Nome do Projeto
Monitorias para Disciplinas de Física
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Resumo
O projeto de ensino voltado à monitorias de disciplinas de Física do Departamento de Física já vem sendo realizado a vários anos por este Departamento, sendo bem conhecido, aceito e de grande relevância e necessidade para a comunidade discente da UFPEL. O presente projeto busca a qualificação de alunos de graduação da UFPEL que possuam, em sua base curricular, disciplinas de Física ou relacionadas a mesma. Para que assim, possa haver auxílio e suporte para aqueles que buscam apoio extraclasse, bem como, qualificação dos estudantes que atuaram como monitores. Em sentido amplo e definitivo, o presente projeto está voltado à formação acadêmica de discentes dos cursos de graduação da UFPEL, especificamente, em disciplinas relacionadas à Física.
Objetivo Geral
Mediante atuação direta de monitores, objetiva-se melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, sendo ferramenta complementar e extraclasse de auxílio a discentes de disciplinas de Física dos cursos de graduação. E, assim, combater a reprovação e, consequentemente, combater a evasão e retenção de estudantes nos cursos de graduação da UFPEL.
Justificativa
Existe grande apelo por auxílio relacionado à disciplinas de ciências exatas no meio acadêmico, fato que ocorre de maneira acentuada para disciplinas de Física. Dessa forma, justifica-se a necessidade de monitorias para disciplinas de Física, no quesito de suporte para os discentes com dificuldades e/ou para melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Sendo as monitorias as ferramentas para auxílio e solução de exercícios/problemas e esclarecimento de dúvidas em momentos em que os docentes não estão disponíveis para estas atividades.
Metodologia
A metodologia será focada em disciplinas comprovadamente marcadas pela necessidade de complementação e auxílio. Sendo elas: Física Básica I, Física Básica II, Física Básica III, Física, Elementos de Física e Biofísica. As disciplinas mencionadas abrangem um grande número de cursos de graduação da UFPEL, por exemplo, Física (Licenciatura e Bacharelado), Matemática (Licenciaturas), Química (Industrial, Forense, Licenciatura e Bacharelado), Meteorologia, Engenharias (da Computação, Industrial Madeireira, Civil, Geológica, de Materiais, Sanitária e Ambiental, Hídrica, de Petróleo, de Produção, Controle e Automação, Eletrônica), Agronomia, Química de Alimentos, Tecnologia de Alimentos, Veterinária, Biologia, entre outros cursos. As disciplinas formarão cinco áreas, cada uma com seus respectivos monitores e
professores responsáveis (colaboradores), sendo elas: (1) Física Básica I, (2) Física Básica II, (3) Física Básica III, (4) Física e (5) Elementos de Física e Biofísica. Tal distribuição leva em consideração a quantidade de alunos de graduação a serem atendidos, evitando sobrecarga dos monitores em cada área.
A metodologia será focada na ideia de que os monitores terão interação e supervisão de seus respectivos professores colaboradores, tanto no que tange discussões de conteúdos como, também, no quesito de abordagens metodológicas.
A interação extraclasse entre alunos de graduação e monitores será focada no esclarecimento de dúvidas e reforço didático, já que os monitores serão habilitados (via seleção) na área específica da disciplina em questão.
professores responsáveis (colaboradores), sendo elas: (1) Física Básica I, (2) Física Básica II, (3) Física Básica III, (4) Física e (5) Elementos de Física e Biofísica. Tal distribuição leva em consideração a quantidade de alunos de graduação a serem atendidos, evitando sobrecarga dos monitores em cada área.
A metodologia será focada na ideia de que os monitores terão interação e supervisão de seus respectivos professores colaboradores, tanto no que tange discussões de conteúdos como, também, no quesito de abordagens metodológicas.
A interação extraclasse entre alunos de graduação e monitores será focada no esclarecimento de dúvidas e reforço didático, já que os monitores serão habilitados (via seleção) na área específica da disciplina em questão.
Resultados Esperados
Espera-se que o presente projeto consiga atingir os objetivos propostos, no sentido de melhoramento e desenvolvimento de disciplinas de Física. Espera-se obter melhorias no ensino e aprendizagem dos discentes, levando a uma redução das reprovações nas disciplinas que são foco do projeto. Além da melhoria do desempenho acadêmico, espera-se, também, a qualificação dos estudantes que atuarão como monitores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXIA DE SOUZA LOPES | 20 | 01/06/2017 | 01/03/2018 |
ANTONELA BITTENCOURT MAAG | 20 | 01/06/2017 | 01/03/2018 |
ARLAN DA SILVA FERREIRA | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CARLOS ALBERTO VAZ DE MORAIS JUNIOR | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
CHARLIE GUIMARÃES GOMES | 20 | 01/06/2017 | 01/03/2018 |
JOEL PAVAN | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
MAURICIO JEOMAR PIOTROWSKI | 2 | 01/06/2017 | 01/03/2018 |
PAULO SERGIO KUHN | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
WERNER KRAMBECK SAUTER | 2 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |