Nome do Projeto
ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPARTILHANDO PROPOSTAS E EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2017 - 02/04/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - História
Resumo
O projeto de Ensino denominado “Ensino de História na Educação Básica: compartilhando propostas e experiências de ensino-aprendizagem” está vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), e tem como objetivo principal contribuir para o processo de formação dos alunos do curso de licenciatura em História, buscando articular práticas de ensino, pesquisa e extensão, especialmente na área de Ensino de História e Educação, que privilegiem o espaço da sala de aula como campo de atuação e formação. Deste modo, o Projeto de Ensino estabelece relação tanto com a extensão, quanto com a pesquisa, uma vez que, possibilitará momentos de discussão e troca de experiências entre os alunos de licenciatura em História e professores da Educação Básica, de modo a ampliar e consolidar práticas inovadoras de ensino de história; ocasionando períodos de estudo e reflexão sobre a teoria e a prática de ensino, que também possibilite e incentive a pesquisa de temáticas a fim.

Objetivo Geral

Oferecer suporte didático pedagógico para a formação profissional dos acadêmicos do curso de licenciatura em História.

Justificativa

A História apresenta significativo papel no processo de formação escolar de todo cidadão, sua prática de ensino-aprendizagem envolve a construção das identidades, promove a consciência histórica e a participação articulada na vida em sociedade. Para Schmidt (2010, p.69), uma das principais finalidades da aprendizagem histórica é a formação da consciência histórica, para tanto torna-se necessário que formas tradicionais de ensino sejam superadas. Neste sentido, compreende-se por método tradicional a ideia “de que ensinar é transmitir um conhecimento e aprender é repetir tais conhecimentos da maneira como foi transmitido, sustentando a visão de que o aluno não possui nenhum saber sobre o que está sendo apresentado como objeto de ensino.” (BITTENCOURT, 2009, p.230).
Assim, o processo formativo dos profissionais que irão atuar no ensino desta disciplina escolar requer espaços de discussão e problematização, que tratem das especificidades dos modos de ensinar e aprender, levando em conta as diferentes realidades sociais. Para Bittencourt (2009) “o desejo de mudanças para melhor desempenhar o trabalho com os alunos tem estado presente na história da prática docente, mas é preciso entender que métodos e conteúdos se constroem historicamente” (p.229). De modo que, somente o domínio do conteúdo a ser ministrado em sala de aula não é mais suficiente, a utilização de materiais didáticos adequados, as habilidades relacionadas à prática pedagógica e as metodologias de ensino, são fundamentais para a plena atuação do professor de história, e necessitam de espaço e relevância nas aprendizagens desenvolvidas nos cursos de licenciatura.

Metodologia

Os alunos de licenciatura em História realizam dois Estágios Supervisionados durante quatro semestres, período que compreende o estágio docente nas séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que ocorrem em pelo menos duas escolas. Neste período de insegurança e de muitos desafios para os alunos estagiários, surgem práticas pedagógicas bastante propositivas e significativas para o processo de ensino-aprendizagem da História. Alguns alunos motivados pela possibilidade de aplicarem o conhecimento que está sendo adquirido na academia dedicam-se a realizar propostas inovadoras, que superam as formas tradicionais de Ensino de História. No âmbito deste projeto, tais propostas serão identificadas pelos professores responsáveis pelas disciplinas da área de ensino e estes alunos estagiários convidados a apresentarem suas experiências de ensino para os demais colegas nos encontros promovidos pelo projeto. De igual modo, matérias/recursos didáticos como: jogos, textos didáticos, atividades e documentários, produzidos pelos alunos que cursam a Disciplina Curricular Obrigatória Laboratório de Ensino de História, poderão ser apresentados e discutidos entre os participantes do projeto.
Os professores da Educação Básica parceiros do Projeto de Extensão Laboratório de Ensino de História da UFPel, também serão convidados a participarem do projeto de ensino, interagindo com os estudantes de licenciatura que terão a oportunidade de aproximarem-se do contexto escolar através destes. Assim, o projeto objetiva promover a troca de experiências, a promoção de práticas de ensino que percebam o aluno como agente ativo no processo de ensino-aprendizagem, a produção de materiais didáticos que motivem e dinamizem a aprendizagem histórica, e o uso de recursos didáticos que contribuam para práticas de ensino inovadoras, que ultrapassem o “ensino tradicional” pautado em uma educação bancária. A contribuição de professores da Educação Básica, que superam diariamente as dificuldades presentes

Resultados Esperados

Este Projeto de Ensino caracteriza-se por um conjunto de atividades extra sala de aula, que irá contribuir para formação dos futuros professores de História, promovendo o aperfeiçoamento das práticas de ensino-aprendizagem desta disciplina escolar, especialmente através da interação entre concepções teóricas e metodológicas do Ensino de História e a prática de ensino realizada no cotidiano da escola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESI GOULART DUARTE107/06/201722/11/2017
ALESSANDRA GASPAROTTO202/05/201702/04/2018
BRUNO GIOVANE DA SILVA107/06/201723/08/2017
DÁRIO MILECH NETO105/07/201708/11/2017
FELIPE NUNES NOBRE4
FLÁVIA ALSINO SANES107/06/201709/08/2017
FÁTIMA ELIANE ARAUJO MACHADO107/06/201723/08/2017
JOSIANE PINHO DA ROSA4
JOSIAS PEREIRA DA SILVA4
JOSÉ CARLOS PÖPPL FILHO114/06/201715/11/2017
LEONARDO AUGUSTO GOMES DE PINHO ANTUNES107/06/201713/12/2017
LISIANE SIAS MANKE302/05/201701/03/2018
LUÍSE DE OLIVEIRA RODRIGUES4
MAURO DILLMANN TAVARES202/05/201702/04/2018
MICHAEL MACEDO DE MORAES109/08/201713/12/2017
MOZART MATHEUS DE ANDRADE CARVALHO2012/07/201731/12/2017
NAILE PINTO IUNES4
OTÁVIO MARQUES DA FONTOURA4
PATRÍCIA DUARTE PINTO207/06/201729/12/2017
SEBASTIAO PERES202/05/201702/04/2018

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