Nome do Projeto
A língua portuguesa em uso
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
O presente projeto visa a oferecer aos alunos da Universidade Federal de Pelotas, vinculados ou não à PRAE, cursos de língua portuguesa baseados em atividades de leitura, interpretação e produção textual, com o objetivo de aprimorar o conhecimento de linguagem dessas pessoas, minimizando equívocos persistentes quando ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa e atenuando dificuldades enfrentadas em relação a certos aspectos da língua portuguesa.
Objetivo Geral
Oportunizar aos discentes da UFPel, especialmente aos vinculados à PRAE, atividades de reflexão sobre o funcionamento da língua materna e a consequente prática linguística.
Justificativa
O projeto justifica-se pelas necessidades normalmente apresentadas por muitos discentes da UFPel de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura, interpretação e produção textual para a vivência acadêmica, o que poderia contribuir para a diminuição da reprovação, da retenção e/ou evasão. Além disso, a ampliação do conhecimento de linguagem poderia ter repercussão inclusive nos campos profissional e pessoal desses alunos.
Para que se aprimorem as habilidades de leitura, interpretação e produção textual, é necessária uma ampla exposição a textos de diferentes gêneros e é essa uma das intenções dos cursos.
Para que se aprimorem as habilidades de leitura, interpretação e produção textual, é necessária uma ampla exposição a textos de diferentes gêneros e é essa uma das intenções dos cursos.
Metodologia
Tendo em vista o propósito do projeto, buscar-se-á trabalhar leitura, interpretação e produção com apoio em textos sobre temas pertinentes para o público-alvo.
As aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico de produção textual, como a estrutura do parágrafo argumentativo e a coesão textual.
O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos, pois é fundamental que, em toda atividade de linguagem, o texto constitua ponto de partida, visto que nele a linguagem encontra uso e significado.
Após a leitura, deverá ocorrer a discussão livre sobre impressões e opiniões acerca dos textos.
Em seguida, haverá um momento para perguntas relativas ao gênero do texto e suas características composicionais, com atividades de interpretação textual, por meio das quais a competência comunicativa dos alunos seja exercitada.
Propor-se-á também questões sobre a estratégia argumentativa empregada na escrita dos textos, com a intenção de eliciar uma discussão que motive os alunos a escrever sobre o assunto.
Posteriormente acontecerá a análise do fenômeno de construção textual, tratando, por exemplo, da coesão.
Por fim, o instrumento de avaliação da aula será uma proposta de redação, a qual terá afinidade com o tema dos textos trabalhados.
As aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico de produção textual, como a estrutura do parágrafo argumentativo e a coesão textual.
O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos, pois é fundamental que, em toda atividade de linguagem, o texto constitua ponto de partida, visto que nele a linguagem encontra uso e significado.
Após a leitura, deverá ocorrer a discussão livre sobre impressões e opiniões acerca dos textos.
Em seguida, haverá um momento para perguntas relativas ao gênero do texto e suas características composicionais, com atividades de interpretação textual, por meio das quais a competência comunicativa dos alunos seja exercitada.
Propor-se-á também questões sobre a estratégia argumentativa empregada na escrita dos textos, com a intenção de eliciar uma discussão que motive os alunos a escrever sobre o assunto.
Posteriormente acontecerá a análise do fenômeno de construção textual, tratando, por exemplo, da coesão.
Por fim, o instrumento de avaliação da aula será uma proposta de redação, a qual terá afinidade com o tema dos textos trabalhados.
Resultados Esperados
Considerando-se a metodologia empregada na aplicação das atividades dos cursos, os alunos deverão propor redações que estejam em afinidade com o tema dos textos lidos e trabalhados.
Na revisão das avaliações, buscar-se-á a atinência a um comjunto de critérios, tais como: fidelidade ao tema pedido, uso do registro escrito culto da língua portuguesa, presença da estrutura do gênero textual estudado, presença de coesão e coerência.
Além disso, atentar-se-á principalmente para a aplicação, por parte do aluno, do conhecimento específico sobre produção textual adquirido na aula.
Na revisão das avaliações, buscar-se-á a atinência a um comjunto de critérios, tais como: fidelidade ao tema pedido, uso do registro escrito culto da língua portuguesa, presença da estrutura do gênero textual estudado, presença de coesão e coerência.
