Nome do Projeto
Atividade de Monitoria na disciplina de Melhoramento Vegetal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Melhoramento Vegetal
Resumo
O perfil dos alunos que cursam nível superior vem mudando constantemente, e os professores precisam acompanhar essa mudança. Esse cenário pode afetar o desempenho dos alunos, já que em determinadas situações, a forma como os conteúdos são ministrados não despertam a atenção e o interesse dos discentes. Nesse sentido, as atividades de monitoria são ferramentas para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem visando explorar o potencial acadêmico dos alunos. Essas atividades proporcionam um espaço adicional de aprendizagem, cujo objetivo é aperfeiçoar a formação pessoal, promover melhorias na qualidade de ensino e proporcionar maior entendimento da área em questão. Para isso, o (a) discente monitor (a) deverá apresentar conhecimento científico superior na área que irá atuar. O trabalho conjunto entre alunos (monitores) e professores favorecem o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que compartilham percepções e ideias visando a implementação de ações didático pedagógicas, ou seja, o (a) monitor (a) poderá apresentar as demandas da nova geração de acadêmicos. Dentre as ações com implantação prevista, pode-se citar a utilização de ferramentas tecnológicas, ou seja, a internet e o pacote de acessórios diretamente associados, como as redes sociais e os aplicativos de celular. Além do ganho proporcionado aos alunos que cursam a disciplina, deve-se considerar que o exercício de monitoria-acadêmica é uma oportunidade para o (a) estudante monitor (a) desenvolver habilidades inerentes à docência e aprofundar conhecimentos na área específica, ou seja, ao mesmo tempo em que ensina, aprende.

Objetivo Geral

Desenvolver atividades didático-pedagógicas através da monitoria capazes de diminuir reprovações e evasões acadêmicas na disciplina de Melhoramento Vegetal do curso de Agronomia.

Justificativa

A necessidade de monitoria em Melhoramento Vegetal para o curso de Agronomia se justifica em função da grande dificuldade enfrentada pelos alunos que cursam esta disciplina. A disponibilização de reforço através da monitoria é uma alternativa para minimizar o alto índice de evasões, alunos em exame e reprovações, e em semestres anteriores, verificou-se que a atividade de monitoria possibilitou uma diminuição desses problemas. Nesse sentido, as técnicas de ensino-aprendizagem propostas deverão possibilitar que o conteúdo seja trabalhado de uma forma mais dinâmica e acessível despertando maior interesse dos alunos.

Metodologia

Durante a atividade de monitoria serão desenvolvidas discussões presenciais assim como a distância, através da utilização de redes sociais e aplicativos de celular. Será disponibilizado aos alunos os slides apresentados em aula, resumos e lista de exercícios. Também serão utilizados os recursos do Sistema Moodle (AVA UFPel). Além do aprofundamento dos conteúdos, o (a) monitor (a) auxiliará os alunos na execução de trabalhos práticos. Também atuará dando suporte aos professores em tarefas didáticas, como a preparação de aulas e trabalhos, tarefas de pesquisa e extensão referentes a disciplina. Para que a atividade de monitoria seja relevante o (a) monitor (a) vai aprofundar seu conhecimento na área de Melhoramento Vegetal através de leituras e debates com os professores responsáveis pela disciplina.

Resultados Esperados

Maior aproveitamento dos alunos.
Maior interesse dos alunos na disciplina de Melhoramento Vegetal.
Menores índices de alunos em exame, evasão e reprovação. Desenvolvimento de habilidades inerentes à docência e aprofundamento e aperfeiçoamento nos conhecimentos de Melhoramento Vegetal do (a) discente monitor (a).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO COSTA DE OLIVEIRA101/06/201731/12/2017
CAMILA PEGORARO301/06/201731/12/2017
GIORDANO GELAIN CONTE2005/07/201731/12/2017
LUCIANO CARLOS DA MAIA101/06/201731/12/2017

Página gerada em 18/04/2024 08:49:56 (consulta levou 0.081525s)