Nome do Projeto
CONFECÇÃO DO LIVRO “MANUTENÇÃO EM UNIDADES DE BENEFICIAMENTO DE GRÃOS E SEMENTES”
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/09/2016 - 28/09/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas
Resumo
Este Projeto de Ensino está sendo proposto por professores doutores do CEng, responsáveis por todas as disciplinas da área profissional do Curso de Engenharia Agrícola que é Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, bem como acadêmicos do referido curso. Além desses, mais dois professores do IF-Sul, que ministram disciplinas de Manutenção Mecânica para os cursos técnicos de Mecânica Industrial fazem parte da proposta. Existe ampla literatura sobre manutenção, em geral, principalmente com relação à mecânica e à eletricidade, mas pouca literatura direcionada às necessidades específicas que são utilizadas para processar grãos e sementes. O livro, foco deste projeto, é direcionado aos acadêmicos de graduação, mas também poderá ser utilizado pelos egressos do curso e profissionais que atuam nesta área. Em vista disto, os professores pretendem, juntamente com alunos da graduação, organizar um material didático que possa ser de fácil acesso e prático, para uso dos acadêmicos. Este material compilado poderá ser utilizado em várias disciplinas do curso de Engenharia Agrícola, tanto as da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, como as da área de Máquinas Agrícolas.

Objetivo Geral

Publicar um livro sobre Manutenção em Unidades de Beneficiamento de Grãos e Sementes e seus aspectos correlatos.

Justificativa

O texto a ser desenvolvido no livro de Manutenção em Unidades de Beneficiamento de Grãos e Sementes irá possibilitar aos alunos adquirirem conhecimentos sobre os fundamentos, os tipos de manutenção e as técnicas adotadas para realizar cada tipo de manutenção, com foco nos equipamentos utilizados na área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas.
Os capítulos a serem desenvolvidos tratarão desde os assuntos fundamentais, classificações, fichas, metodologias, mas também apresentará ilustrações, sempre que for necessário para o entendimento e a clareza dos assuntos. O material será detalhado e de fácil compreensão.
A proposta didática de publicar o livro de Manutenção em Unidades de Beneficiamento de Grãos e Sementes baseia-se na constatação da lacuna que há entre o material direcionado à manutenção de máquinas em geral e à manutenção específica das máquinas utilizadas nos layouts de UBGs e UBSs.
A partir deste material, a didática adotada na sala de aula, prevista no plano de ensino das diversas disciplinas da área, poderá abordar assuntos direcionados, conscientizar e treinar os alunos para estas técncias e práticas, uma vez que os profissionais egressos do curso, quando responsáveis por estas plantas industriais irão necessitar destes conhecimentos, que poderão ser abordados de forma detalhada em várias disciplinas do curso.
Esta proposta de confeccionar livros didáticos já foi testada em outras disciplinas da área, quando foram confeccionados vários livros para o Curso de Engenharia Agrícola. Alguns títulos, inclusive, estão sendo aos poucos adotados por disciplinas de outras áreas do curso, devido a sua importância no embasamento.
Estes livros são procurados além dos acadêmicos, por professores do CEng e outros profissionais de fora do CEng. Portanto, esta experiência foi exitosa e os professores pretendem repeti-la com este assunto complementar, que é a manutenção, confeccionados especialmente para esta área do curso.

Metodologia

Serão compilados todos os materiais sobre manutenção, contemplando os aspectos referentes à mecânica, eletricidade, hidráulica, obra civil e outros, sob orientação da equipe de professores proponentes. Além disso, serão consultados diversos livros, sites da internet e materiais que abordam o assunto, para atualizar alguns temas e dados necessários.
O material compilado será adaptado e reescrito pelos professores para tornar o assunto didático e resumido.
Após, o material será revisado pelos alunos envolvidos na equipe, que farão uma leitura crítica sobre o entendimento e clareza do material produzido, por já terem cursado disciplinas básicas da área.
O livro a ser produzido terá ISBN e será direcionado à Engenharia Agrícola e áreas correlatas. Seu conteúdo será dividido em capítulos que contemplam os diversos assuntos pertinentes ao tema. Nestes capítulos serão abordados os diversos aspectos da manutenção. Capítulo 1: Introdução e Tipos de Manutenção; Capítulo 2: Manutenção em máquinas de ar e peneiras; Capítulo 3: Manutenção em transportadores de grãos e sementes; Capítulo 4: Manutenção em mesa densimétrica; Capítulo 5: Manutenção em secadores; Capítulo 6: Manutenção em silos e armazéns; Capítulo 7: Manutenção em outros equipamentos.
Este material será organizado e será disponibilizado em formato impresso para servir de subsídio aos alunos que cursam as disciplinas da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas do Curso de Engenharia Agrícola do CEng e poderá também ser utilizado por outros estudantes e profissionais interessados nessa área.
Pretende-se que seja publicado em formato A5, com capa plastificada.

Resultados Esperados

Ao concluir este projeto, os alunos do Curso de Engenharia Agrícola terão à sua disposição um material detalhado, atualizado, direcionado aos conteúdos da área de Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas, para ser utilizado como livro texto e referência sobre os temas correlatos às operações unitárias e processos agroindustriais de UBGs e UBSs para lidar com a manutenção dos equipamentos que fazem parte do layout dessas Unidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA BENTO JORGE CURI130/09/201628/09/2018
AUGUSTO HENRIQUE MACIEL SILVA130/09/201628/09/2018
CARLOS ALBERTO SILVEIRA DA LUZ330/09/201628/09/2018
GABRIEL DA SILVEIRA ALMEIDA130/09/201628/09/2018
GIZELE INGRID GADOTTI330/09/201628/09/2018
GLADIMIR PINTO DA SILVA3
LEONARDO DIAS SOARES3
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ330/09/201628/09/2018
RITA DE CASSIA MOTA MONTEIRO130/09/201628/09/2018
VANESSA MALDANER130/09/201628/09/2018
WOLMER BROD PERES330/09/201628/09/2018

Página gerada em 24/04/2024 06:24:20 (consulta levou 0.032377s)