Nome do Projeto
ESTUDO DE FARMACOLOGIA ATRAVES DE METODOLOGIAS ATIVAS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
O ensino de Farmacologia tem evoluído nos últimos anos, assim como o ensino de forma geral, deixando de ser uma aula tradicional, monótona, simplemente expositiva do tipo palestra, passando a ser uma atividade de construção de conhecimento coletivo. Aplicando o aprender a aprender. É assim que hoje, dentro do possível, venho ministrando minhas aulas de Farmacologia. Mas, devido à restrição de carga horária e à quantidade de conteúdo que devemos ministrar, fica impossível realizar atividades deste cunho de forma integral.
No curso de medicina há três disciplinas de Farmacologia, sendo Farmacologia 1, Farmacologia 2 e Farmacologia Clínica, no quarto, quinto e sexto semestre respectivamente. Devemos salientar a importância da farmacologia dentro do currículo da medicina, disciplina que perpassa do básico ao profissionalizante, a qual é extremamente importante para que ocorra a prescrição racional de medicamentos.
Objetivo Geral
Apoiar o desenvolvimento das disciplinas de Farmacologia para o curso de medicina, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Justificativa
Todos os alunos matriculados na disciplina de Farmacologia 1, 2 e Clínica no curso de medicina, participarão deste projeto, servindo o mesmo como complemento ao conhecimento de farmacologia.
A metodologia empregada será a de resolução de casos clínicos, a resolução de problemas, baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, também conhecida como PBL (Problem Based Learning) e na problematização, assim como a leitura e discussão de artigos e Protocolos e diretrizes terapêuticas para as patologias estudadas. A realização desta atividade requer muito preparo e estudo prévio, busca de literatura, busca de casos clínicos, resolução destes casos, interação com os médicos da clínica médica, os quais também farão parte deste projeto. Ou seja, requer muito tempo tanto antes como durante e após a realização, pois a avaliação é um processo continuado. Por outro lado, os alunos necessitam de acompanhamento e direcionamento contínuo, sendo impossível para um único professor realizar este acompanhamento. Assim sendo, os motivos listados acima justificam a importância do monitor para a realização destas atividades. Sem o monitor não há como realizar estas atividades pois os alunos necessitam deste acompanhamento.
A interação com a clínica médica se dá pela participação dos professores médicos desta disciplina nas atividades referentes ao projeto de ensino. No momento das discussões dos casos clínicos, artigos e diretrizes terapêuticas, os professores médicos estarão presentes. O monitor auxiliará também em todas as atividades relacionadas às disciplinas de farmacologia para os alunos do curso de medicina, promovendo momentos de estudos, tira dúvidas, auxiliando, desta forma, na diminuição da reprovação e evasão de alunos.
Por outro lado, a inserção do monitor nas atividades de ensino das disciplinas irá contribuir para a sua formação acadêmico-profissional por meio das experiências vivienciadas e orientadas relacionadas à atividade docente.
A metodologia empregada será a de resolução de casos clínicos, a resolução de problemas, baseada na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas, também conhecida como PBL (Problem Based Learning) e na problematização, assim como a leitura e discussão de artigos e Protocolos e diretrizes terapêuticas para as patologias estudadas. A realização desta atividade requer muito preparo e estudo prévio, busca de literatura, busca de casos clínicos, resolução destes casos, interação com os médicos da clínica médica, os quais também farão parte deste projeto. Ou seja, requer muito tempo tanto antes como durante e após a realização, pois a avaliação é um processo continuado. Por outro lado, os alunos necessitam de acompanhamento e direcionamento contínuo, sendo impossível para um único professor realizar este acompanhamento. Assim sendo, os motivos listados acima justificam a importância do monitor para a realização destas atividades. Sem o monitor não há como realizar estas atividades pois os alunos necessitam deste acompanhamento.
A interação com a clínica médica se dá pela participação dos professores médicos desta disciplina nas atividades referentes ao projeto de ensino. No momento das discussões dos casos clínicos, artigos e diretrizes terapêuticas, os professores médicos estarão presentes. O monitor auxiliará também em todas as atividades relacionadas às disciplinas de farmacologia para os alunos do curso de medicina, promovendo momentos de estudos, tira dúvidas, auxiliando, desta forma, na diminuição da reprovação e evasão de alunos.
Por outro lado, a inserção do monitor nas atividades de ensino das disciplinas irá contribuir para a sua formação acadêmico-profissional por meio das experiências vivienciadas e orientadas relacionadas à atividade docente.
Metodologia
Local: Faculdade de Medicina.
Alunos envolvidos: todos os alunos das disciplinas de Farmacologia 1, 2 e clínica do curso de Medicina matriculados nas respectivas disciplinas, totalizando em torno de 170 alunos.
