Nome do Projeto
PLANO DE MONITORIA ACADÊMICA NAS DISCIPLINAS DE ANATOMIA ANIMAL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia
Resumo
O estudo da Anatomia, desde a antiguidade, está baseado na utilização de cadáveres e é base para todas as graduações das ciências médicas e biológicas. Na Universidade Federal de Pelotas, as disciplinas de Anatomia são encargos do Departamento de Morfologia do Instituto de Biologia que oferece a algumas disciplinas ministradas junto a Faculdade de Medicina (Anatomia Humana) e outras (Anatomia dos Animais Domésticos I, Anatomia dos Animais Domésticos II, Anatomia dos Animais de Produção I e Anatomia dos Animais de Produção II), nos laboratórios 11 e 12, no Prédio 24, do Instituto de Biologia, no Campus Capão do Leão. Quanto as disciplinas oferecidas no Campus Capão do Leão, a Disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos atende hoje o curso de Medicina Veterinária, sendo dividida em dois semestres. O mesmo ocorre com a Disciplina de Anatomia dos Animais de Produção que é oferecida ao curso de Zootecnia. Estas disciplinas atualmente contam com 3 professores e um único técnico laboratorista que atendem aproximadamente 500 alunos matriculados/ano com carga horária prática de em média de 700h/aula anuais.

Objetivo Geral

Este projeto tem como objetivo solicitar bolsas de monitoria para o atendimento junto as Disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos e, Anatomia dos Animais de Produção, oferecidas semestralmente aos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia desta universidade.
O exercício da monitoria acadêmica é uma oportunidade para o estudante desenvolver habilidades inerentes à docência, aprofundar conhecimentos na área específica e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos monitorados.
As disciplinas Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais de Produção são ofertadas nos primeiros anos dos cursos de graduação em medicina veterinária e zootecnia na Universidade Federal de Pelotas. Independentemente do modo como ocorre o estudo da disciplina, seja por dissecações de peças ou o estudo em peças ou cadáveres formolizados e/ou criodesidratados, fazem parte do conhecimento desta disciplina tópicos relacionados á descrição, localização, reconhecimento e correlação de parte do corpo. Para os monitores verifica-se a oportunidade de aprender sempre algo a mais, seja da anatomia animal ou das maneiras para melhor se comunicar/ensinar.
Assim a monitoria em anatomia animal possibilita melhores condições de aprendizagem para os discentes. Também possibilita aos monitores uma melhor compreensão desta importante base na formação dos profissionais da saúde animal.

Justificativa

É de importância inquestionável o fato de que os acadêmicos precisam adquirir conhecimentos básicos da anatomia sistêmica e topográfica, dos quais eles possam sobrepor e deduzir a visão de dependência entre a estrutura e a função dos sistemas orgânicos dos animais. Para este tipo de ensino é imprescindível a realização de aulas práticas em laboratórios que permitam a visualização das estruturas apresentadas nas aulas teóricas assim como atendimento aos questionamentos dos alunos. Os métodos de estudo atualmente empregados pelos docentes nas disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais de Produção incluem consulta de apontamentos realizados durante a exposição teórica, leitura de livro texto, consulta em Atlas e visualização dos conteúdos em peças anatômicas fixadas em formol ou criodesidratadas nas aulas práticas. Entretanto, a logística que temos hoje na UFPel não comporta este atendimento como desejado, havendo superlotação em aulas práticas e atraso nas demonstrações práticas. Além disso, o auxilio extra-classe proporcionado pelos professores por vezes é insatisfatório devido a sobrecarga de alunos.
Tais deficiências nos últimos anos têm sido acentuadas devido ao aumento do número de matrículas devido o REUNI e SISU e medidas paliativas como o apoio com discentes monitores, vem sendo aplicadas para minimizar o problema. Adicionalmente, o Depto de Morfologia tem déficit de dois funcionários historicamente lotados nas disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos, os quais há mais de dois anos não exercem suas atividades por afastamento médico ou pedido de transferência dentro do Instituto de Biologia. O único funcionário atuante tem problemas médicos sendo insuficiente para atender a demanda atual.

Metodologia

As aulas práticas são essenciais aos cursos das áreas da saúde animal e considerando que o estudo para fixação da aprendizagem é necessário e deve ocorrer em ambiente de laboratório torna-se essencial a presença de monitores de anatomia para dar o suporte necessário aos estudantes. Os monitores são ex-alunos da anatomia animal que possuem desempenho acadêmico de excelência neste componente curricular, disponibilidade de tempo para a atividade e que são aprovados em processo seletivo para a seleção de monitores. Assim anualmente transitam pelo laboratório de estudo 500 alunos. Esta alta demanda gera a necessidade do monitor de anatomia para auxiliá-los durante os horários de estudo. O presente projeto busca revelar a importância da atividade de monitoria para a vida dos acadêmicos matriculados no componente curricular bem como para os monitores. Os discentes se organizam com agenda prévia dos horários para estudo no laboratório, sendo acompanhados pelo monitor durante o período agendado. Resultados tem se mostrado satisfatórios, no que diz respeito às notas dos discentes frequentadores do laboratório, sempre mencionando gratidão pela atenção dispensada nos momentos de estudo e de suas dúvidas.
As atividades a serem desenvolvidas pelos monitores basicamente será o auxílio nas aulas práticas das disciplinas, esclarecimentos de dúvidas extra-classe através de horários marcados junto aos laboratórios, apoio aos professores durantes as avaliações e preparação de aulas práticas. E ainda poderão trabalhar em conjunto com os alunos bolsistas do projeto de preparo de peças anatômicas para o uso didático

Resultados Esperados

A participação de alunos monitores nas aulas práticas dos professores e nas revisões programadas, onde o monitor identifica, descreve, orienta e contextualiza a estrutura anatomiaca é uma excelente oportunidade que o monitor tem para rever assuntos e empregar sobre os mesmos outras impressões, agregar valores e intervenções didáticas. O incentivo ao magistério superior é uma função inerente da monitoria e não poderia ser experienciado de outra forma que não pela criação de oportunidades para que o monitor ministre aulas teóricas e/ou práticas supervisionadas.

Indicadores, Metas e Resultados

No ambiente universitário a Anatomia dos Animais Domésticos e Anatomia dos Animais de Produção possibilitam a relação teoria e prática como elementos e tem a finalidade de proporcionar ao estudante o conhecimento da estrutura anatômica, seu funcionamento, organização dos sistemas orgânicos que compõe o organismo. Nesse sentido, as aulas práticas são essenciais aos cursos das áreas da saúde e ciências agrárias e considerando que o estudo para a fixação da aprendizagem é necessário e deve ocorrer em ambiente de laboratório. Torna-se essencial a presença de monitores para dar o suporte necessário aos estudantes. Os monitores são ex-alunos da anatomia animal que possuem desempenho acadêmico de excelência neste componente curricular, disponibilidade de tempo para a atividade e que são aprovados em processo seletivo para a seleção de monitores. Assim anualmente transitam pelo laboratório de estudo 500 alunos. Esta alta demanda gera a necessidade do monitor de anatomia para auxiliá-los durante os horários de estudo.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE601/06/201731/12/2017
CAROLINE DA SILVA WRAGUE401/06/201731/12/2017
DAMÁSIA SOUZA CAETANO DA SILVA401/06/201731/12/2017
LUIZ FERNANDO MINELLO201/06/201731/12/2017
LYGIA MARIA DE ALMEIDA801/06/201731/12/2017
RODRIGO KEGLES BRAUNER201/06/201731/12/2017
WANDERLEY BANDEIRA DE ARAUJO401/06/201731/12/2017

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