Nome do Projeto
Utilização de tecnologias digitais como facilitadoras da aprendizagem na disciplina de Fundamento Psicológicos da Educação
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/06/2017 - 30/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Tecnologia Educacional
Resumo
Este projeto visa qualificar o apoio aos alunos da disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação (FPE) dos cursos de Licenciatura, de forma que oportunize, aos alunos, o acesso a abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Propomos a utilização de recursos educacionais abertos objetivando disparar a vontade de aprender. Tais recursos, utilizam as tecnologias digitais como dispositivos facilitadores da aprendizagem; podendo ser inseridos no campo educacional presencial e online. A escolha criteriosa de materiais para estudo e aprofundamento do conteúdo é muito importante para os alunos, na etapa de desenvolvimento cognitivo em que se encontram. Objetivamos contribuir com a melhoria qualitativa da disciplina ofertada, como também com os estudos e discussões agregados ao tema aprendizagem. O sucesso deste projeto poderá permitir o alargamento das possibilidades do uso das ferramentas digitais colaborativas nos diferentes cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, onde esta disciplina é ofertada, além de contribuir para melhores resultados de aprovação e permanência no curso.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é qualificar as práticas de estudo dos alunos em espaços virtuais, de consulta e interação, utilizados pela disciplina de FPE - Fundamentos Psicológicos da Educação dos Cursos das Licenciaturas da UFPel.

Justificativa

As tecnologias digitais conectadas a internet podem qualificar o ensino, facilitando as interações interpessoais, ampliando as possibilidades de acesso a informação e a produção de conhecimento. Tendo em vista que há possibilidade de acesso a outras informações, em tempo real ou não, a pessoas e a bases de dados, localizadas em todo o planeta. Desse modo, o estudante, em sala de aula ou fora dela, poderá interagir, comparar, contextualizar , aprofundar e publicar em Sites de Redes Sociais, Blogs e no Moodle suas indagações, produções científicas, criações etc A utilização de ferramentas digitais de interação e de comunicação minimiza as barreiras de tempo e de espaço físico para o estabelecimento de encontros grupais, para estudos, planejamento de atividades, redação colaborativa de textos. Acreditamos que as práticas de estudos e escrita colaborativa on-line oportunizam a produção de conhecimento, que além de contribuir para o aprendizado do aluno, também possibilita interações pessoais colaborativas e solidárias que acontecem tanto no ciberespaços como nos demais espaços físicos presenciais de aprendizagem.Para integrar o trabalho desenvolvido na disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação, será ofertado aos estudantes a oportunidade de agregar recursos tecnológicos digitais em situações de ensino/aprendizagem e fora dela. Bem como estudar, planejar e executar ações a partir de desafios propostos via o Pensamento Computacional, como estratégia de Aprendizagem experimentando programar no ambiente Scratch e com Robótica. O Pensamento Computacional (PC) ancora-se em princípios das teorias da aprendizagem construtivista, interacionista e conectivista. Jeannette Wing foi a mentora do termo Pensamento Computacional com tais atributos WING (2006).

Metodologia

O trabalho será realizado por meio de tutoria presencial, durante as aulas em laboratórios de informática, e nos ambientes virtuais (Moodle e Facebook) por acadêmicos bolsistas e que demonstrarem ter conhecimentos básicos no uso das TDIC [Tecnologia Digital Informação e Comunicação]. Utilização da plataforma de ensino Moodle , utilizada pela UFPel e pela maioria das Universidades Brasileiras. Os conteúdos da disciplina serão organizados em tópicos que estão padronizados da seguinte forma: - Título e uma breve descrição - Conteúdos, onde são disponibilizados textos, produzidos pelo professor ou referências externas, videos. - Atividades, onde são disponibilizadas as propostas para serem debatidas no fórum de discussão para troca de informações e para permitir que os alunos postem suas dúvidas. A padronização é importante para que o aluno desenvolva hábitos de organização, disciplina e sistematização de seus estudos para que consiga, facilmente, localizar a informação desejada. Além do AVA Moodle, será utilizado o site de rede social Facebook ( por meio da ferramenta de grupos. O referido site de rede social é um ambiente virtual mais natural para os alunos quando comparado com o AVA Moodle. Configura-se em um espaço virtual onde os alunos já se fazem presentes, então a sua utilização na educação pode proporcionar uma aproximação do aluno com os conteúdos das diversas disciplinas de um currículo universitário.

Resultados Esperados

Esperamos que o sucesso deste projeto implique na qualificação do suporte oferecido aos alunos da disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação, resultando na melhoria da aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA203/06/201730/05/2018
MARCO AURELIO JUSTINIANO ALKIMIM2003/06/201731/12/2017
MARIA SIMONE DEBACCO403/06/201730/05/2018
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO403/06/201730/05/2018

Página gerada em 13/11/2019 08:03:15 (consulta levou 0.043954s)