Nome do Projeto
A língua portuguesa em uso
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
O presente projeto visa a oferecer aos alunos da Universidade Federal de Pelotas, vinculados ou não à PRAE, cursos de língua portuguesa baseados em atividades de leitura, interpretação e produção textual, com o objetivo de aprimorar o conhecimento de linguagem dessas pessoas, minimizando equívocos persistentes quando ao domínio da variedade escrita culta da língua portuguesa e atenuando dificuldades enfrentadas em relação a certos aspectos da língua portuguesa.

Objetivo Geral

Oportunizar aos discentes da UFPel, especialmente aos vinculados à PRAE, atividades de reflexão sobre o funcionamento da língua materna e a consequente prática linguística.

Justificativa

O projeto justifica-se pelas necessidades normalmente apresentadas por muitos discentes da UFPel de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura, interpretação e produção textual para a vivência acadêmica, o que poderia contribuir para a diminuição da reprovação, da retenção e/ou evasão. Além disso, a ampliação do conhecimento de linguagem poderia ter repercussão inclusive nos campos profissional e pessoal desses alunos.
Para que se aprimorem as habilidades de leitura, interpretação e produção textual, é necessária uma ampla exposição a textos de diferentes gêneros e é essa uma das intenções dos cursos.

Metodologia

Tendo em vista o propósito do projeto, buscar-se-á trabalhar leitura, interpretação e produção com apoio em textos sobre temas pertinentes para o público-alvo.
As aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico de produção textual, como a estrutura do parágrafo argumentativo e a coesão textual.
O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos, pois é fundamental que, em toda atividade de linguagem, o texto constitua ponto de partida, visto que nele a linguagem encontra uso e significado.
Após a leitura, deverá ocorrer a discussão livre sobre impressões e opiniões acerca dos textos.
Em seguida, haverá um momento para perguntas relativas ao gênero do texto e suas características composicionais, com atividades de interpretação textual, por meio das quais a competência comunicativa dos alunos seja exercitada.
Propor-se-á também questões sobre a estratégia argumentativa empregada na escrita dos textos, com a intenção de eliciar uma discussão que motive os alunos a escrever sobre o assunto.
Posteriormente acontecerá a análise do fenômeno de construção textual, tratando, por exemplo, da coesão.
Por fim, o instrumento de avaliação da aula será uma proposta de redação, a qual terá afinidade com o tema dos textos trabalhados.

Resultados Esperados

Considerando-se a metodologia empregada na aplicação das atividades dos cursos, os alunos deverão propor redações que estejam em afinidade com o tema dos textos lidos e trabalhados.
Na revisão das avaliações, buscar-se-á a atinência a um comjunto de critérios, tais como: fidelidade ao tema pedido, uso do registro escrito culto da língua portuguesa, presença da estrutura do gênero textual estudado, presença de coesão e coerência.
Além disso, atentar-se-á principalmente para a aplicação, por parte do aluno, do conhecimento específico sobre produção textual adquirido na aula.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto procurará, portanto, desenvolver, a competência comunicativa dos alunos de forma abrangente; proporcionar uma exposição ampla a textos de diferentes naturezas; motivar os alunos a utilizar a língua nas suas modalidades oral e escrita, para expressar ideias sobre assuntos relevantes; explorar a presença da entidade "gênero textual" na compreensão da situação e dos propósitos comunicativos envolvidos em cada texto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE LINDOLFO DE OLIVEIRA303/07/201703/08/2017
AMALIA GISLAINE PRATES HEBERLE327/11/201722/12/2017
AMELIA RODRIGUES NONTICURI101/06/201731/12/2017
ANA CAROLINA DIAS PEREIRA327/11/201722/12/2017
BEATRIZ FREITAS DE CARVALHO301/10/201731/12/2017
CAMILA ALEJANDRA LOAYZA VILLENA301/06/201701/07/2017
CAMILA MARTINS VELLAR301/06/201701/07/2017
CAMILA SALGADO LEMKE327/11/201722/12/2017
CELIA ARTEMISA GOMES RODRIGUES MIRANDA318/09/201719/09/2017
CESAR TRINDADE DE OLIVEIRA401/06/201731/08/2017
CLÁUDIA DE JESUS AZAMBUJA303/07/201703/08/2017
DENISE SOARES AMARO318/10/201718/11/2017
ELISA MATSUOKA327/11/201722/12/2017
FLADIANE NUNES TEIXEIRA327/11/201722/12/2017
FLAVIANA DEMENECH303/07/201703/08/2017
FRANCINE CANIELAS LEMOS303/07/201703/08/2017
GABRIEL HENRIQUE SILVA DOS SANTOS327/11/201722/12/2017
JEFFERSON SOARES GALVÃO318/09/201718/10/2017
JULIANE GONZALEZ DA SILVA303/07/201703/08/2017
KARINA JOBIM PINTO318/10/201718/11/2017
LUCAS ZANELLA DE OLIVEIRA318/09/201718/10/2017
LUCIANA PATRICIA SCHUMACHER EIDELWEIN303/07/201703/08/2017
LUÍS RENATO MACEDO SANCHES327/11/201722/12/2017
LÍVIA WINKEL FERNANDES327/11/201722/12/2017
MARCELO PADIAS DE MATOS318/09/201718/10/2017
MARIANA WASKOW RADÜNZ401/09/201731/12/2017
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA318/10/201718/11/2017
MARTA REGINA CLAVÉ318/10/201718/11/2017
MILENA PESTANO DE OLIVEIRA301/06/201701/07/2017
NATHÁLIA BONOW318/10/201718/11/2017
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO401/06/201731/12/2017
RAFAEL FELIPE DOS SANTOS301/10/201731/12/2017
RÉGIS DE ARAUJO PINHEIRO303/07/201703/08/2017
TAIS MARINI BRANDELLI327/11/201722/12/2017
TAMIRES JARA GOULART318/09/201718/10/2017
TATIANE SENNA BIALVES327/11/201722/12/2017
TATIANE STRELOW LILGE303/07/201703/08/2017
THAINA DE SOUZA PORTO301/06/201701/07/2017
VICTOR BRAZ ITURRIET318/09/201718/10/2017
ÉMERSON FRANCO DE ALMEIDA318/09/201718/10/2017

Página gerada em 07/12/2019 07:42:58 (consulta levou 0.050895s)