Nome do Projeto
Aprendendo farmacologia através de seminários e casos clinicos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Farmacologia
Resumo
A disciplina de farmacologia é faz parte da grade curricular básica de vários cursos. Atualmente, percebo que nas disciplinas de farmacologia para o curso de Veterinária, Psicologia e Enfermagem existe dificuldade na compreensão dos conteúdos e correlação dos conteúdos aprendidos e a futura prática profissional destes discentes.

Objetivo Geral

Discutir princípios farmacológicos básicos, mecanismos de ação dos fármacos que atuam no organismo humano, enfatizando os princípios farmacodinâmicos, farmacocinéticos, interação medicamentosa e os efeitos adversos.

Justificativa

O estudo de Farmacologia resulta em aprendizado de conhecimentos sobre química, farmacodinâmica, farmacocinética e efeitos adversos de fármacos com diversos usos terapêuticos. Muitas vezes, os alunos quando cursam estas disciplinas percebem lacunas nos aprendizados anteriores que dificultam a compreensão dos temas discutidos em sala de aula. Em anos anteriores, diversos monitores relataram melhor compreensão dos conteúdos quando necessitavam explicar conteúdos das disciplinas aos colegas de semestre anteriores. Isto provavelmente acontecia por um processo de aprendizados subsequente à disciplina.
Este projeto pretende, além do atendimento individualizado ao aluno, a utilização de artigos e discussão de casos clínicos que visem melhorar o aprendizado e a compreensão dos conteúdos vistos nas aulas teóricas. Mais ainda, pretendemos construir de modelos didáticos que pudessem facilitar o aprendizado.

Metodologia

As atividades extra-classe serão as reuniões para orientação dos alunos (colaboradores) para selecionar e discutir artigos, construir casos clínicos e modelos/materiais/estratégias ou recursos pedagógicos sobre temas selecionados que serão discutidos na sala de aula das disciplinas da Farmacologia dos cursos de veterinária, psicologia, enfermagem.
As atividades em sala de aula, serão auxiliar na compreensão dos temas propostos utilizando os materiais previamente selecionados. Auxiliar nas discussões e auxiliar nas atividades práticas.
Prestar monitoria aos alunos das disciplinas de Farmacologia quando solicitado em horários não regulares da disciplina.

Resultados Esperados

O projeto pretende o reforçar o entendimento e a compreensão dos conteúdos da Farmacologia Básica e aplicada a cada área de formação acadêmica.
Diminuir a evasão e a repetência.
Incentivar a futura prática docente destes alunos.

Indicadores, Metas e Resultados

Alunos monitores também serão convidados para participar dos projetos de extensão (Descobrindo a Ciência na Escola) na comunidade levando informações sobre os doenças e fármacos utilizados para diminuir os sintomas ou para promover a cura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LOURENCO DA SILVA501/06/201731/12/2017
ANA CRISTINA KALB2001/06/201731/12/2017
RENICE EISFELD MACHADO2001/06/201731/12/2017

Página gerada em 17/11/2019 20:34:25 (consulta levou 0.036231s)