Nome do Projeto
Métodos Complementares de Diagnóstico por Imagem na Clínica de Ruminantes
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 01/06/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica Veterinária
Resumo
O correto e rápido diagnóstico de enfermidades é crucial na clínica de ruminantes, auxiliando no encaminhamento de tratamentos adequados e para a rápida recuperação do paciente. Para isto, vários métodos complementares de diagnóstico podem ser utilizados, entre eles a ultrassonografia, endoscopia e radiografia. Estes são meios de diagnóstico por imagem com aplicação em vários sistemas do organismo, porém estes acabam sendo utilizados de forma limitada em ruminantes devido às poucas informações de literatura sobre os parâmetros fisiológicos para estas espécies, além do pouco treinamento de profissionais nesta área. Assim, este projeto visa determinar padrões de imagem ultrassonográfica, endoscópica e radiográfica de ruminantes enfermos e sadios, de forma a gerar informação científica e treinamento de alunos e profissionais para realização e interpretação destes exames, contribuindo com a empregabilidade destas técnicas na clínica de ruminantes.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é realizar treinamento de estudantes para realização e interpretação de exames
complementares de diagnóstico por imagem na clínica de ruminantes, bem como gerar informações científicas para
aumentar a utilização destas técnicas na rotina clínica de Médicos Veterinários que atuam na área de clínica de
ruminantes.

Justificativa

Este projeto visa desenvolver diversas habilidades em profissionais com atuação na clínica de ruminantes, como:
- Conhecimento sobre a anatomia topográfica de ruminantes;
- Manuseio dos equipamentos de radiografia, endoscopia e ultrassonografia convencional e doppler;
- Interpretação dos resultados de exames de radiografia, endoscopia e ultrassonografia convencional e doppler em
ruminantes sadios e enfermos;
- Capacidade de relacionar os achados clínicos do paciente com os resultados de exames complementares;
- Capacidade de trabalho em equipe;
- Capacidade de escrever trabalho científico;
- Capacidade de comunicação, através da apresentação de seminários.

Metodologia

As atividades serão realizadas semanalmente com uma data fixa, no formato de oficinas, terão duração de 2 (duas)
horas, acompanhadas pelos docentes responsáveis pelo projeto e ainda contará com o apoio de outros profissionais
capacitados nas áreas relacionadas. Participarão dos treinamentos um grupo de 15 pessoas envolvendo graduandos
matriculados em medicina veterinária a partir do 5º semestre e pós-graduandos relacionados à clínica medica de
ruminantes, incluindo também os residentes da área.
Os treinamentos serão divididos em sistema locomotor, com 4 atividades, sistema digestório, respiratório, circulatório e
geniturinário com 2 atividades cada, sendo que no primeiro encontro de cada um será estudada a anatomia topográfica
das estruturas em peças dissecadas, será utilizada a ferramenta de multimídia para os estudos e ainda aparelhos de
ultrassonografia, aparelho radiográfico e endoscópio. A intenção é visualizar o padrão fisiológico das estruturas e
relacionar com possíveis alterações. Para isso serão utilizadas peças obtidas em frigoríficos da região.
As atividades seguintes de cada sistema serão animais, com e sem alterações, buscando relacionar os estudos
teóricos com a prática. Nestes treinamentos serão utilizados os aparelhos de radiografia, ultrassonografia convencional
e com doppler, e endoscopia. Feita uma avaliação primária pelo orientador do treinamento, segue então a prática dos
alunos para que adquiram as habilidades pretendidas com a atividade, que é a de realização e interpretação dos
exames. Para isto serão utilizados os ruminantes enfermos encaminhados ao Hospital de Clínicas Veterinária (HCV) da
UFPel, bem como os animais pertencentes ao HCV.
Ao final dos treinamentos será gerado um banco de dados, com imagens e materiais que posteriormente sendo
organizados servirão como base para estudo e consulta de alunos e profissionais da área.

Resultados Esperados

Espera-se que ao final do projeto os alunos tenham adquirido conhecimento e prática na área de diagnóstico por
imagem, podendo realizar e interpretar estes exames com clareza e habilidade. Ainda, espera-se que a partir das
atividades possam ser elaborados materiais como banco de imagens, documentos e artigos que venham a ser
utilizados como base de estudo e divulgação das técnicas aprendidas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE201/06/201701/06/2019
ANTÔNIO AMARAL BARBOSA201/06/201701/06/2019
BRUNO SILVA JUSTINO201/06/201701/06/2019
CHARLES FERREIRA MARTINS201/06/201701/06/2019
DANIELA APARECIDA MOREIRA201/06/201701/06/2019
EDERSON DOS SANTOS201/06/201701/06/2019
EDUARDO SCHMITT201/06/201701/06/2019
FRANCIELI DELL'OSBEL201/06/201701/06/2019
GUILHERME ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA CAVALCANTI201/06/201701/06/2019
JÉSSICA LAZZARI201/06/201701/06/2019
LAURA VALADÃO VIEIRA201/06/201701/06/2019
LEONARDO MARINS201/06/201701/06/2019
LUELI FERNANDES BRAGANÇA201/06/201701/06/2019
MARCIO NUNES CORREA201/06/201701/06/2019
MARIA CAROLINA NARVAL DE ARAUJO201/06/201701/06/2019
MATHEUS GOMES LOPES201/06/201701/06/2019
MURILO SCALCON NICOLA2004/05/201831/12/2018
NICOLAS CONTER TAVARES201/06/201701/06/2019
OTÁVIO ZACHER BUCHAIN201/06/201701/06/2019
RAITINELLY FERNANDA ALEGRE DA SILVA201/06/201701/06/2019
RITIELI DOS SANTOS TEIXEIRA201/06/201701/06/2019
UDSON GUSTAVO SILVA GONÇALVES201/06/201701/06/2019
VIVIANE ROHRIG RABASSA201/06/201701/06/2019

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