Nome do Projeto
Monitoria: Morfologia e Sistemática de Fanerógamas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 12/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Botânica
Resumo
O Instituto de Biologia da Universidade Federal de Pelotas foi criado em 1969 e sua estrutura é constituída por cinco departamentos: Botânica (DB), Fisiologia e Farmacologia (DFF), Microbiologia e Parasitologia (DEMP), Morfologia (DM), e Ecologia, Zoologia e Genética (DEZG). No Departamento de Botânica, atualmente estão lotado 15 docentes que atendem 7 cursos de graduação: Ciências Biológicas Licenciatura, Ciências Biológicas Bacharelado, Agronomia, Farmácia, Zootecnia, Museologia e Engenharia Agrícola e anualmente, cerca de 1000 alunos se matriculam nas disciplinas ofertadas. Também sob responsabilidade e administração do Departamento de Botânica encontram-se dois importantes órgãos complementares, o Herbário PEL, com uma coleção com quase 27 mil exsicatas, especialmente da flora da zona Sul do Rio Grande do Sul e o Horto Botânico Irmão Teodoro Luis (HBITL), uma Área de Preservação Permanente desde 1964, com cerca de 25 hectares de mata nativa. Dentro do Departamento de Botânica existem 4 grandes áreas: Anatomia Vegetal, Fisiologia Vegetal, Criptógamas e Fanerógamas. Na área de Fanerógamas, objeto deste projeto é abordado à morfologia externa e a taxonomia deste grupo vegetal. Atualmente, são 4 docentes vinculados a esta área e que atuam em 6 disciplinas de cursos de graduação: Morfologia de Fanerógamas (0010039); Botânica (0010131); Morfologia e Sistemática Vegetal (0010023); Sistemática de Fanerógamas (0010058); Biologia Floral e Dispersão em Fanerógamas (0010063) e Botânica Aplicada à Zootecnia (1430004). Tendo em vista a ampla atuação do Departamento de Botânica, em especial na área de Fanerógamas, apresentamos o presente Projeto de Ensino como uma atividade eletiva aos discentes de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e da Agronomia, interessados em atuar como Bolsistas de Monitoria ou Monitores Voluntários.

Objetivo Geral

Promover a cooperação mútua entre discente e docente, possibilitando ao aluno a experiência da vida acadêmica, através da participação nas funções da organização e desenvolvimento das disciplinas dos cursos de graduação na área de Fanerógamas.

Justificativa

A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem, dentro das necessidades de formação acadêmica que contribuem na formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Esta modalidade é percebida como uma ferramenta para a melhoria do ensino de graduação, visando o fortalecimento e a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos. Além disso, a monitoria tem a finalidade de promover a construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, num processo no qual tanto professores quanto participantes atuam de forma efetiva durante o processo de realização do trabalho, possibilitando a criação de contexto para atividade com formação docente e discente, a partir da compreensão dos sentidos e significados compartilhados por professores e monitores (FARIA, 2003). A monitoria como procedimento pedagógico, tem demonstrado sua utilidade, à medida que atende às dimensões “política, técnica, e humana da prática pedagógica” (CANDAU, 1986).
A natureza das aulas da área de Morfologia e Sistemática de Fanerógamas é teórico-prática e a presença de um aluno monitor é fundamental. Nas aulas trabalha-se com material botânico fresco onde a coleta é uma importante atividade desempenhada pelo monitor. Além de prestar auxílio em sala de aula, o monitor supre as necessidades extraclasses dos alunos, auxiliando-os em dúvidas referentes ao conteúdo teórico da disciplina e na confecção de herbário didático, o qual é uma das avaliações das disciplinas. Tanto o monitor bolsista quanto a monitor voluntário podem assessorar ainda, nas ações relacionadas ao Horto Botânico, auxiliando nas expedições de campo realizadas com os alunos, ou ainda em atividades didáticas no Herbário PEL.

Metodologia

As atividades que serão desempenhadas durante a execução do presente projeto de Ensino são relacionadas exclusivamente às disciplinas da área de Fanerógamas. Sendo assim, a metodologia restringe-se às atividades competentes à um aluno monitor, que serão realizadas dentro e fora de sala de aula, como:
-Auxiliar os professores na coleta e preparo de material botânico fresco que irá ser utilizado durante as aulas práticas;
-Auxiliar os professores e alunos nas aulas práticas;
-Atender os alunos em atividades extraclasse;
-Auxiliar os alunos na elaboração dos herbários, bem como, prestar auxílio aos docentes no que tange a correção dos herbários didáticos e outras avaliações.
As disciplinas podem estender-se para fora da sala de aula e, neste sentido, os monitores auxiliam em atividades realizadas no Horto Botânico Irmão Theodoro Luis e arredores do Campus Capão do Leão, Herbário PEL e demais saídas de campo.

Resultados Esperados

A importância da monitoria nas disciplinas do ensino superior extrapola o caráter de obtenção de um título. Sua importância vai mais além, seja no aspecto pessoal de ganho intelectual do discente participante, seja na contribuição dada aos alunos monitorados e, principalmente, na relação de troca de conhecimentos, entre professor orientador e aluno monitor. O aluno monitor experimenta em seu trabalho docente, de forma amadora, as primeiras alegrias e dissabores da profissão de professor universitário. O fato de estar em contato direto com alunos na condição, também de acadêmico, propicia situações inusitadas, que vão desde a alegria de contribuir pedagogicamente com o aprendizado de alguns até a momentânea desilusão, em situações em que a conduta de alguns alunos mostra-se inconveniente e desestimuladora. Os ensinamentos adquiridos junto ao professor orientador e aos alunos monitorados integram-se à carga intelectual e social do aluno monitor, revelando-lhe novos horizontes e perspectivas acadêmicas. Para o monitor é um estímulo que exige comprometimento e responsabilidade. As experiências vividas na monitoria acadêmica são marcas que ficarão impressas no intelecto de quem tenha o privilégio de vivenciar essa realidade (LINS et al., 2009). Acreditamos que o laboratório vivido na monitoria serve para despertar vocações ou para prevenir erros futuros. Busca-se que o aluno monitor tenha compreensão crítica dos sentidos e significados sobre o modo de organizar processos de ensino-aprendizagem em sala de aula.

Indicadores, Metas e Resultados

O monitor é compartilhado entre várias disciplinas da área de Fanerógamas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE SCHERER324/04/201712/03/2019
DENNER BALHEGO MOREIRA HAX2004/05/201831/12/2018
ELEN NUNES GARCIA224/04/201712/03/2019
ELIZABETH MOREIRA RODRIGUES2005/06/201731/12/2017
EMILY LOPES CAETANO526/03/201815/12/2018
ISADORA DIAS ROMAGNOLI526/03/201828/07/2018
ISIS PAGLIA VITAL CHAVES2005/06/201731/12/2017
LARISSA BARRETO MATOS3005/06/201731/12/2017
LEILA DE FATIMA NOGUEIRA MACIAS224/04/201712/03/2019
PAULA TAINE POSSAS BRAGA418/09/201728/07/2018
RAQUEL LUDTKE224/04/201712/03/2019
VÍTOR MEDEIROS CRUZ1026/03/201815/12/2018

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