Nome do Projeto
Biologia molecular: aprendendo ciência na prática - Ano 2
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 01/06/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Genética
Resumo
A matéria de biologia molecular, seja na forma de disciplina completa ou aulas ministradas em disciplina de genética (por exemplo, Genética Médica, oferecida para o curso de Medicina - 50078, Genética e Evolução, para o curso de Odontologia - 50007 e Enfermagem - 50072, Genética Humana para Farmácia - 50080, Genética e Evolução Humana para Terapia Ocupacional - 50082), é uma das matérias mais complexas do ponto de vista da compreensão do aluno de graduação. A disciplina de Biologia Molecular para o curso de Ciências Biológicas Bacharelado e Ciências Biológicas Licenciatura é uma das que apresentava o maior índice de reprovação nos cursos (em torno de 50% entre os anos de 2012 a 2014). Por um lado, isso é explicado pela falta de conhecimento prévio dos alunos (deficiências durante o ensino médio), mas principalmente pela característica do assunto da disciplina. Biologia Molecular é um tema abstrato que requer muita imaginação, visualização de processos, trabalhos lúdicos para que o aluno consiga visualizar como os processos de replicação, transcrição e tradução ocorrem em uma célula. Considerando que temas em biologia molecular são altamente atuais, para a boa formação dos alunos das Ciências Biológicas e Humanas, é imprescindível que eles compreendam todos os processos. Além disso, técnicas em biologia molecular sempre estão sendo renovadas, fazendo com que seja necessário o conhecimento e domínio de tais técnicas pelos alunos, principalmente os de Ciências Biológicas. O aprimoramento das aulas práticas em biologia molecular fortalecerá as disciplinas assim como cursos, munindo os alunos com confiança devido às ilimitadas possibilidades de atuação em biologia molecular. Uma das consequências, inclusive, será o grande impacto na opção profissional do aluno. Desta forma, este projeto visa o preparo de material de aula prática de qualidade que auxiliem os alunos de graduação na compreensão de tais processos.

Objetivo Geral

O projeto "Biologia Molecular: aprendendo ciência em sala de aula - Ano 02" tem o objetivo geral de continuar promovendo a qualificação do
ensino de graduação na área de biologia molecular.

Justificativa

Existe uma falta de recursos didáticos a serem utilizados em aulas práticas realizadas pelo Departamento de Ecologia Zoologia e Genética. Em experiência anterior (2015 e 2016 - Projeto de Ensino "Biologia molecular: aprendendo ciência na prática), a existência de um projeto de ensino que proporcionou a presença de monitores, aumentou a compreensão e fixação dos conteúdos pelos alunos, desta forma, diminuindo o índice de reprovação em disciplinas atendidas. A manutenção de um projeto de ensino nestes moldes é importante para a boa formação dos alunos de graduação.

Metodologia

Preparar material permanente, soluções e reagentes para aula prática em Biologia Molecular: Os materiais serão preparados no laboratórios dos professores envolvidos com as disciplinas de biologia molecular.
Serão planejadas e preparadas atividades práticas como: equipamentos e roteiros de aulas sobre extração de DNA, equipamentos e roteiros de aulas práticas sobre eletroforese em gel, material didático sobre sequenciamento, roteiro de aula prática
sobre análise de sequências in silico, roteiro de aula prática sobre a técnica de reação em cadeia da polimerase e construção de primers.
Preparar cadernos de atividades práticas: Para todas as atividades práticas serão gerados roteiros de atividade, com questionários e protocolos. Esse material fará parte do caderno de atividades da disciplina de Biologia Molecular que será distribuído aos demais professores e alunos interessados em repassar o conhecimento.
Auxiliar na correção de relatórios: Após a realização das aulas práticas, utilizando material preparado ao longo deste projeto, será gerado um relatório de atividades realizadas, com resposta a questionário. O aluno colaborador/monitor auxiliará o professor regente da disciplina a corrigir os relatórios, promovendo a capacitação deste aluno colaborador/monitor.
Formar alunos, monitores e colaboradores capacitados a desenvolverem atividades de ensino e extensão na área de biologia molecular: este objetivo será realizado ao longo de todo o período de desenvolvimento deste projeto, por meio do desenvolvimento das aulas práticas, associando com os assuntos teóricos tratados em aula.

Resultados Esperados

O maior resultado esperado é o aumento da qualidade das aulas práticas, assim como um maior aproveitamento das aulas por parte dos alunos. O grande impacto esperado é a melhoria da compreensão dos alunos dos processo de Biologia Molecular, e diminuição da reprovação, e talvez diminuição da evasão, já que o assunto sobre biologia molecular é um dos temas que tem menor aceitação por parte dos alunos. As aulas práticas de técnicas de biologia molecular também poderão entusiasmar e impactar positivamente na escolha dos alunos por essa área de atuação do respectivo curso.
E além do impacto na disciplina em si, é esperado um grande impacto na formação do aluno monitor na área de conhecimento de biologia molecular.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALVARO MIGUEL MOREIRA MARTINS101/06/201701/06/2018
FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA101/06/201701/06/2018
GABRIELA VIANA MELLO401/06/201701/06/2018
JULIANA CORDEIRO201/06/201701/06/2018
MARCO ANTONIO TONUS MARINHO101/06/201701/06/2018

Página gerada em 18/10/2021 10:41:20 (consulta levou 0.032389s)