Nome do Projeto
Inclusão de discente monitor na melhoria do processo ensino-aprendizagem em Ciência do Solo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
27/05/2017 - 15/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Física do Solo
Resumo
A expectativa significativa, positiva e favorável deste Projeto de Ensino será a inserção e a qualificação de graduandos em atividades de ensino-aprendizagem principalmente na área de Ciência do Solo, mais especificamente em itens que compõem as disciplinas de Física do Solo, Relações Solo Água Planta e Introdução a Ciência do Solo dos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Zootecnia, respectivamente. Apresenta enfoque relevante na maior reflexão e posterior definição de manejos e de práticas adequadas que permitem o incremento na qualidade do solo, fundamentada principalmente na recuperação de áreas degradadas e na sustentabilidade agrícola.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto de ensino destina-se a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem a partir da inserção de discente(s) monitor(es) em diversas atividades, contribuindo na formação de ações participativas deste processo.

Justificativa

Em uma revisão de literatura científica estima-se que a nível mundial, mais de 68 milhões de hectares de terra encontram-se degradadas (Hamza & Anderson, 2005) ou que 30% dos solos do Planeta estão degradados ou em processo de degradação. Sem dúvida, o solo representa a base de sustentação da vida na terra. O solo também está associado a produção de alimentos e de água. Em ambas as instâncias é necessário que esta produção (de alimentos e de água) apresente qualidade para todos. Nos últimos anos, novas estratégias têm sido desenvolvidas na obtenção de incrementos da produtividade agrícola associados à manutenção da qualidade do solo. No entanto, as terras agrícolas estão perdendo a sua qualidade física decorrente dos processos de degradação a que estão sendo expostas. Devido, atualmente, a grande inserção de máquinas e equipamentos em áreas de produção agrícola há carência de preocupações associadas a qualidade do solo para o desenvolvimento de plantas. Salienta-se que devido a esta problemática mundial, a FAO tem instituído o dia 05 de Dezembro como o Dia Internacional do Solo. Sendo assim, é necessário aumentar a conscientização da sociedade a apoiar iniciativas relacionadas à Conservação e a Recuperação do Solo associada principalmente a todos os fatores importantes envolvidos na Ciência do Solo. Adicionalmente enfoca-se que a cada ano, novos alunos estão sendo incluídos nesta Universidade e este fato justifica ainda mais a inserção de aluno(s) bolsista(s) para auxiliar no ensino-aprendizagem para os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola (Física do Solo e Relações Solo Água Planta) com interação de aproximadamente 170 alunos e adicionalmente a disciplina de Introdução a Ciência do Solo do curso de Zootecnia ( 60 alunos), totalizando aproximadamente 230 alunos.

Metodologia

Para atender os objetivos (geral e específicos) deste projeto, a metodologia que será adotada prevê o acompanhamento das atividades do(s) graduando(s) a partir de relatórios, reuniões agendadas juntamente com professor responsável das disciplinas. Será utilizado para o desenvolvimento das atividades, a estrutura física disponível no Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas, que compõem de salas de aula, laboratórios, equipamentos diversos, vidrarias, quadro, giz, data show e outros.

Resultados Esperados

Espera-se a partir de todas as atividades propostas e desenvolvidas neste projeto de ensino, a qualificação ampliada e significativa do processo ensino-aprendizagem com maior interação de profissionais nesta área de atuação.

Indicadores, Metas e Resultados

Está prevista a substituição e ou cancelamento, dependendo da avaliação do desempenho do(s) graduando(s) a cada período que o professor responsável convencionar adequado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CLAUDIA RODRIGUES DE LIMA127/05/201715/03/2019
CAMILLE BOCK2001/06/201731/12/2017
CLAUDIA LIANE RODRIGUES DE LIMA227/05/201715/03/2019
ELOY ANTONIO PAULETTO127/05/201715/03/2019
GABRIEL LUÍS SCHROEDER127/05/201715/03/2019
HELVIO DEBLI CASALINHO127/05/201715/03/2019
IVANA KRUGER TUCHTENHAGEN127/05/201715/03/2019
LEONIR ALDRIGHI DUTRA JUNIOR127/05/201715/03/2019
MARLA DE OLIVEIRA FARIAS128/08/201715/03/2019
PAULO LUIS DA LUZ ANTUNES127/05/201715/03/2019
ROSIMERI DAMASCENO TRECHA127/05/201715/03/2019

Página gerada em 14/08/2020 10:27:32 (consulta levou 0.051350s)