Nome do Projeto
O uso de ferramenta computacional de projeto estrutural em concreto armado como gerador de material didático
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/07/2017 - 02/07/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Resumo
O presente projeto de ensino trata da produção de material didático na forma gráfica para o ensino das disciplinas da sequência de Sistemas Estruturais do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAUrb. O mesmo propõe a produção de um projeto estrutural, através de um software específico usado em estruturas de concreto armado, com o objetivo da visualização de elementos estruturais, bem como da estrutura da edificação como um todo. Além disso, busca-se o dimensionamento e detalhamento completos dos elementos estruturais da edificação objeto deste estudo. Tem-se como objetivo, desta maneira, um melhor entendimento e aprendizados dos alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel.

Objetivo Geral

Produzir material didático voltado ao ensino dos sistemas estruturais de edificações, especificamente para estruturas em concreto armado, através de software específico para o projeto estrutural com este material.

Justificativa

O ensino e aprendizado dos conteúdos das disciplinas da área de Sistemas Estruturais possui certas características
que lhe são peculiares. Em muitas das vezes, a dinâmica em sala de aula é pautada em exercícios onde as respostas dos elementos estruturais aos carregamentos externos são buscados. Esta é prática comum nas escolas onde os estudos sobre estruturas de edificações são necessários. No curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo isso também se faz presente. Entretanto, pela natureza dos acadêmicos e pela diferente forma dos mesmos enxergarem as
questões técnicas nas edificações, estes procedimentos acima citados, em muitos casos se tornam insuficientes. Assim, disponibilizando-lhes materiais gráficos visuais sobre os elementos que compõem as estruturas das edificações, bem como os detalhamentos gerados através de software específico para este fim, torna a prática de ensino/aprendizagem facilitada.

Metodologia

- Busca e seleção do material sobre o projeto estrutural elaborado através de software específico para este fim;
- Estudo das formas de utilização do software;
- Elaboração do projeto estrutural através do software;
- Reunir todo material obtido e produzir o material didático;
- Disponibilizar o material para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPel;
- Divulgação do material gerado neste projeto através de congressos de ensino e em outras formas adequadas para tal.

Resultados Esperados

Espera-se como resultado um material de excelente qualidade técnica, que qualifique e viabilize o aprimoramento do ensino/aprendizagem dos alunos do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Também, que o mesmo sirva de estímulo aos alunos na busca de conhecimentos sobre a área de estudo dos sistemas estruturais das
edificações.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA FONSECA DA CUNHA403/07/201702/07/2018
ARIELA DA SILVA TORRES403/07/201702/07/2018
CHARLEI MARCELO PALIGA403/07/201702/07/2018
LETÍCIA AGUILERA LARROSA DA ROCHA403/07/201702/07/2018
TANISE GOUVEA DOS SANTOS403/07/201702/07/2018

Página gerada em 24/04/2024 00:05:57 (consulta levou 0.025428s)