Nome do Projeto
Folclore e Educação - 2017
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2017 - 27/02/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Resumo
O presente projeto trata da organização (institucionalização) e consolidação de um grupo de estudos que está em processo de organização, que tem por objetivo estudar/aprofundar questões referentes ao Folclore, à Cultura popular e às relações desses com a Educação. Em 2016/02, período de criação e primeira organização do grupo, o projeto foi aprovado com o código 52017 e teve uma atuação de 7 semanas com produções de acadêmicos das modalidades presencial e à distância que foram socializadas com estudantes das redes públicas de São José do norte e Pelotas, através de projetos de Extensão do PET/GAPE e NUFOLK. O objetivo em 2017 é consolidar as ações com aprofundamento dos estudos e produção intensiva de material sobre Folclore e Cultura popular.

Objetivo Geral

Estudar sobre as relações entre Folclore, Cultura Popular e Escola, potencializando a produção de materiais de estudos sobre o assunto e materiais didáticos para a escola pública.

Justificativa

O grupo de estudo Folclore e Educação é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, do ECO de Folclore do Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes e da Faculdade de Educação. Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação popular.

Metodologia

O Grupo terá encontros semanais com duas horas de duração. Todos os participantes terão leituras e tarefas prévias para serem socializadas nos encontros. Cada encontro tem um tema previamente determinado, que pode ser articulado com novos temas a partir dos estudos desenvolvidos. A partir de cada tema os participantes devem organizar uma atividade ou material didático relacionado ao tema.

Resultados Esperados

Os principais resultados esperados são: (1) aprofundamento das questões teóricas relacionadas ao tema Folclore, Cultura Popular e Educação; (2) produção de atividades e materiais didáticos para trabalhar com Folclore nas escolas. Quanto aos impacto principal, esse será alcançado via oficinas nas escolas a partir de ações do grupo em projetos de extensão e pesquisa.

Indicadores, Metas e Resultados

Será aprovado o participante que obtiver 75% de frequência e que produzir 50% dos materiais solicitados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA MARIA FEIJÓ BÓRIO XAVIER1
ANDY HELLEN MARQUES REAL2001/06/201727/02/2018
BELIZA GONZALES ROCHA202/05/201727/02/2018
BIBIANA DE MORAES DIAS202/05/201727/02/2018
BRUNA LETICIA DA SILVA BUENO202/05/201727/02/2018
CARMEN ANITA HOFFMANN102/05/201727/02/2018
CAROLINA MARTINS PORTELA202/05/201727/02/2018
DAIANA SAN MARTINS GOULART102/05/201727/02/2018
EDGAR AVILA GANDRA102/05/201727/02/2018
ELIANE LEAL DE BEM FARIAS202/05/201727/02/2018
GRAZIELE MÔNICA CARDOZO202/05/201727/02/2018
ISABELA MARIA SANTOS SILVA202/05/201727/02/2018
JACIARA JORGE202/05/201727/02/2018
JÉSSICA CORRÊA PEREIRA202/05/201727/02/2018
LILIAN LORENZATO RODRIGUEZ202/05/201727/02/2018
LUDMILA DE LIMA COUTINHO202/05/201727/02/2018
MAYARA GOULART BRASIL202/05/201727/02/2018
RODRIGO MANOEL DA SILVA DE MATOS202/05/201727/02/2018
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA202/05/201727/02/2018
SABRINA MARQUES MANZKE2001/06/201727/02/2018
Thiago Silva de Amorim Jesus102/05/201727/02/2018
VANESSA DA SILVA BORGES202/05/201727/02/2018

Página gerada em 29/03/2024 09:08:18 (consulta levou 0.057359s)