Nome do Projeto
Maquetes físicas de estudo para o desenvolvimento de projetos no ambiente acadêmico
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
As maquetes físicas são instrumentos concretos para o entendimento, estudo e desenvolvimento de projetos nos ateliês dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. Para o discente as maquetes proporcionam a visualização tridimensional da espacialidade gerada em suas propostas e para os docentes, além da visualização, promovem um diálogo mais produtivo com os alunos, trazendo ludicidade e interatividade ao desenvolvimento e à orientação dos projetos. Considerando a importância de estimular práticas pedagógicas que utilizem diferentes vocabulários gráficos, este projeto de ensino pretende explorar diferentes maneiras de confeccionar maquetes físicas, dando ênfase àquelas utilizadas durante o processo de projeto, com intuito de instrumentalizar os alunos e ampliar seus recursos no diálogo gráfico que acontece no meio acadêmico.

Objetivo Geral

Este projeto de ensino tem como objetivo proporcionar a construção de conhecimento para a confecção de maquetes de estudo utilizadas nos ateliês de projeto, tendo como foco principal as disciplinas do início do curso, mais especificamente as disciplinas de Projeto 1, 2 e 3.

Justificativa

Atualmente, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo realiza uma mudança em seu Projeto Pedagógico que contempla uma profunda modificação na sua estrutura curricular. A nova proposta funde disciplinas de representação e de projeto nos primeiros anos da graduação, buscando potencializar o processo de aprendizagem. Acredita-se que estas novas práticas pedagógicas contribuam para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao graduando de maneira integrada. Neste contexto, há necessidade de instrumentalizar o aluno para apreensão de um vocabulário gráfico mais adequado a cada disciplina e a cada fase do processo de projeto. O uso de maquetes de estudo no ateliê de projeto é uma prática já consolidada em diversas instituições e tem-se mostrado eficaz ao desenvolvimento das propostas e compreensão espacial em diferentes escalas. Enquanto instituição pública, que acolhe estudantes com diferentes recursos financeiros, este projeto também buscará identificar alternativas acessíveis para a confecção de maquetes de estudo no ambiente acadêmico.

Metodologia

Este projeto será desenvolvido através das seguintes etapas:
- Revisão bibliográfica e reconhecimento das técnicas mais apropriadas para maquetes de estudo;
- Produção de materiais didáticos e oferecimento de oficinas;
- Verificação e indicação dos materiais e ferramentas adequados para confecção de maquetes no ambiente acadêmico de acordo com a fase do projeto e com o objetivo pretendido nas disciplinas;
- Avaliação da compatibilização entre materiais e técnicas;
- Confecção de acervo físico e digital.

Resultados Esperados

Espera-se com o desenvolvimento deste projeto que os estudantes melhorem seu desempenho na confecção de maquetes físicas e que este contribua para a formação de um discente com mais recursos no âmbito da representação gráfica tridimensional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE BORDA ALMEIDA DA SILVA126/03/201831/12/2018
ANA PAULA DE ANDREA DAMETTO601/06/201730/11/2018
CAROLINA LEMOS CASTAGNO228/02/201831/12/2018
CAROLINE DIAS EIFLER401/06/201730/11/2018
JOANA BUENO LIMA228/02/201831/12/2018
LAURA LOPES CEZAR201/06/201730/11/2018
LIZIANE DE OLIVEIRA JORGE126/03/201831/12/2018
NATALIA NAOUMOVA226/03/201831/12/2018
RAFAELA CAMPELO CALDIERARO228/02/201831/12/2018

Página gerada em 04/12/2020 09:01:25 (consulta levou 0.939442s)