Além disso, atentar-se-á principalmente para a aplicação, por parte do aluno, do conhecimento específico sobre produção textual adquirido na aula.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto procurará, portanto, desenvolver, a competência comunicativa dos alunos de forma abrangente; proporcionar uma exposição ampla a textos de diferentes naturezas; motivar os alunos a utilizar a língua nas suas modalidades oral e escrita, para expressar ideias sobre assuntos relevantes; explorar a presença da entidade "gênero textual" na compreensão da situação e dos propósitos comunicativos envolvidos em cada texto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE LINDOLFO DE OLIVEIRA | 3 | 03/07/2017 | 03/08/2017 |
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE | 3 | 27/11/2017 | 22/12/2017 |
AMELIA RODRIGUES NONTICURI | 1 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
ANA CAROLINA DIAS PEREIRA | 3 | 27/11/2017 | 22/12/2017 |
BEATRIZ FREITAS DE CARVALHO | 3 | 01/10/2017 | 31/12/2017 |
CAMILA ALEJANDRA LOAYZA VILLENA | 3 | 01/06/2017 | 01/07/2017 |
CAMILA MARTINS VELLAR | 3 | 01/06/2017 | 01/07/2017 |
CAMILA SALGADO LEMKE | 3 | 27/11/2017 | 22/12/2017 |
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA | 3 | 18/09/2017 | 19/09/2017 |
CESAR TRINDADE DE OLIVEIRA | 4 | 01/06/2017 | 31/08/2017 |
CLÁUDIA DE JESUS AZAMBUJA | 3 | 03/07/2017 | 03/08/2017 |
DENISE SOARES AMARO | 3 | 18/10/2017 | 18/11/2017 |
Elisa Matsuoka Frey | 3 | 27/11/2017 | 22/12/2017 |
FLADIANE NUNES TEIXEIRA | 3 | 27/11/2017 | 22/12/2017 |
FLAVIANA DEMENECH | 3 | 03/07/2017 | 03/08/2017 |
FRANCINE CANIELAS LEMOS | 3 | 03/07/2017 | 03/08/2017 |
GABRIEL HENRIQUE SILVA DOS SANTOS | 3 | 27/11/2017 | 22/12/2017 |
JEFFERSON SOARES GALVÃO | 3 | 18/09/2017 | 18/10/2017 |
JULIANE GONZALEZ DA SILVA | 3 | 03/07/2017 | 03/08/2017 |
KARINA JOBIM PINTO | 3 | 18/10/2017 | 18/11/2017 |
LUCAS ZANELLA DE OLIVEIRA | 3 | 18/09/2017 | 18/10/2017 |
LUCIANA PATRICIA SCHUMACHER EIDELWEIN | 3 | 03/07/2017 | 03/08/2017 |
LUÍS RENATO MACEDO SANCHES | 3 | 27/11/2017 | 22/12/2017 |
LÍVIA WINKEL FERNANDES | 3 | 27/11/2017 | 22/12/2017 |
MARCELO PADIAS DE MATOS | 3 | 18/09/2017 | 18/10/2017 |
MARIANA WASKOW RADÜNZ | 4 | 01/09/2017 | 31/12/2017 |
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA | 3 | 18/10/2017 | 18/11/2017 |
MARTA REGINA CLAVÉ | 3 | 18/10/2017 | 18/11/2017 |
MILENA PESTANO DE OLIVEIRA | 3 | 01/06/2017 | 01/07/2017 |
NATHÁLIA BONOW | 3 | 18/10/2017 | 18/11/2017 |
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO | 4 | 01/06/2017 | 31/12/2017 |
RAFAEL FELIPE DOS SANTOS | 3 | 01/10/2017 | 31/12/2017 |
RÉGIS DE ARAUJO PINHEIRO | 3 | 03/07/2017 | 03/08/2017 |
TAIS MARINI BRANDELLI | 3 | 27/11/2017 | 22/12/2017 |
TAMIRES JARA GOULART | 3 | 18/09/2017 | 18/10/2017 |
TATIANE SENNA BIALVES | 3 | 27/11/2017 | 22/12/2017 |
TATIANE STRELOW LILGE | 3 | 03/07/2017 | 03/08/2017 |
THAINA DE SOUZA PORTO | 3 | 01/06/2017 | 01/07/2017 |
VICTOR BRAZ ITURRIET | 3 | 18/09/2017 | 18/10/2017 |
ÉMERSON FRANCO DE ALMEIDA | 3 | 18/09/2017 | 18/10/2017 |