Nome do Projeto
Estudo e planejamento teórico e metodológico acerca da inserção da Educação Ambiental no contexto escolar
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/10/2016 - 03/10/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Compreendemos a importância da inserção da Educação Ambiental na escola a partir do estudo, planejamento e reflexão crítica sobre as possibilidades que estes espaços educativos engendram na construção de alternativas que tenham como objetivo a superação do processo de degradação ambiental existente na atualidade. Desse modo, enfatizamos que a escola deve construir práticas educativas em Educação Ambiental partindo da compreensão dos problemas socioambientais que vivencia a comunidade escolar, visando o seu rompimento. Nesta perspectiva, a universidade tem papel relevante, uma vez que possibilita no processo de formação inicial de professores o desenvolvimento de processos de aprendizagem em Educação Ambiental a partir do estudo teórico e metodológico e reflexão crítica das premissas que fundamentam as pesquisas neste campo de conhecimento. Conforme destaca Angotti e Auth (2001, p. 19) as concepções de educação relacionadas ao meio ambiente incluem práticas educativas na escola que se resumem ao ensino da Ecologia, visando entender o seu funcionamento. Desse modo, este projeto de ensino tem como objetivo problematizar a concepção de Educação Ambiental e de meio ambiente para além do ensino sobre o funcionamento dos ecossistemas, no caso, tal premissa fundamenta os estudos sobre a Educação Ambiental na escola. Nosso entendimento acerca da Educação Ambiental está atrelada à concepção de processo de aprendizagem permanente, situando-se no campo da atuação política e transformação das relações sociais de dominação e exploração humana e destruição ambiental existente. Neste estudo, ratificamos a crítica à lógica do livre mercado como mecanismo de enfrentamento dos problemas ambientais, como também questionamos a desagregação dos fatores de produção da desigualdade ambiental aos mecanismos de construção da desigualdade social. Cumpre salientar, em especial, as contribuições de Mészáros (2002), Acselrad et al. (2009), Loureiro (2004; 2012), Carvalho (2004), Leff (2006), nesta discussão.

Objetivo Geral

Partindo do pressuposto de que o conjunto de atividades realizadas pelo (as) acadêmicos, em nível universitário, fora da estrutura curricular contribui significativamente para o seu processo de formação profissional, apresenta-se este projeto de Ensino que se propõem a contribuir com a ampliação teórica dos alunos, proporcionando desenvolver estudos e planejamentos teórico e metodológico acerca da inserção da Educação Ambiental na escola com os alunos da graduação em Pedagogia, visando à reflexão e o fortalecimento de práticas educativas desta área de conhecimento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Justificativa

Este projeto tem sua importância relacionada ao objetivo de ampliar a discussão sobre o conceito de Educação Ambiental, bem como refletir sobre as práticas pedagógicas, a formação de professores e a construção do conhecimento sobre o meio ambiente, considerando o imperativo processo de partir dos problemas que a escola e a comunidade do seu entorno vivencia.

Metodologia

A metodologia será desenvolvida a partir do estudo e debate sobre temáticas que envolvem o contexto de pesquisa em Educação Ambiental no contexto escolar. Serão realizadas reuniões semanais com licenciandos do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas para estudo teórico e metodológico de estratégias de intervenção pedagógica em Educação Ambiental na escola. O objetivo é propiciar uma formação crítica em Educação Ambiental destes alunos como um modo de fortalecer os temas de preservação ambiental na escola.
Serão desenvolvidas produções escritas dos alunos da graduação em Pedagogia em Diário de Estudos. Esta metodologia de registro dos estudos empreendidos é enfatizada como sendo um modo de problematização de discursos e expressão das compreensões sobre o campo de conhecimento e pesquisa em Educação Ambiental.
Assim, como parte integrante da metodologia, este projeto visa desenvolver as seguintes atividades de ensino:
• Compreensão a partir de estudos sobre os fundamentos da Educação Ambiental crítica e sua importância para o ambiente escolar;
• Estudo e atualização acerca das pesquisas desenvolvidas sobre a Educação Ambiental no contexto escolar;
• Estudo sobre o desenvolvimento de práticas pedagógicas em Educação Ambiental na escola;
• Estudo sobre a construção de Projetos Didáticos como proposta metodológica de inserção da Educação Ambiental na instituição escolar;
• Produções escritas em Diário de Estudos dos alunos da Pedagogia em processo de formação inicial acerca dos debates sobre as temáticas da Educação Ambiental na escola.

Resultados Esperados

• Compreender os fundamentos da Educação Ambiental crítica e sua importância para o ambiente escolar;
• Articulação entre elementos teóricos (epistemológicos) e práticos (metodologias de ensino);
• Fortalecer e qualificar a formação do licenciado e do curso;
• Fomentar um processo de produção de conhecimentos e práticas pedagógicas em Educação Ambiental.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE LEITES STROTHMANN517/08/201803/10/2018
ANDRIW RUAS SANTOS517/08/201803/10/2018
BEATRIZ DE FREITAS CORRÊA517/08/201803/10/2018
CARLA PATRICIA TREICHA NOGUES417/08/201803/10/2018
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA403/10/201603/10/2018
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA201/06/201703/10/2018
FERNANDO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO201/06/201703/10/2018
GIOVANA POZZA517/08/201803/10/2018
HELENARA PLASZEWSKI403/10/201603/10/2018
LAURA ECHER BARBIERI201/06/201703/10/2018
LAUREN SILVEIRA FARIAS201/05/201703/10/2018
LUIZA SILVA DA SILVA517/08/201803/10/2018
MARIA CAROLINA DOMINGUES DOS SANTOS517/08/201803/10/2018
Natalie Rickes Venzke517/08/201803/10/2018
TACIANE SCHRODER JORGE201/06/201703/10/2018

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