Nome do Projeto
Uma leitura da saga Star Wars pela perspectiva da Filosofia Política.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/04/2017 - 28/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Resumo
É corrente dentro da tradição filosófica a utilização de uma obra de arte como o objeto que possibilita e potencializa uma reflexão. Seguindo esse espírito, e a máxima hegeliana de que a filosofia é sua própria época captada pelo pensamento, estabeleceremos uma leitura da saga Star Wars a partir de certa tradição da filosofia política – especificamente a tradição crítica de Hegel e Marx

Objetivo Geral

Garantir ao participante do minicurso uma compreensão do universo de Star Wars a partir da perspectiva do materialismo histórico de Marx e da filosofia da história de Hegel.

Justificativa

A escolha de uma obra cinematográfica pertencente à cultura pop não é um mero recurso popularizador, mas sim o reconhecimento de que toda obra artística é fruto de sua época e de suas circunstâncias, compartilhando assim com a filosofia o caráter capaz de refletir os anseios, problemas e questões centrais de uma época. Num primeiro momento, utilizando como auxílio teórico o materialismo histórico de Marx e a noção de teleologia presente na filosofia da história de Hegel, lançaremos um olhar sobre as estruturas políticas, sociais e econômicas do universo de Star Wars e em que medida os antagonismos sociais presentes na narrativa nos ajudam a pensar os mesmos antagonismos tais como se apresentam no mundo contemporâneo. Num segundo momento lançaremos mão dos atuais avanços no campo da teoria da ideologia realizado por pensadores como Alain Badiou e Slavoj Zizek com o objetivo de entender o universo ideológico presente na obra de George Lucas, e em que medida o universo criado pelo cineasta é um simulacro para a geografia da ideologia em nossas sociedades atuais. E por fim, abordaremos a questão do poder e da representação política que encontramos na obra citada e até onde a maneira como o uso do poder, da legitimidade e da representação presente em Star Wars pode nos ajudar a elucidar conceitos centrais na tradição da filosofia política a partir da modernidade com Maquiavel, Hobbes, Rousseau, Marx e Lenin. Esperamos que com essa imbricação de reflexão conceitual filosófica e produção cultural cinematográfica seja possível aliar o rigor da tradição política na filosofia com a mais legítima manifestação no cinema da cultura popular.

Metodologia

Exposição do conteúdo teórico dos autores trabalhados. Exibição de trechos dos filmes.

Resultados Esperados

1. Espera-se proporcionar aos participantes um contato com o exercício da reflexão filosófica a partir dos filmes propostos.
2. Espera-se fomentar futuras pesquisas e o estudos acerca dos temas discutidos no minicurso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIEGO ECHEVENGUÁ QUADRO1026/04/201728/04/2017
JULIANO MELO526/04/201728/04/2017
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR1026/04/201728/04/2017

Página gerada em 26/04/2024 22:35:03 (consulta levou 0.031146s)