Nome do Projeto
Projeto Multidisciplinar Agroindustrial
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/09/2016 - 31/08/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Resumo
Algumas disciplinas da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas começaram a se integrar a partir de 2001, em caráter de experiência. A partir de 2003, esta integração foi consolidada na forma de um Projeto de Ensino Permanente intitulado “Projeto Multidisciplinar Agroindustrial” (Código na PRG: 0212003). Esta integração teve sucesso no decorrer desse tempo, promovendo a multidisciplinaridade dos conhecimentos.
Tendo em vista as modificações ocorridas na UFPel (Resolução 01/08 do COCEPE), este projeto não mais será permanente e sim será proposto um novo projeto a cada período.
Este Projeto de Ensino está sendo proposto por professores doutores do CEng, responsáveis pelas disciplinas que integram ou auxiliam no projeto.
O projeto também prevê a atuação de professores convidados para colaborarem com conhecimentos específicos, dependentes de cada tipo de projeto que esteja sendo desenvolvido.
Este projeto de ensino, ao longo desses mais de 13 anos de atuação tem tido sucesso, não apenas devido à sua multidisciplinaridade acadêmica, mas por ter atendido também questões relativas à extensão universitária, uma vez que os alunos são encorajados a buscarem um projeto real, que solucione um problema de uma empresa ou produtor rural.
Este projeto já atuou em ações para beneficiar assentados de agricultura familiar, por solicitação da Pró-reitoria de Extensão da UFPel e também por demandas da Agência da Lagoa Mirim, para solucionar problemas de municípios da Zona Sul.
Não é incomum que nas apresentações de Projeto sejam convidados empresários, secretários de agricultura municipais, pró-reitores e outras autoridades que vejam nessa atividade didática uma oportunidade de adquirir e repassar conhecimento para melhoria de suas empresas e municípios.
Objetivo Geral
O Projeto de ensino “Projeto Multidisciplinar Agroindustrial” visa à integração de conhecimentos multidisciplinares: técnicos, econômico-financeiros, de redação de material científico, de graficação de plantas de engenharia, de vivência de atividades de grupo e de liderança, como complemento dos conteúdos teóricos das disciplinas envolvidas no projeto. Esta atividade pretende contribuir na formação do profissional de Engenharia Agrícola por integrar as áreas técnicas, prática e humanística do aluno. Este projeto aproveita a oportunidade de fazer esse entrelaçamento, uma vez que a proposta se dá no décimo e último semestre do curso de Engenharia Agrícola, quando o aluno já adquiriu toda a bagagem que necessita para se lançar na vida profissional.
Justificativa
A ideia principal do projeto é que os alunos que cursam as disciplinas de Projeto Agroindustrial e Análise Econômica de Projetos Agrícolas, do décimo semestre, portanto, de final de curso, sejam coordenadores de grupos de alunos de sexto e sétimo semestres, que cursam Operações Agroindustriais I e II. Os alunos de Projeto Agroindustrial e Análise Econômica de Projetos repassam conhecimentos de seus respectivos projetos, mediante solicitação de tarefas e participação na audiência nas três fases de apresentação de todos os projetos que estejam sendo desenvolvidos. Dentro desta ideia, há a divulgação de conhecimentos sobre as várias áreas de pós-colheita e agroindústrias e a preparação dos alunos dos semestres anteriores para que eles fiquem familiarizados com o procedimento de execução de projetos. Já, os alunos do décimo semestre são beneficiados quanto ao treinamento em liderança de grupo e em solicitação de execução de tarefas, experiências essas imprescindíveis na vida profissional do futuro engenheiro.
As apresentações dos projetos são feitas em três fases, onde os alunos de sexto, sétimo e décimo semestres compõem a audiência e esta se dá de forma interativa, quando todos os alunos e coordenadores têm a oportunidade de trocar conhecimentos entre todos os projetos que estão sendo executados.
Essas atividades são avaliadas pelos professores, mediante relatórios de andamento de tarefas.
As apresentações dos projetos são feitas em três fases, onde os alunos de sexto, sétimo e décimo semestres compõem a audiência e esta se dá de forma interativa, quando todos os alunos e coordenadores têm a oportunidade de trocar conhecimentos entre todos os projetos que estão sendo executados.
Essas atividades são avaliadas pelos professores, mediante relatórios de andamento de tarefas.
