Nome do Projeto
Folclore e Educação - 2017
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2017 - 27/02/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
O presente projeto trata da organização (institucionalização) e consolidação de um grupo de estudos que está em processo de organização, que tem por objetivo estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. Em 2016/02, período de criação e primeira organização do grupo, o projeto foi aprovado com o código 52017 e teve uma atuação de 7 semanas com produções de acadêmicos das modalidades presencial e à distância que foram socializadas com estudantes das redes públicas de São José do norte e Pelotas, através de projetos de Extensão do PET/GAPE e NUFOLK. O objetivo em 2017 é consolidar as ações com aprofundamento dos estudos e produção intensiva de material sobre Folclore e Cultura popular.
Objetivo Geral
Estudar sobre as relações entre Folclore, Cultura Popular e Escola, potencializando a produção de materiais de estudos sobre o assunto e materiais didáticos para a escola pública.
Justificativa
O grupo de estudo Folclore e Educação é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, do ECO de Folclore do Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes e da Faculdade de Educação. Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação popular.
Metodologia
O Grupo terá encontros semanais com duas horas de duração. Todos os participantes terão leituras e tarefas prévias para serem socializadas nos encontros. Cada encontro tem um tema previamente determinado, que pode ser articulado com novos temas a partir dos estudos desenvolvidos. A partir de cada tema os participantes devem organizar uma atividade ou material didático relacionado ao tema.
Resultados Esperados
Os principais resultados esperados são: (1) aprofundamento das questões teóricas relacionadas ao tema Folclore, Cultura Popular e Educação; (2) produção de atividades e materiais didáticos para trabalhar com Folclore nas escolas. Quanto aos impacto principal, esse será alcançado via oficinas nas escolas a partir de ações do grupo em projetos de extensão e pesquisa.
Indicadores, Metas e Resultados
Será aprovado o participante que obtiver 75% de frequência e que produzir 50% dos materiais solicitados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA MARIA FEIJÓ BÓRIO XAVIER | 1 | ||
ANDY HELLEN MARQUES REAL | 20 | 01/06/2017 | 27/02/2018 |
BELIZA GONZALES ROCHA | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
BIBIANA DE MORAES DIAS | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
CARMEN ANITA HOFFMANN | 1 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
CAROLINA MARTINS PORTELA | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
DAIANA SAN MARTINS GOULART | 1 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
EDGAR AVILA GANDRA | 1 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
ELIANE LEAL DE BEM FARIAS | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
GRAZIELE MÔNICA CARDOZO | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
ISABELA MARIA SANTOS SILVA | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
JACIARA JORGE | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
JÉSSICA CORRÊA PEREIRA | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
LUDMILA DE LIMA COUTINHO | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
MAYARA GOULART BRASIL | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
RODRIGO MANOEL DA SILVA DE MATOS | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
SABRINA MARQUES MANZKE | 20 | 01/06/2017 | 27/02/2018 |
Thiago Silva de Amorim Jesus | 1 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |
VANESSA DA SILVA BORGES | 2 | 02/05/2017 | 27/02/2018 |