Nome do Projeto
Projeto de Ensino em Análise de Conjuntura
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/12/2016 - 12/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Resumo
Este projeto visa criar pontes entre teoria e prática da economia por meio da análise da economia regional

Objetivo Geral

Estimular a análise da conjuntura econômica local por meio de relatórios semanais.

Justificativa

O bom uso da teoria econômica é possível quando há efetivo acompanhamento por parte do professor a atividades
como as propostas neste projeto. O acompanhamento de conjuntura envolve o desenvolvimento - e o amadurecimento - de habilidades dos alunos e estreita seu contato com a realidade local, permitindo-lhe um olhar mais disciplinado, científico, sobre a mesma.

Metodologia

Os bolsistas aprenderão o tripé básico de um economista por meio da geração de relatórios semanais sobre temas de economia regional. O tripé básico consiste em: (a) redação de qualidade minimamente aceitável a um público misto (leigo e não-leigo), (b) apresentação gráfica de argumentos (e análise gráfica com habilidades teóricas básicas) e (c) apresentação algébrica de argumentos (quando necessário).

Resultados Esperados

Espera-se que o aluno envolvido: (a) seja capaz de perceber a interrelação entre teoria e prática, (b) seja capaz de utilizar ferramental estatístico básico, (c) seja pró-ativo, buscando, ainda que de forma irregular, conceitos e ferramentas que ainda não conhece para uso imediato, (d) estimular a discussão sobre a economia regional e sua contextualização no Brasil e no mundo, (e) ajudar na diminuição da evasão escolar.

Indicadores, Metas e Resultados

Caberá ao professor avaliar o desempenho marginal do aluno ao longo do período do projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIO DJISSEY SHIKIDA312/12/201612/12/2017
FABIO MASSAUD CAETANO414/07/201712/12/2017
LÚCIO GUIMARÃES MOSCARELI512/12/201612/12/2017
REGIS AUGUSTO ELY212/12/201612/12/2017
RENAN MAKOTO DA SILVA KUMAGAWA512/12/201612/12/2017

Página gerada em 26/04/2024 22:24:50 (consulta levou 0.032747s)