Metodologia
O projeto de ensino que está sendo reapresentado integra os alunos que cursam as disciplinas de Projeto Agroindustrial e Análise Econômica de Projetos Agrícolas, do 10o semestre, portanto, de final de curso, sendo coordenadores dos alunos de 6o e 7o semestres, que cursam as disciplinas de Operações Agroindustriais I e II, respectivamen
Uma das atividades inerentes à profissão de engenheiro é a liderança, pois normalmente cabe ao engenheiro comandar, organizar, obter tarefas de pessoas sob seu comando. Durante este período, os alunos do 10o semestre têm a oportunidade de treinar as relações humanas desta atividade tão difícil, que é motivar um grupo para executar com responsabilidade as tarefas, fazer com que todos se sintam integrados ao projeto e alcançar a meta estabelecida.
Os alunos de Projeto Agroindustrial, inicialmente, são solicitados pela professora coordenadora a apresentarem uma revisão bibliográfica sobre o assunto (produto) que será trabalhado no projeto. Os alunos de Análise Econômica de Projetos Agrícolas geralmente são os mesmos integrantes de Projeto Agroindustrial, por serem ambas disciplinas do décimo semestre. Os conteúdos programáticos da disciplina de Análise Econômica são desenvolvidos de acordo com o andamento dos projetos agroindustriais e a análise econômica em si integra a parte final do projeto.
A integração da parte econômica ao projeto agroindustrial se torna interessante por dar ao aluno uma noção de realidade nos projetos didáticos, uma vez que ele projetará baseado em custos, investimentos, retorno financeiro, além das legislações trabalhistas, ambientais e inerentes a cada produto que esteja sendo trabalhado, fazendo com que o projeto fique inserido na realidade nacional e isto orientará suas decisões de concepção do projeto, tornando-o mais realista.
Os alunos das disciplinas de Operações I e II fazem parte de um grupo de colaboradores sob a liderança de um ou dois coordenadores, constituindo um grupo de trabalho. As atividad
Uma das atividades inerentes à profissão de engenheiro é a liderança, pois normalmente cabe ao engenheiro comandar, organizar, obter tarefas de pessoas sob seu comando. Durante este período, os alunos do 10o semestre têm a oportunidade de treinar as relações humanas desta atividade tão difícil, que é motivar um grupo para executar com responsabilidade as tarefas, fazer com que todos se sintam integrados ao projeto e alcançar a meta estabelecida.
Os alunos de Projeto Agroindustrial, inicialmente, são solicitados pela professora coordenadora a apresentarem uma revisão bibliográfica sobre o assunto (produto) que será trabalhado no projeto. Os alunos de Análise Econômica de Projetos Agrícolas geralmente são os mesmos integrantes de Projeto Agroindustrial, por serem ambas disciplinas do décimo semestre. Os conteúdos programáticos da disciplina de Análise Econômica são desenvolvidos de acordo com o andamento dos projetos agroindustriais e a análise econômica em si integra a parte final do projeto.
A integração da parte econômica ao projeto agroindustrial se torna interessante por dar ao aluno uma noção de realidade nos projetos didáticos, uma vez que ele projetará baseado em custos, investimentos, retorno financeiro, além das legislações trabalhistas, ambientais e inerentes a cada produto que esteja sendo trabalhado, fazendo com que o projeto fique inserido na realidade nacional e isto orientará suas decisões de concepção do projeto, tornando-o mais realista.
