Nome do Projeto
GESTÃO DO DISPENSÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE BUCAL E PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS DE USO ODONTOLÓGICO
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/09/2016 - 30/06/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Farmácia
Resumo
Este projeto faz parte do Programa PET-Saúde/GraduaSUS. É uma das ações realizadas pelo grupo Farmácia sugerida pela própria coordenação geral do Programa e Secretaria Municipal de Saúde. Os serviços odontológicos requerem grande quantidade de insumos, os quais devem estar armazenados adequadamente e seu estoque controlado, a fim de evitar faltas e sobras, as quais podem ocasionar desperdício de dinheiro público. Este projeto busca melhorar a qualidade do armazenamento, aquisição, controle de estoque e logística de distribuição dos materiais odontológicos, assim como a promoção da prescrição racional de medicamentos por parte dos odontólogos pertencentes à rede de atenção básica do município de Pelotas. Para os discentes, a participação neste projeto irá propiciar conhecimento sobre gestão de materiais e insumos, conhecimento sobre os diversos materiais usados na odontologia, bem como na promoção do uso racional do medicamento, aumentando seus conhecimentos e inserindo o acadêmico no cotidiano de atividade prática profissional dentro do contexto da interdisciplinaridade, uma vez que estão envolvidos acadêmicos e professores dos cursos de Odontologia e Farmácia da UFPel.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Organizar o dispensário de Material odontológico da Prefeitura Municipal de Pelotas e promover o uso racional de medicamentos e insumos na rede de odontologia do município, inserindo o acadêmico no cotidiano da atividade profissional.


Justificativa

Tendo em vista a demanda de insumos odontológicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), percebe-se a necessidade de uma reorganização da gestão do almoxarifado de saúde bucal, principalmente nos quesitos que norteiam o uso adequado do estoque, surgindo esta demanda por parte da própria SMS através do PET-Saúde/GraduaSUS. . Por sua vez, os acadêmicos terão a oportunidade de realizar atividade prática inserida na realidade profissional na gestão de aquisição, armazenamento e uso racional de insumos odontológicos e medicamentos.

Metodologia

METODOLOGIA
Local: Almoxarifado de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, Unidades Básicas de Saúde participantes do PET-Saúde/GraduaSUS que tem atendimento odontológico e Centro de Especialidades Odontológicas.

Alunos envolvidos: alunos bolsistas e voluntários do PET-Saúde/GraduaSUS dos cursos de farmácia e odontologia.

Desenvolvimento e Execução: Será realizada contagem do estoque, preenchimento das planilhas de controle de estoque, organização do local, rotulagem dos materiais, assim como controle de estoque e auxílio nos procedimentos de compra. Logística de transporte e distribuição dos materiais, organização e controle destes materiais nas UBS, armazenamento e controle de estoque nas UBS. Confecção de Procedimento Operacional Padrão (POP) para condições do estoque, como armazenamento, temperatura, umidade e POPs relacionados a distribuição dos insumos odontológicos. Em relação ao Uso Racional de Medicamentos (URM), esta abrangerá orientação aos odontólogos das UBS sobre prescrição racional, orientação dos pacientes sobre medicamentos prescritos e acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes. Serão promovidas ações, tais como Palestras relacionadas ao URM, envolvendo reações adversas aos medicamentos de importância em odontologia, e fatores como interações medicamentosas, prescrição racional e tipos de receituários.

Preparo: Reconhecimento dos locais de atuação, estudo prévio sobre os materiais utilizados na odontologia, preparo de planilhas de excel para controle de estoque. Estudo bibliográfico de ferramentas de gestão de estoque como, por exemplo, Consumo Médio Mensal (CMM), Ponto de Requisição (PR), Estoque Máximo (Emax) e mínimo (Emin), Tempo de Espera (TE), Estoque de Segurança (ES), Lote de reposição, curva ABC e monitoramento XYZ. Também serão realizados pesquisa bibliográfica e estudos sobre o conteúdo das oficinas e palestras a serem ministrados aos odontólogos, envolvendo aspectos ligados ao URM na área da odontologia.

Resultados Esperados

Resultados esperados

Todos os envolvidos no projeto serão capazes de conhecer os insumos presentes no almoxarifado de Saúde Bucal, assim como manter e organizar o controle de estoque adequado para os mesmos, através de ferramentas de controle já preconizadas. Além disso, espera-se promover o uso racional de medicamentos na área odontológica, assim como produção bibliográfica sobre este assunto, elaboração de POPs, catálogo dos insumos odontológicos usados pela prefeitura e Manual de Gestão
A nível científico-acadêmico espera-se apresentar resumos em congressos Produção de MEI (Material Educativo Impresso), elaboração de pelo menos um artigo científico para publicação em revista indexada. Este projeto aumentará o conhecimentos dos acadêmicos em termos de gestão de insumos e medicamentos, assim como na promoção do uso racional de medicamentos, pois os mesmos estarão diretamente envolvidos em todas as etapas do mesmo, assim como em todas as produções bibliográficas, propiciando experiência prática profissional e científica ímpar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHAZÉLE BARBOSA DOS SANTOS405/09/201630/06/2017
FERNANDO SILVA GUIMARÃES405/09/201630/06/2017
GIANA DE PAULA COGNATO105/09/201630/06/2017
MARCOS ANTONIO TORRIANI105/09/201630/06/2017
MARYSABEL PINTO TELIS SILVEIRA105/09/201630/06/2017

Página gerada em 20/04/2024 04:51:05 (consulta levou 0.107437s)