Desenvolvimento:
O projeto visa promover o aprender a aprender, através de uma mudança no processo ensino-aprendizagem, utilizando a metodologia PBL (Problem Based Learning), Aprendizagem Baseada em Problemas. O exercício desta metodologia no processo de ensino-aprendizagem muda a forma de pensar e agir dos envolvidos. O acadêmico passa a ser responsável pelo seu conhecimento e crescimento, desta forma, há o empoderamento do processo de ensino-aprendizagem, que faz com que o aluno se torne mais responsável e comprometido. Por outro lado, o conhecimento adquirido fica gravado de forma muito mais efetiva. Alunos que já passaram por esta experiência relatam que a aprendizagem por este método é muito maior e duradouro.
Execução: Os alunos serão divididos em grupos para estudo. Previamente será divulgado o assunto a ser estudado cada dia. O aluno deverá vir com o assunto estudado, assim, no dia, é entregue um caso clínico por grupo, e, com auxílio de bibliografia e o monitor, os alunos resolvem os casos. É dado um tempo, que depende do assunto de cada dia para esta resolução. A resolução dos casos vem sempre acompanhada de uma prescrição. Após terminado esse tempo de resolução, há o compartilhamento no grande grupo de todas as resoluções para a discussão de cada caso.
Cada turma utilizará duas horas semanais para a realização desta atividade.
Preparo: Para o bom andamento das atividades relatadas acima é necessário muito estudo e preparo prévio. O monitor, juntamente com o professor de farmacologia e de clínica médica, preparam os casos clínicos que serão utilizados, os resolvem previamente e separam a bibliografia a ser utilizada. Os alunos vão sendo avaliados continuamente, desde a realização do estudo prévio, até a resolução e discussão dos casos.
Alunos envolvidos: todos os alunos das disciplinas de Farmacologia 1, 2 e clínica do curso de Medicina matriculados nas respectivas disciplinas, totalizando em torno de 170 alunos.
Desenvolvimento:
O projeto visa promover o aprender a aprender, através de uma mudança no processo ensino-aprendizagem, utilizando a metodologia PBL (Problem Based Learning), Aprendizagem Baseada em Problemas. O exercício desta metodologia no processo de ensino-aprendizagem muda a forma de pensar e agir dos envolvidos. O acadêmico passa a ser responsável pelo seu conhecimento e crescimento, desta forma, há o empoderamento do processo de ensino-aprendizagem, que faz com que o aluno se torne mais responsável e comprometido. Por outro lado, o conhecimento adquirido fica gravado de forma muito mais efetiva. Alunos que já passaram por esta experiência relatam que a aprendizagem por este método é muito maior e duradouro.
Execução: Os alunos serão divididos em grupos para estudo. Previamente será divulgado o assunto a ser estudado cada dia. O aluno deverá vir com o assunto estudado, assim, no dia, é entregue um caso clínico por grupo, e, com auxílio de bibliografia e o monitor, os alunos resolvem os casos. É dado um tempo, que depende do assunto de cada dia para esta resolução. A resolução dos casos vem sempre acompanhada de uma prescrição. Após terminado esse tempo de resolução, há o compartilhamento no grande grupo de todas as resoluções para a discussão de cada caso.
Cada turma utilizará duas horas semanais para a realização desta atividade.
Preparo: Para o bom andamento das atividades relatadas acima é necessário muito estudo e preparo prévio. O monitor, juntamente com o professor de farmacologia e de clínica médica, preparam os casos clínicos que serão utilizados, os resolvem previamente e separam a bibliografia a ser utilizada. Os alunos vão sendo avaliados continuamente, desde a realização do estudo prévio, até a resolução e discussão dos casos.
Resultados Esperados
- Melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de farmacologia no curso de medicina, servindo talvez como exemplo para outras disciplinas do curso
- Diminuir índice de reprovação e evasão dos alunos
- Aprimorar e aumentar o conhecimento de farmacologia
- Aproximar o conhecimento teórico da vivência profissional
- Integrar as disciplinas de farmacologia com outras como Medicina de comunidade, clínica médica, patologia, entre outras.