Os alunos das disciplinas de Operações I e II fazem parte de um grupo de colaboradores sob a liderança de um ou dois coordenadores, constituindo um grupo de trabalho. As atividad
Resultados Esperados
Ao concluir este projeto, os alunos do Curso de Engenharia Agrícola terão participado das várias etapas de desenvolvimento de projetos, colaborado em trabalhos de grupo orientado, visitado empresas e entidades financeiras, realizado enquetes e pesquisas de mercado, treinado técnicas de desenho por computador, confeccionado material para apresentação e publicação, participado de eventos científicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADÃO JESUS ULGUIM DUTRA JÚNIOR | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
ALEXANDRE CHEROBINI DALMOLIN | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
ALINE DUARTE GOMES | 1 | 01/09/2016 | 31/08/2018 |
ALINE KRUMREICH BLANK | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
AMANDA BENTO JORGE CURI | 1 | 01/09/2016 | 31/08/2018 |
AMAURI GRAVA BRAZIL JUNIOR | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
AUGUSTO HENRIQUE MACIEL SILVA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
BERNARDO RODRIGUES PEREIRA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
BRUNO CAETANO NASCIMENTO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
CAIO PEREZ CASAGRANDE | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
CAMILLE BOCK | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
CARLOS ALBERTO SILVEIRA DA LUZ | 2 | 01/09/2016 | 31/08/2018 |
CESAR AUGUSTO GAIOSO FILHO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
CHARLES ZANOVELLO BALDI | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
CLAITON JOÉL EICHHOLZ | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
CRISTIANE DEUNER | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
CÉSAR SILVA DE MORAIS | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
DOUGLAS SILVA DA ROSA | 1 | ||
EDUARDO DA SILVA DE CASTRO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
ELVIS PATRIKE AURELIO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
EVERTON FARIAS XAVIER | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
EVERTON SILVA CRUZ | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
FABIANE GALVÃO DA SILVA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
FABIANE REZEMINI | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
FABIO SILVESTRINI JUNIOR | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
FELIPE CRUZ BORGES | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2016 |
GABRIELA MARRONI BLANK | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
GEAN NASCIMENTO ROCHA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
GILBERTO STRIEDER | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
GIOVANI CASTRO FUENTES | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
GIZELE INGRID GADOTTI | 2 | 01/09/2016 | 31/08/2018 |
GREICE NEITZEL | 1 | ||
GUILHERME CAETANO SCHUMANN | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
GUILHERME DA SILVA MENEGAZZI | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
GUILHERME HEIDEN | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
GUILHERME YUJI SATO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
GUSTAVO BUBOLZ KLUMB | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
GUSTAVO HEINRICH LANG | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
GUSTAVO MIQUELARENA STOSCH | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
Gelson Rodrigo Neitzke | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
HANS HELMS WESTER WIEMANN | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
HENRIQUE MICHAELIS BERGMANN | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
HENRIQUE VIGHI SCHILLER | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
IGOR MAISER ROSALES | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
JACQUELINE DE OLIVEIRA SANCHES VALERIO NAVARRO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
JAIME DA ROSA DOMINGUES NETO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
JOÃO MARCO BARBOSA DE MORAES | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
JULIANA VALLERINI | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
JULIANO MANKE | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
JULIÃO FREITAS MARTINEZ | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
Jessie Tuani Caetano Cardoso | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
JÚLIA BERGMANN SANTOS | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
KARINE VON AHN PINTO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
LAURO SOARES RIBEIRO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
LEANDRO BORGES AGUIAR | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
LETÍCIA BURKERT MÉLLO ARAUJO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
LUCAS DOS SANTOS RECH | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
LUCAS MALHEIROS VILLANI | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
LUCAS MARTINHO BRANDT | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
LUCIANA DA SILVA CORREA LIMA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
LUIZ EVERTON MARINS ALVAREZ | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
LUIZ ORLANDO VIEIRA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
MARCEL DORNELLES BRIM DA SILVA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
MARCO ANTONIO ZANELLA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
MARCOS VALLE BUENO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
MARCOS VINÍCIUS HENRIQUES DOS SANTOS | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ | 2 | 01/09/2016 | 31/08/2018 |
MARIO CONILL GOMES | 3 | 01/09/2016 | 31/08/2018 |
MATHEUS CASSALHO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
MAURÍCIO KLUG MEDEIROS | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
MAURÍCIO ZIEMANN LOPES | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
MAYKON FABRICIO RIBEIRO DE CARVALHO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
MIGUEL BORGES MACHADO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
NANDER FERRAZ HORNKE | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
NEWITON DA SILVA TIMM | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
ODAIR JOSÉ DA VEIGA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
PATRICK MORAIS VEBER | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
PEDRO JULIANI ANTUNES RUBIN | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
PETER CORRÊA LOPES | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
PHILIPPE BRAGA MORAES | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
RAFAEL JUNIOR FOGUESATTO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
RAFAEL RODRIGUES CORRÊA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
RENAN BERNARDY | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
RETIELE VELLAR | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
RIHAN CARDOSO CENTENO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
RITA DE CASSIA MOTA MONTEIRO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
RODRIGO HERRERO MACEDO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
RÉRITON MEDEIROS PATRICIO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
SAMOEL GIEHL | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
SAMUEL ALVES CALDEIRA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
SANDRA MATTOS DA SILVA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
SOPHIA DOS SANTOS SOARES | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
STHÉFANIE DA CUNHA | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
TAMIRES DOS REIS RIBEIRO | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
TIAGO HELING | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
VANESSA MALDANER | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
VINÍCIUS DIAS CHAGAS | 1 | 01/09/2016 | 31/08/2018 |
VINÍCIUS SALDANHA SCHERER | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
Wagner Alexandre Silveira da Cruz | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |
ÍCARO BORGES TAVARES | 1 | 01/09/2016 | 01/09/2017 |