa
Os módulos educacionais tem por finalidade atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), através da modalidade de educação a distância.
Considerando que grande parte dos profissionais que atuam na atenção primária à saúde, não tem formação específica para atuar neste nível de atenção, a educação permanente é uma estratégia essencial para qualificar o serviço.
Os módulos que serão desenvolvidos darão suporte ao desenvolvimento de projetos de interesse dos serviços de atenção básica, ao planejamento e avaliação das atividades programáticas do serviço e da atenção à saúde. Além disso, o projeto considera o SUS como um serviço escola e por isso, prevê um módulo sobre educação. Os módulos tem como propósito, através da capacitação do profissional, melhorar a qualidade da gestão, da atenção à saúde e das atividades educacionais desenvolvidas no serviço.
O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas acumulou importante experiência na produção de cursos de educação a distância. Na especialização em saúde da família, o curso se destacou pela proposta pedagógica inovadora. Os módulos de autoaprendizagem de atenção domiciliar, oferecidos como curso de extensão, destacaram-se pela interatividade, garantida pela alta densidade tecnológica e por aplicativo multiplataforma. Estas experiências certamente servem de inspiração para a produção do material proposto.
Além disso, é importante enfatizar, que tanto nos projetos mencionados acima, como no projeto atual, os materiais educacionais são produzidos com a participação de alunos e professores da UFPel, possibilitando a imersão destes no desenvolvimento de materiais com concepções educacionais e tecnológicas de vanguarda. Os módulos serão também utilizados como materiais de apoio em cursos de graduação e pós-graduação da UFPel.
Considerando que grande parte dos profissionais que atuam na atenção primária à saúde, não tem formação específica para atuar neste nível de atenção, a educação permanente é uma estratégia essencial para qualificar o serviço.
Os módulos que serão desenvolvidos darão suporte ao desenvolvimento de projetos de interesse dos serviços de atenção básica, ao planejamento e avaliação das atividades programáticas do serviço e da atenção à saúde. Além disso, o projeto considera o SUS como um serviço escola e por isso, prevê um módulo sobre educação. Os módulos tem como propósito, através da capacitação do profissional, melhorar a qualidade da gestão, da atenção à saúde e das atividades educacionais desenvolvidas no serviço.
O Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas acumulou importante experiência na produção de cursos de educação a distância. Na especialização em saúde da família, o curso se destacou pela proposta pedagógica inovadora. Os módulos de autoaprendizagem de atenção domiciliar, oferecidos como curso de extensão, destacaram-se pela interatividade, garantida pela alta densidade tecnológica e por aplicativo multiplataforma. Estas experiências certamente servem de inspiração para a produção do material proposto.
Além disso, é importante enfatizar, que tanto nos projetos mencionados acima, como no projeto atual, os materiais educacionais são produzidos com a participação de alunos e professores da UFPel, possibilitando a imersão destes no desenvolvimento de materiais com concepções educacionais e tecnológicas de vanguarda. Os módulos serão também utilizados como materiais de apoio em cursos de graduação e pós-graduação da UFPel.
Metodologia
Em acordo com a concepção pedagógica centrada no sujeito de aprendizagem, focada no desenvolvimento de competências e a consequente valorização da experiência para que ocorra aprendizagem significativa, os módulos organizam oportunidades de aprendizagem utilizando metodologias ativas, especialmente problematização e aprendizagem baseada em problemas.
As atividades referentes aos módulos serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Open Source Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning – Objeto Modular Orientado ao Ensino a Distância), por ser um software livre de ambiente colaborativo de aprendizagem, possibilitando ações educativas compartilhadas através da utilização de tecnologia, onde todos sujeitos envolvidos podem atuar simultaneamente. É um software possível de ser utilizado em qualquer sistema operacional, além de ter positivamente as características da adaptabilidade e usabilidade.
As atividades referentes aos módulos serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) - Open Source Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning – Objeto Modular Orientado ao Ensino a Distância), por ser um software livre de ambiente colaborativo de aprendizagem, possibilitando ações educativas compartilhadas através da utilização de tecnologia, onde todos sujeitos envolvidos podem atuar simultaneamente. É um software possível de ser utilizado em qualquer sistema operacional, além de ter positivamente as características da adaptabilidade e usabilidade.
Resultados Esperados
O resultado do projeto será o desenvolvimento de quatro módulos educacionais. O impacto do projeto será a capacitação de 200 alunos que participarão da primeira oferta dos módulos desenvolvidos, entretanto outras centenas de alunos poderão ser beneficiados a médio e longo prazo. Além disso, a equipe que desenvolverá o projeto ganhará mais experiência no desenvolvimento de cursos com concepções pedagógicas e tecnologias de vanguarda, e poderão replicar isto em novos projetos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALITEIA SANTIAGO DILELIO | 2 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
ANA MARIA FERREIRA BORGES TEIXEIRA | 4 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
ANACLAUDIA GASTAL FASSA | 4 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
ANGELA MOREIRA VITORIA | 2 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
DENISE SILVA DA SILVEIRA | 2 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
ELAINE THUME | 2 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
ELAINE TOMASI | 4 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
EVERTON JOSE FANTINEL | 4 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
FERNANDO CARLOS VINHOLES SIQUEIRA | 4 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
LOURIELE SOARES WACHS | 4 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
LUIZ AUGUSTO FACCHINI | 2 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
MARIA ELIZABETH GASTAL FASSA | 4 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
MARIA LAURA VIDAL CARRETT | 2 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
MARIANGELA UHLMANN SOARES | 2 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
Mirelle de Oliveira Saes | 4 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
NADIA SPADA FIORI | 4 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |
ROGERIO DA SILVA LINHARES | 2 | 04/07/2016 | 31/12/2017 |