Nome do Projeto
Ações educativas para o patrimônio: Planejar e desenvolver atividades para museus
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 25/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
Este projeto de ensino trata de refletir sobre o aprender brincando e também da efetiva criação de jogos para crianças e adultos com o objetivo de propiciar uma aproximação agradável, lúdica e pedagógica a alguns bens culturais da cidade. Entre esses bens patrimoniais estão os prédios do entorno da Praça Coronel Pedro Osório, os doces tradicionais de Pelotas e o acervo Museu da Baronesa.

Objetivo Geral

- Proporcionar aos participantes a oportunidade refletir sobre modos de desenvolver uma educação para o patrimônio e desenvolver materiais educativos para museus.

Justificativa

O usufruto do bem patrimonial e a criação cultural, decorrentes da relação direta com o patrimônio têm qualidades de inserção cultural e social que são desejáveis e promovem a apropriação desses bens pelos sujeitos que passam por essa experiência. Essa apropriação é buscada no sentido de que ao patrimônio seja atribuído um valor identitário, isto é, quem se apropria passa a percebê-los como parte de sua própria vida e história.
O desenvolvimento de um trabalho educacional - centrado no patrimônio cultural e com forte apelo ao senso crítico - possibilita aos diferentes públicos uma forma de apropriação dos bens culturais.
As ações educativas, mediadoras entre o bem cultural e a comunidade, visam a valorização do patrimônio e a apreensão da memória cultural. Através dos jogos é possível uma aproximação/apropriação lúdica dos bens patrimoniais.

Metodologia

Inicialmente será realizada uma revisão bibliográfica sobre ação educativa em museus e sobre o desenvolvimento de jogos pedagógicos. Num segundo momento serão utilizados os materiais da Mediateca do LEP - Laboratório de Educação para o Patrimônio - entre eles, jogos educativos que serão explorados, estudados, jogados e avaliados para desenvolver uma metodologia de construção de jogos.
Finalmente, serão projetados e construídos jogos educativos direcionados ao patrimônio local que poderão ser utilizados em instituições e eventos

Resultados Esperados

- ampliação do repertório dos participantes no que se refere a autores, conceitos e materiais educativos para museus;
- construção de uma metodologia para desenvolvimento de jogos;
- criação de jogos educativos;
- utilização dos jogos educativos desenvolvidos no projeto em instituições locais de memória.

Indicadores, Metas e Resultados

O primeiro jogo a ser desenvolvido será destinado ao Museu do Doce da UFPel e terá por tema "O Doce e os sentidos", exposição inclusiva que ocorre no museu. O público deste jogo será escolar - séries iniciais - com suas demandas específicas e o desenvolvimento do jogo deverá contemplar todas as etapas: concepção, protótipo, testes, execução do modelo para o público final, aplicação e avaliação, constituindo-se em uma excelente oportunidade de aprendizagem para os participantes deste projeto de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA DE MACEDO SOARES SILVEIRA529/05/201725/05/2018
CARLA RODRIGUES GASTAUD529/05/201725/05/2018
GIZELE DOS SANTOS AMARO529/05/201725/05/2018
ILDAIANE PINTANELA VERGARA529/05/201725/05/2018
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA529/05/201725/05/2018
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL229/05/201725/05/2018
Rafael Teixeira Chaves529/05/201725/05/2018
YANNE ALVES ROBERTO529/05/201725/05/2018

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