Nome do Projeto
Capoeira Angola na UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/10/2016 - 02/10/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
Resumo
O processo de inserção das manifestações afro-brasileiras no espaço universitário ainda é de grande dificuldade pelos anos de exclusão que estas sofrem no país. O projeto tenciona aos poucos ir rompendo com isso, sendo já uma edição continuada desde 2010, havendo sempre a cada ano uma adesão maior as atividades. Temos participado de diversas atividades de difusão da diversidade cultural da região e da UFPel, sendo hoje reconhecidamente um espaço (as ações de Capoeira Angola na UFPel - desenvolvidas por) reconhecido no país.

Objetivo Geral

Desenvolver estudos e vivências da manifestação cultural afro-brasileira conhecida como Capoeira Angola, reapresentando seus aspectos mais fundamentais, baseados na gênese do povo africano no Brasil.

Justificativa

O envolvimento das manifestações da cultura afro-brasileira é uma exigência legal e somos protagonistas nisso na UFPel, desde 2010. O nosso estudo e as atividades que realizamos na região já justificaria esta proposta de projeto, mas verificamos que as matizes atuais de uma política nacional de expurgo das comunidades afro-brasileiras das Universidades, nos leva a enfatizar a necessidade de ampliar este conhecimento sobre as manifestações culturais desta parcela da sociedade na UFPel. O projeto é uma reedição de projetos anteriores já desenvolvidos com sucesso, nominados de Vadiação em Pelotas.

Metodologia

Realizar encontros semanais de 4 horas aula de duração com o sentido de aprimorar o conhecimento teórico e prático da Capoeira Angola. Realizar técnicas corporais ligadas a capoeira Angola e aos folguedos populares que se unem a esta para reconhecimento dos fundamentos de sua instituição. Estudo de textos e discussões com mestres de capoeira e estudantes mais antigos na valorização da manifestação de resistência cultural que capoeira representa.

Resultados Esperados

Conhecer através de textos e de palestras de Mestres de Capoeira o universo de formação da manifestação Capoeira Angola; Reconhecer o valor cultural da capoeira através de vivências dos fundamentos dos movimentos da capoeira Angola; Aprimorar o sentido de reconhecimento da potência desta arte de resistência cultural das populações de origem africana no Brasil; Instigar o reconhecimento da diversidade cultural da formação do povo brasileiro.

Indicadores, Metas e Resultados

Estudo do histórico envolto pelo processo de inserção do africano no território brasileiro desde o século XVI através da Capoeira Angola. Promoção da inserção deste viés sócio-cultural no espaço universitário. Promoção no espaço Universitário uma interação crítica de cunho científico e popular da Capoeira Angola como modelo de africanidade genuinamente brasileira, trazendo o mundo dos mestres da Vadiação (termo utilizado no final do século XIX para identificar os praticantes da Capoeira que hoje tornou-se modo de auto-identificação para estes praticantes)

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALBIO FERREIRA DA COSTA203/10/201602/10/2017
CLAUDIO BAPTISTA CARLE403/10/201602/10/2017
VITALINO DIAS NETO403/10/201602/10/2017

Página gerada em 07/05/2024 23:00:56 (consulta levou 0.031306s)