Nome do Projeto
Utilização de tecnologias digitais como facilitadoras da aprendizagem na disciplina de Fundamento Psicológicos da Educação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/06/2017 - 30/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tecnologia Educacional
Resumo
Este projeto visa qualificar o apoio aos alunos da disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação (FPE) dos cursos de Licenciatura, de forma que oportunize, aos alunos, o acesso a abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Propomos a utilização de recursos educacionais abertos objetivando disparar a vontade de aprender. Tais recursos, utilizam as tecnologias digitais como dispositivos facilitadores da aprendizagem; podendo ser inseridos no campo educacional presencial e online. A escolha criteriosa de materiais para estudo e aprofundamento do conteúdo é muito importante para os alunos, na etapa de desenvolvimento cognitivo em que se encontram. Objetivamos contribuir com a melhoria qualitativa da disciplina ofertada, como também com os estudos e discussões agregados ao tema aprendizagem. O sucesso deste projeto poderá permitir o alargamento das possibilidades do uso das ferramentas digitais colaborativas nos diferentes cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, onde esta disciplina é ofertada, além de contribuir para melhores resultados de aprovação e permanência no curso.
Objetivo Geral
O objetivo principal deste projeto é qualificar as práticas de estudo dos alunos em espaços virtuais, de consulta e interação, utilizados pela disciplina de FPE - Fundamentos Psicológicos da Educação dos Cursos das Licenciaturas da UFPel.
Justificativa
As tecnologias digitais conectadas a internet podem qualificar o ensino, facilitando as interações interpessoais, ampliando as possibilidades de acesso a informação e a produção de conhecimento. Tendo em vista que há possibilidade de acesso a outras informações, em tempo real ou não, a pessoas e a bases de dados, localizadas em todo o planeta. Desse modo, o estudante, em sala de aula ou fora dela, poderá interagir, comparar, contextualizar , aprofundar e publicar em Sites de Redes Sociais, Blogs e no Moodle suas indagações, produções científicas, criações etc A utilização de ferramentas digitais de interação e de comunicação minimiza as barreiras de tempo e de espaço físico para o estabelecimento de encontros grupais, para estudos, planejamento de atividades, redação colaborativa de textos. Acreditamos que as práticas de estudos e escrita colaborativa on-line oportunizam a produção de conhecimento, que além de contribuir para o aprendizado do aluno, também possibilita interações pessoais colaborativas e solidárias que acontecem tanto no ciberespaços como nos demais espaços físicos presenciais de aprendizagem.Para integrar o trabalho desenvolvido na disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação, será ofertado aos estudantes a oportunidade de agregar recursos tecnológicos digitais em situações de ensino/aprendizagem e fora dela. Bem como estudar, planejar e executar ações a partir de desafios propostos via o Pensamento Computacional, como estratégia de Aprendizagem experimentando programar no ambiente Scratch e com Robótica. O Pensamento Computacional (PC) ancora-se em princípios das teorias da aprendizagem construtivista, interacionista e conectivista. Jeannette Wing foi a mentora do termo Pensamento Computacional com tais atributos WING (2006).
Metodologia
O trabalho será realizado por meio de tutoria presencial, durante as aulas em laboratórios de informática, e nos ambientes virtuais (Moodle e Facebook) por acadêmicos bolsistas e que demonstrarem ter conhecimentos básicos no uso das TDIC [Tecnologia Digital Informação e Comunicação]. Utilização da plataforma de ensino Moodle , utilizada pela UFPel e pela maioria das Universidades Brasileiras. Os conteúdos da disciplina serão organizados em tópicos que estão padronizados da seguinte forma: - Título e uma breve descrição - Conteúdos, onde são disponibilizados textos, produzidos pelo professor ou referências externas, videos. - Atividades, onde são disponibilizadas as propostas para serem debatidas no fórum de discussão para troca de informações e para permitir que os alunos postem suas dúvidas. A padronização é importante para que o aluno desenvolva hábitos de organização, disciplina e sistematização de seus estudos para que consiga, facilmente, localizar a informação desejada. Além do AVA Moodle, será utilizado o site de rede social Facebook ( por meio da ferramenta de grupos. O referido site de rede social é um ambiente virtual mais natural para os alunos quando comparado com o AVA Moodle. Configura-se em um espaço virtual onde os alunos já se fazem presentes, então a sua utilização na educação pode proporcionar uma aproximação do aluno com os conteúdos das diversas disciplinas de um currículo universitário.
Resultados Esperados
Esperamos que o sucesso deste projeto implique na qualificação do suporte oferecido aos alunos da disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação, resultando na melhoria da aprendizagem.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA | 2 | 03/06/2017 | 30/05/2018 |
MARCO AURELIO JUSTINIANO ALKIMIM | 20 | 03/06/2017 | 31/12/2017 |
MARIA SIMONE DEBACCO | 4 | 03/06/2017 | 30/05/2018 |
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO | 4 | 03/06/2017 | 30/05/2018 |