- Diminuir índice de reprovação e evasão dos alunos
- Aprimorar e aumentar o conhecimento de farmacologia
- Aproximar o conhecimento teórico da vivência profissional
- Integrar as disciplinas de farmacologia com outras como Medicina de comunidade, clínica médica, patologia, entre outras.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIDA AMÁLIA ARAGÃO PAIM | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
AMANDA ROSCHEL GONÇALVES CASTRO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ANA CAROLINA BRENNER MULLER | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ANA LUIZA CEOLIN POLO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ANA PAULA CEOLIN POLO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ANA PAULA WINK | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ANDRÉ QUINTANA DOS SANTOS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ANGELA DI GIANNI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ARTHUR LENZ | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
BETHANIA BETTIN DA CUNHA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
BETINA MARIA GIORDANI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
BRENDA STEFANELLO GOLART | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
BRUNO DE LIMA SCHÖNHOFEN | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
BRUNO NOSCHANG BLAAS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
BRUNO WENDORFF LUCCI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CAIO BERTOLINI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CAROLINE KUHN MACHADO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CASSIANO FIRMINO PIRES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CHRISTIAN LUÍS RODRIGUES DE OLIVEIRA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CLARA DE CASTRO SILVA MENEGALE | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CLEONICE RIBAS MACHADO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
CONRADO AFONSO PINTO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
DAIANI BEDUHN | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
DANIEL BORTOLOTTO SEGANTIN | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
DARLEN GILL COMPARIN | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
DOUGLAS RODRIGUES GOMES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
DÉBORA CASTRO EHLERT | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
EDUARDA DALL'AGO ALBA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
EDUARDO GEHLING BERTOLDI | 2 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ERICK DUPONT | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
FABRÍCIO SIQUEIRA CARDOZO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
FERNANDO FERREIRA LIMA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
FILIPE CALMON SALGADO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
FLÁVIA PIROLLI | 2 | 23/10/2017 | 31/05/2018 |
FRANCISCO SANTOS DE ALMEIDA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
FREDERICO TIMM RODRIGUES DE SOUSA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
GABRIEL NEUMANN KUHN | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
GABRIELA CABOT CAMARGO DA SILVA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
GABRIELA CZERMAINSKI MEIRELES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
GABRIELA GIACOMINI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
GABRIELLA RIBEIRO DIAS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
GIOVANA TAVARES BARWALDT | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
GIULIA COPETTI ENDRES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
GUILHERME FERNANDES DA SILVA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
GUILHERME TAVARES DE SÁ | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
HENRIQUE NICKEL | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
HENRIQUE POTRICH SANTIAGO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
HONÓRIO OCTÁVIO CUADRO PEIXOTO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
IGOR DE PAULA MORAES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JONIEL JOSÉ WIEBBELLING DA SILVA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JORGE DOS SANTOS VALES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JOSÉ MATHEUS DA SILVA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JOÃO HENRIQUE MAYER SAUCEDO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JULIA SANTOS SOARES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JULIA SILVA NOGUEIRA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JÉSSICA FREITAS ALVES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
JÚLIA MÜLLER AMES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
KALIL DA SILVEIRA JUNIOR | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LARA LUZ DE MIRANDA SILVA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LAURA PASE BOTTEGA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LEONARDO DE SOUZA PRALLON SAMPAIO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LEONARDO ELPIDIO RIBEIRO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LETÍCIA DAL RI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LIDIA SOUZA RODRIGUES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LILIANA MARTINS JORGE | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LUANA PADILHA CORRÊA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LUCAS ZAMBIASI | 3 | 23/10/2017 | 31/05/2018 |
LUCIENE KAYOKO GOYA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LUIZ PAULO DE OLIVEIRA FERREIRA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
LUÍS HENRIQUE SALDANHA SANTOS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MADELEINE ZAN | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MARIANA SOUZA DA SILVA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MARINA FRANZ | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MARINA SPADER BERTI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MARTINA VITÓRIA FLACH DIETRICH | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MARYSABEL PINTO TELIS SILVEIRA | 4 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MATHEUS FAGUNDES LEMOS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MATHEUS PICCOLI MACHADO SCHWEITZER KLAUBERG | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MATHEUS PRESTES BAPTISTA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MATHEUS ZENERE DEMENECH | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MAURÍCIO ANDERSON BRUM | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MIGUEL LAHUDE SALIM | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
MÁRLON SEVERO DOS SANTOS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
NATHALI CARMEL WEILER MIRALLES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
NATHALIA HELBIG DIAS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
NÍCHOLAS DE FREITAS RODRIGUES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
OMAR MOHAMED RAHAL | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
PATRÍCIA CARRION NOGUEIRA DE FREITAS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
PAULO HENRIQUE PACHECO DARIO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
PEDRO HENRIQUE ONGARATTO BARAZZETTI | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
RAFAEL AUGUSTO FRIZZO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
RENAN CARDOSO SANCHEZ | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
RENAN PINHEIRO DEVES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ROSSANA PEREIRA DA CONCEIÇÃO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
SAMIR DE CASTILHOS DE ALMEIDA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
SANDRA DE CANDIA GONÇALVES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
SÉRGIO ALBERTO LANDO BORGES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
TAINÃ RAFAEL ANSCHAU ZAN | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
TALITA ELISÂNGELA MARTINELLO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
THAIS AKEMI KOGURUMA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
THAMIRES MORETTE BARBOSA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
THOMÁS HENRIQUE MAY BUOGO | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
TIAGO LORENZI DA ROCHA E SILVA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
VANESSA ÁVILA DOS SANTOS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
VICTOR MACHADO DE VARGAS MORALES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
VICTÓRIA MARTINS BISÓL | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
VITÓRIA COSTA ATAIDES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
VIVIAN DE CARVALHO VELEDA MORAES | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
WAGNER PEREIRA LOPES DOS SANTOS | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |
ÁLVARO EIJI KUMM KURIYAMA | 1 | 01/06/2017 | 31/05/2018 |