Nome do Projeto
Quarto Ciclo de Estudos: cidade, margens e animais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/06/2017 - 19/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Resumo
Na presente edição do Projeto de Ensino vinculado às atividades do Grupo de Estudos e Etnografias Urbanas (GEEUR) temos como objetivo aprofundar a investigação de questões que tratam da agência de objetos, pessoas e animais na conformação dos territórios da cidade. O presente trabalho visa complexificar a noção de que a cidade e seus espaços são objetivados por uma trama de relações que produz seus territórios e suas diferentes formas de habitar esses mesmos territórios. Neste domínio teórico, o atual projeto de ensino pretende lançar seu olhar para uma cidade vivida por agentes humanos e não humanos em interação. Proposta de leituras de etnografias multiespécies que trabalhem questões urbanas em que os animais se fazem participantes de contextos enquanto agentes que vivenciam e constroem a cidade. O presente Projeto de Ensino visa dar continuidade as discussões desenvolvidas em edições anteriores sobre a construção das referências culturais que sustentam as políticas públicas sobre patrimônio cultural. O objetivo do projeto anterior era aprofundar a reflexão sobre o tema das fronteiras e das margens como uma territorialidade específica da cidade, forjada sob a dinâmica da produção de sentidos afetada pela pluralidade própria à experiência urbana dos cidadãos contemporâneos e que comporta expressões de cultura imaterial e de cultura material (APADURAI, 1986; BHABHA, 2010). A dinâmica das expressões simbólicas materiais e imateriais que “tecem” as diferentes narrativas na cidade e que forjam suas territorialidades têm uma importante dimensão de poder que influenciam nas relações que instituem a vida dos cidadãos. Diante dos estudos e pesquisas produzidos no período, o tema da agência entre humanos e não-humanos se mostrou um caminho promissor de reflexão e pesquisa sobre a cidade. Assim, pretendemos que esse tema amplifique nossos conceitos e entendimento sobre as narrativas que constituem a cidade plural contemporânea e seus efeitos de poder. Sob a forma de encon

Objetivo Geral

Proporcionar aos estudantes a possibilidade de praticar a disciplina de estudos que leve ao aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema proposto: as dinâmicas da cultura material e imaterial que produzem as narrativas na cidade plural e seus efeitos de poder, bem como de compartilhamento de conhecimentos sobre os mesmos.

Justificativa

Os temas que serão desenvolvidos durante este quarto Ciclo de Estudos têm inegável relevância na formação continuada dos alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Antropologia desta Universidade, assim como incidem nas pesquisas desenvolvidas pelos professores titulares do Grupo de Estudos e Etnografias Urbanas (GEEUR). Nesta edição, será mantida a diretiva, iniciada no projeto anterior, de que as atividades do grupo de estudos intensifiquem a conexão entre os estudos teóricos e os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos no GEEUR. Da mesma forma, se mantenha a interação do âmbito acadêmico com os outros habitantes da cidade, interlocutores e participantes em nossas pesquisas e reflexões sobre a cidade. Parte-se aqui da compreensão de que a produção do conhecimento necessita da abertura de espaços em que o objetivo seja a integração das dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão próprias às atividades acadêmicas.

Metodologia

Apresentação de capítulos de livros e/ou obras completas, de artigos científicos de especialistas nos temas propostos, seguidos pela discussão e análise que tenham por foco a apreensão de conceitos relacionados às pesquisas. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa e extensão dos participantes do grupo para consolidar as referências teóricas conforme os objetivos dos diferentes projetos. Neste âmbito dos projetos, a intenção é que ocorra o envolvimento conjunto entre os pesquisadores e estudantes e os grupos da comunidade envolvidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, na perspectiva de que as avanços teóricos e pedagógico produzidos nos estudos passe por uma interlocução efetiva com os grupos e suas experiências de “criação” da cidade. Produzir a interação do grupo de estudos com disciplinas ministradas pelos professores participantes e que tenham conexão com os temas trabalhados.

Resultados Esperados

Os resultados esperados referem-se ao incremento teórico-metodológico das pesquisas e dos projetos de extensão dos professores e estudantes no que se refere ao tema proposto e que tal incremento qualifique as etnografias produzidas pelos participantes do grupo de estudo. Desenvolvimento de práticas pedagógicas que permitam a dinamização das disciplinas de graduação através da integração dos produtos do grupo de estudos nos conteúdos das disciplinas ministradas pelos professores participantes do projeto. Outro impacto importante é o compartilhamento e a interação do conhecimento acadêmico com o saber produzido por diferentes grupos sociais que compõem a cidade de Pelotas e outras localidades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANE LUISA RODOLPHO306/06/201719/12/2017
Aline Cunha da Fonseca3
CLOVIS RENATO HEINRICH DOS SANTOS206/06/201719/12/2017
DANIEL VAZ LIMA406/06/201719/12/2017
FLAVIA MARIA SILVA RIETH306/06/201719/12/2017
FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO506/06/201719/12/2017
GUILHERME CHAVES HERRERO306/06/201719/12/2017
GUSTAVO FIORINI MARQUES306/06/201719/12/2017
LOUISE PRADO ALFONSO106/06/201719/12/2017
MAIRA ARAUJO CHAGAS306/06/201719/12/2017
VAGNER BARRETO RODRIGUES306/06/201719/12/2017

Página gerada em 25/04/2024 23:27:11 (consulta levou 0.037033s)