Nome do Projeto
ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPARTILHANDO PROPOSTAS E EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2017 - 02/04/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - História
Resumo
O projeto de Ensino denominado “Ensino de História na Educação Básica: compartilhando propostas e experiências de ensino-aprendizagem” está vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), e tem como objetivo principal contribuir para o processo de formação dos alunos do curso de licenciatura em História, buscando articular práticas de ensino, pesquisa e extensão, especialmente na área de Ensino de História e Educação, que privilegiem o espaço da sala de aula como campo de atuação e formação. Deste modo, o Projeto de Ensino estabelece relação tanto com a extensão, quanto com a pesquisa, uma vez que, possibilitará momentos de discussão e troca de experiências entre os alunos de licenciatura em História e professores da Educação Básica, de modo a ampliar e consolidar práticas inovadoras de ensino de história; ocasionando períodos de estudo e reflexão sobre a teoria e a prática de ensino, que também possibilite e incentive a pesquisa de temáticas a fim.
Objetivo Geral
Oferecer suporte didático pedagógico para a formação profissional dos acadêmicos do curso de licenciatura em História.
Justificativa
A História apresenta significativo papel no processo de formação escolar de todo cidadão, sua prática de ensino-aprendizagem envolve a construção das identidades, promove a consciência histórica e a participação articulada na vida em sociedade. Para Schmidt (2010, p.69), uma das principais finalidades da aprendizagem histórica é a formação da consciência histórica, para tanto torna-se necessário que formas tradicionais de ensino sejam superadas. Neste sentido, compreende-se por método tradicional a ideia “de que ensinar é transmitir um conhecimento e aprender é repetir tais conhecimentos da maneira como foi transmitido, sustentando a visão de que o aluno não possui nenhum saber sobre o que está sendo apresentado como objeto de ensino.” (BITTENCOURT, 2009, p.230).
Assim, o processo formativo dos profissionais que irão atuar no ensino desta disciplina escolar requer espaços de discussão e problematização, que tratem das especificidades dos modos de ensinar e aprender, levando em conta as diferentes realidades sociais. Para Bittencourt (2009) “o desejo de mudanças para melhor desempenhar o trabalho com os alunos tem estado presente na história da prática docente, mas é preciso entender que métodos e conteúdos se constroem historicamente” (p.229). De modo que, somente o domínio do conteúdo a ser ministrado em sala de aula não é mais suficiente, a utilização de materiais didáticos adequados, as habilidades relacionadas à prática pedagógica e as metodologias de ensino, são fundamentais para a plena atuação do professor de história, e necessitam de espaço e relevância nas aprendizagens desenvolvidas nos cursos de licenciatura.
Assim, o processo formativo dos profissionais que irão atuar no ensino desta disciplina escolar requer espaços de discussão e problematização, que tratem das especificidades dos modos de ensinar e aprender, levando em conta as diferentes realidades sociais. Para Bittencourt (2009) “o desejo de mudanças para melhor desempenhar o trabalho com os alunos tem estado presente na história da prática docente, mas é preciso entender que métodos e conteúdos se constroem historicamente” (p.229). De modo que, somente o domínio do conteúdo a ser ministrado em sala de aula não é mais suficiente, a utilização de materiais didáticos adequados, as habilidades relacionadas à prática pedagógica e as metodologias de ensino, são fundamentais para a plena atuação do professor de história, e necessitam de espaço e relevância nas aprendizagens desenvolvidas nos cursos de licenciatura.
Metodologia
Os alunos de licenciatura em História realizam dois Estágios Supervisionados durante quatro semestres, período que compreende o estágio docente nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que ocorrem em pelo menos duas escolas. Neste período de insegurança e de muitos desafios para os alunos estagiários, surgem práticas pedagógicas bastante propositivas e significativas para o processo de ensino-aprendizagem da História. Alguns alunos motivados pela possibilidade de aplicarem o conhecimento que está sendo adquirido na academia dedicam-se a realizar propostas inovadoras, que superam as formas tradicionais de Ensino de História. No âmbito deste projeto, tais propostas serão identificadas pelos professores responsáveis pelas disciplinas da área de ensino e estes alunos estagiários convidados a apresentarem suas experiências de ensino para os demais colegas nos encontros promovidos pelo projeto. De igual modo, matérias/recursos didáticos como: jogos, textos didáticos, atividades e documentários, produzidos pelos alunos que cursam a Disciplina Curricular Obrigatória Laboratório de Ensino de História, poderão ser apresentados e discutidos entre os participantes do projeto.
