Nome do Projeto
Núcleo de Estágios em Filosofia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/03/2014 - 19/02/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - Filosofia da Educação
Resumo
O estágio na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conforme revisão suscitada pela Lei 11.788, de 25/09/2008, caracteriza-se como um ato educativo supervisionado, que visa formar competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, almejando a formação do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Como procedimento didático-pedagógico, o estágio é um componente curricular obrigatório que não constitui vínculo empregatício de qualquer natureza, podendo ser realizado somente em área compatível com a formação do respectivo curso (Resoluções nº 03/2009 e nº 04/2009, do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE). Com o propósito de clarificar o estágio como instrumento de integração, articulando a teoria com a prática, assim como a reflexão e a interação acerca da aproximação do ambiente acadêmico com as práticas escolares, a Comissão de Estágios do curso de Licenciatura em Filosofia da UFPEL submete este projeto de ensino com o intuito de nortear esta importante etapa, sanando algumas dúvidas que surgirão ao longo do processo formativo.
Objetivo Geral
* Promover a integração entre os docentes e discentes do curso de Licenciatura em Filosofia da UFPel com a comunidade, principalmente com a rede municipal e estadual de ensino, com vistas a estabelecer sólidas parcerias no âmbito educativo;
Justificativa
Com o passar dos anos, é visível ao Departamento de Filosofia a desistência de muitos alunos do curso de Licenciatura em Filosofia durante o período de estágios. Neste sentido, talvez a justificativa mais plausível para a efetivação deste projeto de ensino recaia em uma aproximação do corpo discente com as necessidades do mundo do trabalho e da realidade da prática docente. Não é apenas o momento de estabelecer uma parceria com as escolas da rede municipal e estadual de ensino, mas, sobretudo, a explicitação da indissociabilidade entre a teoria e a prática. O discente é incitado a assumir-se como sujeito ativo, propondo soluções a problemas emergentes dos mais diversos campos de conhecimento de um modo eminentemente filosófico.
Metodologia
* Encontros semanais para discussão acerca dos estágios em Filosofia da UFPel;
* Discussão dos resultados que vão sendo alcançados durante os estágios;
* Divulgação de eventos vinculados ao ensino de Filosofia e estratégias de participação em grupo ou pequenos grupos;
* Incentivo à parceria entre estagiários e escolas da rede pública municipal e estadual de ensino;
* Visitações às escolas parceiras.
* Discussão dos resultados que vão sendo alcançados durante os estágios;
* Divulgação de eventos vinculados ao ensino de Filosofia e estratégias de participação em grupo ou pequenos grupos;
* Incentivo à parceria entre estagiários e escolas da rede pública municipal e estadual de ensino;
* Visitações às escolas parceiras.
Resultados Esperados
Indicadores de resultado ao final da realização do projeto:
* Estabelecer sólidas parcerias com a rede pública de ensino na cidade de Pelotas;
* Consolidação de um grupo de estudos permanente sobre o Ensino de Filosofia;
* Produção teórica relevante na área em parceria com estagiários, docentes das escolas e da UFPel;
* Divulgação dos resultados de estudo na comunidade acadêmica, em eventos, congressos ou encontros.
Repercussão e/ou impactos dos resultados:
Espera-se solidificar as parcerias entre rede pública de ensino (municipal e estadual) e UFPel, contribuindo para com os estudos na área do ensino de filosofia. Também se aspira qualificar a formação de professores na área do ensino de filosofia. Por fim, pretende-se assegurar que a produção teórica realizada seja apresentada em eventos dentro e fora da UFPel, e até publicada em periódicos e em forma de um livro, podendo contribuir para a discussão na área.
* Estabelecer sólidas parcerias com a rede pública de ensino na cidade de Pelotas;
* Consolidação de um grupo de estudos permanente sobre o Ensino de Filosofia;
* Produção teórica relevante na área em parceria com estagiários, docentes das escolas e da UFPel;
* Divulgação dos resultados de estudo na comunidade acadêmica, em eventos, congressos ou encontros.
Repercussão e/ou impactos dos resultados:
Espera-se solidificar as parcerias entre rede pública de ensino (municipal e estadual) e UFPel, contribuindo para com os estudos na área do ensino de filosofia. Também se aspira qualificar a formação de professores na área do ensino de filosofia. Por fim, pretende-se assegurar que a produção teórica realizada seja apresentada em eventos dentro e fora da UFPel, e até publicada em periódicos e em forma de um livro, podendo contribuir para a discussão na área.
Indicadores, Metas e Resultados
O Núcleo de estágios em Filosofia é um projeto de ensino proposto pela comissão de estágios do Departamento de Filosofia da UFPel. Ele surge como uma alternativa extraclasse para solidificar as parcerias e qualificar a formação dos futuros professores de Filosofia.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANTONIO CARLOS MAIA GISSONI | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
BELKIS SOUZA BANDEIRA | 2 | ||
BRUNO STRAPAZON FIGUEIREDO | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
EDUARDO FERREIRA DAS NEVES FILHO | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
FLAVIA CARVALHO CHAGAS | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
JAIR MILPRATZ DE MELLO JÚNIOR | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
JORGE RONALDO DA FONSECA DIAS | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
KEBERSON BRESOLIN | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
KELIN VALEIRAO | 4 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
LUCAS VINÍCIUS CINTRA MENDES | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
Luis Mendonça da Silva | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
MAIANA CARVALHO NUNES CORRÊA | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
MARA CRISTINA RAMOS DE LIMA | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
TEREZINHA ROCHA DA SILVA | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
VÍTOR SELL JÚNIOR | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |
WILLIAM SARAIVA BORGES | 2 | 10/03/2014 | 19/02/2016 |