Nome do Projeto
CaFe com Química
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/05/2017 - 17/02/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar
Resumo
Em uma rápida enquete realizada no ano de 2016 com 71 alunos cursando a disciplina de Química Aplicada à Conservação e Restauração I, do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, foi constatado que cerca de metade dos alunos declaram não ter conhecimentos básicos de química do ensino médio. Após essa constatação, um projeto de monitoria presencial com aluno monitor e professor foi proposto e conduzido. Ao final do semestre, contudo, notou-se que essa metodologia precisava ser complementada, de modo que na disciplina de Química Aplicada à Conservação e Restauração II manteve-se a monitoria e ainda desenvolveu-se e disponibilizou-se uma página na plataforma Moodle. Após o término do semestre, considerando a combinação de monitoria presencial com a plataforma Moodle, conduziu-se avaliação das atividades e conversas com os alunos, com o objetivo de melhor compreender porque a dificuldade ainda se mantinha e porque tanto uma quanto outra metodologia fora pouco utilizada pelos alunos. Considerando isso, portanto, é que se propõe este novo projeto de ensino, que visa a otimizar ações já em andamento com alunos do referido curso.

Objetivo Geral

Este projeto de ensino tem como objetivo geral fornecer uma ferramenta alternativa a alunos das disciplinas de Química Aplicada à Conservação e Restauração I e II do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, para que os mesmos tenham melhores oportunidades para elucidarem dúvidas na área de química e ainda melhorarem suas habilidades de interpretação de textos.

Justificativa

Como acima mencionado, no primeiro semestre de 2016, tendo em vista a elevada dificuldade dos alunos ingressantes no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel com a disciplina de Química Aplicada à Conservação e Restauração I, elaborou-se e conduziu-se um projeto de monitoria presencial com aluno monitor e professor.

Ao longo do semestre, a monitoria, oferecida das 18 às 18h50, foi pouco utilizada pelos alunos. A grande maioria deles, contudo, alegou que não conseguia estar presente pelo fato de trabalharem durante o dia. No segundo semestre decidiu-se, então, por criar uma página no Moodle com fórum de dúvidas online, além de monitoria presencial que poderia ser agendada para os finais de semana. Novamente, ambas alternativas foram pouco utilizadas pelos alunos.

Agora, pensando em alternativas para atrair os alunos para discutirem assuntos relacionados às disciplinas de química do curso, propõe-se este projeto, intitulado “CaFe com Química”; Ca do elemento cálcio e Fe do elemento ferro. A ideia é promover uma atividade mais prazerosa e descontraída, incluindo um café da manhã no museu.

Ao longo dos semestres constatou-se, ainda, que a maior dificuldade dos alunos se concentra na interpretação e redação de textos, sendo que, muito provavelmente, esse é o principal fator que os leva a ter dificuldade no curso como um todo e nas disciplinas de química. Neste sentido, portanto, é que este projeto de ensino também visa, em grande parte, a trabalhar com interpretação de textos nos “CaFes”.

Este projeto faz parte de uma iniciativa maior do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, pois, baseando-se na ideia deste projeto, surgiu também a proposta de outro, chamado “Café Contexto” e coordenado pela professora Daniele Baltz da Fonseca. Ambos os projetos trabalharão juntos, visto seus objetivos convergentes.

Metodologia

De modo a atingir os objetivos específicos acima apresentados, as monitorias serão realizadas em uma atividade mais descontraída, envolvendo um café da manhã num espaço especificamente destinado no Museu do Doce, em Pelotas. Os encontros serão quinzenais, sendo que na primeira quinzena de cada mês somente alunos monitores estarão presentes (aluno(s) da química e da conservação e restauração) e, na segunda quinzena, a monitoria também contará com a participação do professor.

A ausência do professor a cada quinze dias tem por objetivo deixar os participantes mais a vontade, sendo que em todos os encontros serão trabalhados pequenos textos com o objetivo de aprimorar a interpretação de texto dos alunos.

Apesar deste projeto estar sendo cadastrado com início em 09/05/2017, isso se deve apenas ao fato de o sistema permitir cadastro com no mínimo 30 dias antes do início de cada projeto. Na prática, no entanto, este projeto tem início em 24/04/2017, junto das aulas.

Resultados Esperados

Como resultados e impactos esperados, tem-se:
1) possibilitar que os alunos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel tirem o maior proveito possível das disciplinas de Química Aplicada à Conservação e Restauração I e II, entre outras no curso;
2) evitar que os alunos ingressantes escolham a desistência do curso devido às suas dificuldades com química de ensino médio e com interpretação de texto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA CRISTINA GENTIL DOS SANTOS109/05/201717/02/2018
ELISA ELIAS CABETE109/05/201717/02/2018
MILENE SEQUEIRA ARAÚJO109/05/201717/02/2018
SANDRA REGINA XAVIER CAVALHEIRO109/05/201717/02/2018
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI209/05/201717/02/2018

Página gerada em 26/04/2024 15:18:19 (consulta levou 0.024247s)