Nome do Projeto
Brincando de aprender: a utilização do jogo como forma de aprendizado em Histologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/03/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia
Resumo
No estudo dos organismos a partir da perspectiva microscópica, podemos distinguir três diferentesaspectos: (1) como são realmente todos os componentes microscópicos do organismo, (2) o conjunto das imagens obtidas das lâminas histológicas, utilizando diferentes técnicas histológicas e, finalmente, (3) o conceito de órgãos e seus modelos histológicos, objeto real da Histologia. A explanação acima visa provar que o objeto real da Histologia não é apresentado aos olhos do aluno. As informações disponibilizadas na forma de conceito de órgãos e de modelos histológicos são obtidas, basicamente, a partir da interpretação que se faz das imagens histológicas. Esta distinção em aspectos diferentes, apesar de sua evidência, não é levada em consideração com frequência. A noção de tecido continua sendo uma ferramenta imprescindível para conhecer a estrutura microscópica do organismo e sua relação com a função e a patologia. De maneira didática e do ponto de vista pedagógico, existem vários motivos para realizar uma sistematização dos componentes histológicos do organismo. Em um curso prático de Histologia, os alunos devem adquirir as seguintes habilidades: (1) reconhecer as características microscópicas das principais células, tecidos e órgãos do corpo, (2) conhecer, de forma elementar, a relação entre a estrutura microscópica e sua função, e (3) familiarizar-se com o aspecto microscópico normal das células, tecidos e órgãos em diferentes condições – atividade funcional, mudanças durante o desenvolvimento, erros técnicos, e condições patológicas. A questão é: como adquirir essas habilidades? O uso de softwares, que auxiliam os estudos nos microscópios de luz, é uma tecnologia emergente em educação . A utilização de imagens digitais nos cursos de Histologia tem se demonstrado eficaz para o ensino, quando aplicada como ferramenta auxiliar do microscópio de luz. E poque não utilizarmos jogos???

Objetivo Geral

Auxiliar os alunos que estiverem em processo de avaliação nas disciplinas de Histologia, possibilitando que os
professores cadastrados possam acompanhar o desempenho de seus alunos e identificar quaisquer falhas no processo
de aprendizado e/ou avaliação.

Justificativa

Durante as disciplinas de Histologia Geral e Especial observamos as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação
aos estudos extraclasse. No segundo semestre do ano de 2012, o Departamento de Morfologia da UFPel adquiriu um
aparelho de captura de imagens, o qual está acoplado a um microscópio de luz, oportunizando a captura de imagens
dos tecidos observados durante a aula prática. Dessa forma, poderemos capturar as imagens das lâminas e
transformá-las em jogos do tipo quebra-cabeça, jogos de memória, palavras cruzadas, leilão de perguntas, jogo dos 7
erros, possibilitando aos alunos uma nova forma de aprendizado em Histologia fora das dependências do Laboratório
de Microscopia.
A criação de um site com jogos de Histologia surgiu da percepção de quatro aspectos considerados importantes pelos
professores desta disciplina, que são:
I. Necessidade de um material didático disponível em um ambiente diferente do laboratório de Microscopia, não
necessitando de um aparato inacessível a maioria dos alunos, e que permita que esses possam adequar melhor os
horários de seus estudos. Assim, a introdução de jogos como forma de estudo pretende enriquecer a aprendizagem da
Histologia.
II. Os vários tipos de jogos funcionam como uma forma de ampliar a metodologia de ensino utilizada por essa disciplina.
O conjunto de ideias (texto, desenho esquemático e finalmente imagens histológicas) são elementos de um método de
ensino que vem sendo aplicado durante as aulas práticas pelos professores dessa disciplina, o qual poderá ser
beneficiado com a introdução de uma nova ferramenta - os jogos.
III. Durante o tempo em que não estiver presente no laboratório de Histologia, o aluno poderá exercitar seus
conhecimentos aprimorando sua interpretação dos componentes teciduais juntamente com os esquemas e descrições
já disponibilizados pela disciplina.
IV. A aplicação dessas ferramentas modernas de ensino, como os jogos eletrônicos, permite a translação de conteúdos

Metodologia

O desenvolvimento do site com jogos sobre o conteúdo de Histologia Geral e Especial ocorrerá em quatro fases: (I) captura e seleção de imagens histológicas, (II) transformar essas imagens em jogos e (IV)
publicação.
I. Captura das imagens
Mais de 80 imagens já foram capturadas, porém se espera aumentar este acervo, possibilitando aumentar também a quantidade de jogos. As lâminas selecionadas serão estudadas e suas imagens
capturadas pela câmera Moticam 5, 5.0mp (Motic®, Inc) acoplada ao microscópio Nikon Eclipse E200, sendo finalmente armazenadas em um computador conectado ao sistema, presente no Laboratório de
Histologia do Instituto de Biologia da UFPel. Serão capturadas pelo menos 60 imagens distintas, representativas de todos os tecidos a serem descritos.
II. Elaboração dos jogos
As imagens histológicas serão adaptadas para os jogos usando todas as mídias disponíveis (HTML, Flash, PHP, Power Point, Moodle, Cobalto, etc.). Além dos jogos fornecidos, serão recomendadas leituras adicionais para estudos mais detalhados do conteúdo apresentado.
III. Montagem e formatação
Após o término da elaboração dos jogos, o site será formatado. Os jogos irão abranger quinze capítulos, correspondendo aos conteúdos de Histologia Geral e Especial
IV. Publicação
Após o termino da formatação e da revisão dos conteúdos, o site e a tentativa de desenvolvimento de um aplicativo com os jogos será disponibilizado de forma gratuita em site e na plataforma Moodle.

Resultados Esperados

Os professores acreditam que o site cumprirá o papel de difundir conhecimento para todos os acadêmicos de
Histologia, além dos alunos da UFPel.
Esperamos que esta publicação possa colaborar na superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos durante os
cursos de Histologia, principalmente no quesito preparação para provas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELIANE FREIRE ANTHONISEN215/03/201731/12/2018
JULIANA GARCIA ALTMAM215/03/201731/12/2018
KÁTIA CRISTIANE HALL2004/05/201831/12/2018
LARISSA TAVARES HENZEL215/03/201731/12/2018
LAURA BARRETO MORENO2004/05/201831/12/2018
LUIS AUGUSTO XAVIER CRUZ215/03/201731/12/2018
LUIS OTAVIO LOBO CENTENO215/03/201731/12/2018
LUIZ FERNANDO MINELLO215/03/201731/12/2018
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES215/03/201731/12/2018
SANDRA MARA DA ENCARNACAO FIALA RECHSTEINER215/03/201731/12/2018
TAIS DE ARAUJO204/05/201831/12/2018

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