Nome do Projeto
Descomplicando a Fisiologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
21/09/2016 - 23/07/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
A Fisiologia é a ciência que estuda o funcionamento do organismo humano. A disciplina de Fisiologia é ministrada a todos os cursos de graduação da área da saúde. De acordo com a grade curricular, está localizada no segundo semestre e seu conteúdo está embasado nas disciplinas de Anatomia, Histologia e Bioquímica, para que o acadêmico possa entender o funcionamento do organismo, precisa conhecer a sua constituição e os fenômenos fisiológicos que acontecem em cada sistema. O programa da disciplina inicia pela Fisiologia Celular já que a célula é a unidade básica do nosso organismo. Visto isso, o organismo é dividido, didaticamente, em sistemas, regulados pelo sistema nervoso e endócrino, e, no final da disciplina, o acadêmico deverá desenvolver um raciocínio fisiológico capaz de fazê-lo entender que os sistemas funcionam de forma integrada.

Objetivo Geral

Promover um melhor entendimento da Fisiologia, através do olhar de acadêmicos que, uma vez tendo cursado, possam passar sua experiência e estimular ao estudo com vistas a fortalecer o entendimento do funcionamento orgânico.

Justificativa

A disciplina de Fisiologia ministrada para os cursos de Farmácia, Enfermagem e Terapia Ocupacional são ministradas em um semestre, e é permitido aos acadêmicos a mobilidade de matricula, sendo assim, nas turmas dos respectivos cursos encontra-se acadêmicos não só de Farmácia, como também de Enfermagem e Terapia Ocupacional e vice-versa, verificando-se, devido ao conteúdo ser extenso num curto espaço de tempo, uma sobrecarga de conhecimento, e dificuldade de acompanhamento, levando a reprovação daqueles que, por várias razões, não conseguem o êxito desejado.
Devido a esta reprovação se faz necessário uma ação que auxilie aos acadêmicos não só vencerem a disciplina, como terem suporte para seguirem sua grade curricular com maior facilidade e ações que facilitem o processo de ensino-aprendizagem.
Durante a realização da disciplina serão realizados exercícios de fixação, apresentação de situações práticas para correlacionar com o conteúdo teórico, que muitas vezes apresenta-se árido e o acadêmico não observa a importância devida.

Metodologia

Para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Fisiologia, serão utilizadas artigos atualizados que complementarão a literatura básica, bem como, produção de material didático complementar ao ministrado em sala de aula, e encontros dos acadêmicos regularmente matriculados fora do horário de sala de aula para discussões de fixação dos conteúdos ministrados.
Os monitores voluntários são acadêmicos que já cursaram a disciplina de Fisiologia e atuarão no projeto desenvolvendo questionários, promovendo discussões e apresentando artigos científicos que possam correlacionar a teoria com a funcionalidade do organismo, auxiliando assim o processo de ensino-aprendizagem.
Os monitores poderão participar das aulas ministradas, introduzindo seu conhecimento e ser um facilitador para transferir seus conhecimentos aos colegas que apresentam maior dificuldade, e desta maneira poderão identificar discentes com dificuldades de aprendizagem e orientá-los para a melhoria do desempenho acadêmico.

Resultados Esperados

Com a implementação deste projeto de ensino e participação de monitores voluntários espera-se um melhor rendimento dos acadêmicos regularmente matriculados, um incentivo aos estudo de Fisiologia e a conscientização de que as disciplinas de Anatomia, Histologia e Bioquímica dão suporte para o entendimento do organismo como um todo.
Para os acadêmicos monitores um fortalecimento de conhecimentos e o desprendimento de auxiliar colegas no entendimento de Fisiologia, estimulando a elaboração de material didático e na busca de artigos científicos.

Indicadores, Metas e Resultados

Serão realizadas atividades extra-classe, para que os monitores voluntários possam organizar a metodologia e implementá-la na disciplina de Fisiologia ministrada para os cursos supramencionados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA DE MOURA FABRA421/09/201623/07/2018
ETYENI ABREU DA SILVA405/04/201823/07/2018
ISABELA DA SILVA MARQUES421/09/201620/09/2017
MABEL MASCARENHAS WIEGAND421/09/201623/07/2018
SILVIA MARIA LANNES DE CAMPOS DA COSTA421/09/201623/07/2018
SIMONE DA SILVA SCHIAVON421/09/201623/07/2018

Página gerada em 25/04/2024 16:37:19 (consulta levou 0.024080s)