Os professores da Educação Básica parceiros do Projeto de Extensão Laboratório de Ensino de História da UFPel, também serão convidados a participarem do projeto de ensino, interagindo com os estudantes de licenciatura que terão a oportunidade de aproximarem-se do contexto escolar através destes. Assim, o projeto objetiva promover a troca de experiências, a promoção de práticas de ensino que percebam o aluno como agente ativo no processo de ensino-aprendizagem, a produção de materiais didáticos que motivem e dinamizem a aprendizagem histórica, e o uso de recursos didáticos que contribuam para práticas de ensino inovadoras, que ultrapassem o “ensino tradicional” pautado em uma educação bancária. A contribuição de professores da Educação Básica, que superam diariamente as dificuldades presentes
Os professores da Educação Básica parceiros do Projeto de Extensão Laboratório de Ensino de História da UFPel, também serão convidados a participarem do projeto de ensino, interagindo com os estudantes de licenciatura que terão a oportunidade de aproximarem-se do contexto escolar através destes. Assim, o projeto objetiva promover a troca de experiências, a promoção de práticas de ensino que percebam o aluno como agente ativo no processo de ensino-aprendizagem, a produção de materiais didáticos que motivem e dinamizem a aprendizagem histórica, e o uso de recursos didáticos que contribuam para práticas de ensino inovadoras, que ultrapassem o “ensino tradicional” pautado em uma educação bancária. A contribuição de professores da Educação Básica, que superam diariamente as dificuldades presentes
Resultados Esperados
Este Projeto de Ensino caracteriza-se por um conjunto de atividades extra sala de aula, que irá contribuir para formação dos futuros professores de História, promovendo o aperfeiçoamento das práticas de ensino-aprendizagem desta disciplina escolar, especialmente através da interação entre concepções teóricas e metodológicas do Ensino de História e a prática de ensino realizada no cotidiano da escola.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESI GOULART DUARTE | 1 | 07/06/2017 | 22/11/2017 |
ALESSANDRA GASPAROTTO | 2 | 02/05/2017 | 02/04/2018 |
BRUNO GIOVANE DA SILVA | 1 | 07/06/2017 | 23/08/2017 |
DÁRIO MILECH NETO | 1 | 05/07/2017 | 08/11/2017 |
FELIPE NUNES NOBRE | 4 | ||
FLÁVIA ALSINO SANES | 1 | 07/06/2017 | 09/08/2017 |
FÁTIMA ELIANE ARAUJO MACHADO | 1 | 07/06/2017 | 23/08/2017 |
JOSIANE PINHO DA ROSA | 4 | ||
JOSIAS PEREIRA DA SILVA | 4 | ||
JOSÉ CARLOS PÖPPL FILHO | 1 | 14/06/2017 | 15/11/2017 |
LEONARDO AUGUSTO GOMES DE PINHO ANTUNES | 1 | 07/06/2017 | 13/12/2017 |
LISIANE SIAS MANKE | 3 | 02/05/2017 | 01/03/2018 |
LUÍSE DE OLIVEIRA RODRIGUES | 4 | ||
MAURO DILLMANN TAVARES | 2 | 02/05/2017 | 02/04/2018 |
MICHAEL MACEDO DE MORAES | 1 | 09/08/2017 | 13/12/2017 |
MOZART MATHEUS DE ANDRADE CARVALHO | 20 | 12/07/2017 | 31/12/2017 |
NAILE PINTO IUNES | 4 | ||
OTÁVIO MARQUES DA FONTOURA | 4 | ||
PATRÍCIA DUARTE PINTO | 2 | 07/06/2017 | 29/12/2017 |
SEBASTIAO PERES | 2 | 02/05/2017 | 02/04/2018 |