Nome do Projeto
Contribuições dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Formação Acadêmica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 15/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Psicologia Educacional
Resumo
Este projeto visa qualificar o apoio aos alunos da disciplina de EACE II (Ensino, Aprendizagem, Conhecimento e Escolarização II) no cursos de Pedagogia e Noturno, de forma que oportunize, aos alunos, o acesso a abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem. Propomos a utilização de ambientes Virtuais de Aprendizagem [AVA] com o intuito de disparar a vontade de aprender. Tais recursos, utilizam as tecnologias digitais como dispositivos facilitadores da aprendizagem; podendo ser inseridos no campo educacional presencial e online. A escolha criteriosa de materiais para estudo e aprofundamento do conteúdo é muito importante para os alunos, na etapa de desenvolvimento cognitivo em que se encontram. Objetivamos contribuir com a melhoria qualitativa da disciplina ofertada, como também com os estudos e discussões agregados ao tema aprendizagem. O sucesso deste projeto poderá permitir o alargamento das possibilidades do uso das ferramentas digitais colaborativas nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, onde esta disciplina é ofertada, além de contribuir para melhores resultados de aprovação e permanência no curso.

Objetivo Geral

O objetivo principal deste projeto é qualificar as práticas de estudo dos alunos em espaços virtuais, de consulta e interação, utilizados pela disciplina de EACE II do curso de Pedagogia Noturno da UFPel.

Justificativa

O uso do AVA/Moodle pode qualificar as salas de aula. Ao tornam-se espaços de pesquisa, de desenvolvimento de projetos de estudos, de intercomunicação on-line e de publicação do fazer produtivo do aluno. Desse modo o estudante, em sala de aula, irá relacionar os resultados, compará-los, contextualizá-los, aprofundá-los e sintetizá-los; as TDIC funcionam como uma ferramenta que impulsionam o pensamento, atuam portanto como um aparelho, como um dispositivo na constituição e reorganização das práticas de formação acadêmica e docente. O tema “dispositivos de aprendizagem intermediados pela tecnologias digitais de informação e de comunicação” é de extrema relevância no contexto do mundo atual. Conhecer diferentes possibilidades de utilização das Tecnologias de Comunicação e de Informação (TICs associadas ao Moodle Institucional (AVA) , associados as redes sociais e sites de redes sociais são componentes fundamentais para a implementação de um formato de currículo que abarca modos de aprendizagens conectadas ao sistema presencial e virtual. Tais suportes on line são imprescindíveis para a ampliação da aprendizagem colaborativa. A utilização de algumas ferramentas virtuais possibilita que alunos desenvolvam atividades extra classe em tempo real independente do território físico em que esteja situados, ressalta-se este aspecto porque constatamos que em nossas salas de aulas existem pessoas que estudam e trabalham durante o dia, algumas são de outras cidades ou residem em diferentes bairros da cidade. A utilização de tais ferramentas eliminam estas barreiras de tempo e de espaço físico para o estabelecimento de encontros e discussões em grupos, favorecendo uma prática de formação que seja capaz de acessar um conhecimento que além de contribuir para o aprendizado do aluno também possa fazer sentido para uma existência mais colaborativa e solidária.

Metodologia

O trabalho será realizado por meio de tutoria presencial, durante as aulas em laboratórios de informática, e nos ambientes virtuais (AVA-Moodle e Facebook) por acadêmicos bolsistas e que demonstrarem ter conhecimentos básicos no uso das TDIC [Tecnologia Digital Informação e Comunicação]. Utilização da plataforma de ensino AVA-Moodle , utilizada pela UFPel e pela maioria das Universidades Brasileiras.
Os conteúdos da disciplina serão organizados em tópicos que estão padronizados da seguinte forma:

- Título e uma breve descrição;

- Conteúdos, onde são disponibilizados textos, produzidos pelo professor ou referências externas, vídeos;

- Atividades, onde são disponibilizadas as propostas para serem debatidas no fórum de discussão para troca de informações e para permitir que os alunos postem suas dúvidas.

A padronização é importante para que o aluno desenvolva hábitos de organização, disciplina e sistematização de seus estudos para que consiga, facilmente, localizar a informação desejada. Além do AVA Moodle, será utilizada o site de rede social Facebook ( por meio da ferramenta de grupos privados). O referido site de rede social é também um ambiente virtual de acesso para os alunos, bem como o AVA Moodle. Configura-se em um espaço virtual onde os alunos já se fazem presentes, então a sua utilização na educação pode proporcionar uma aproximação do aluno com os conteúdos encontrados (principalmente em vídeos de curta duração) para fins de estudo da disciplina de EACE II do segundo semestre do referido curso.

Resultados Esperados

Esperamos que o sucesso deste projeto implique na qualificação do suporte oferecido aos alunos da disciplina de EACE II, resultando não só na melhoria do conhecimento específico, permanência e conclusão do curso, mas também para a qualificação de uma prática docente capaz de atender as exigências de uma escola imersa no mundo das TDIC.

Acreditamos que os alunos que participarão como bolsistas qualificarão não só o estudo dos conteúdos específicos da disciplina de EACE II, mas também o aprendizado do uso das ferramentas virtuais de aprendizagem e sua importante contribuição para ações de colaboração.

Indicadores, Metas e Resultados

As atividades presenciais de suporte aos alunos em atividades extra classe ocorrerão na Cotada, sala A 301, local de funcionamento do do grupo Comunicação, Cultura, Tecnologias e Modos de Subjetivação (CoCTeC) . No turno da manhã, tarde e noite. Os horários serão divulgados em sala de aula, no Moodle e no Grupo do Facebook.


Atividades dos bolsistas
1) Organizar os conteúdos no ambiente virtual de aprendizagem;
2) Apoiar o desenvolvimento de novos roteiros de aprendizagem e estudo do conteúdo da disciplina de EACE II - desenvolvimento humano;
3) Apoiar a realização dos encontros presenciais em laboratório (horário da aula)
4) Dar suporte on-line nos fóruns do AVA e no grupo da disciplina disponibilizado na rede social Facebook (extra aula);
5) Dar suporte presencial na sala A301 - Cotada (extra aula);

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ESTEFANIA ALVES KONRAD2005/06/201715/12/2017
MAIARA KATH KRINGEL2005/06/201715/12/2017
MARIA SIMONE DEBACCO405/06/201715/12/2017
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO105/06/201715/12/2017

Página gerada em 10/12/2019 00:58:33 (consulta levou 0.049458s)