Nome do Projeto
"Por dentro do PAVE", uma investigação das percepções relacionadas ao Programa no Ensino Médio.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Resumo
Este estudo irá explorar o papel do PAVE (Programa de Avaliação da Vida Escolar) na educação do Ensino Médio de Pelotas. No contexto da passagem do ensino básico para o superior, instalou-se durante décadas no Brasil grande polêmica sobre a estratégia de seleção/avaliação promovida pelo vestibular, sistema utilizado como porta de ingresso ao ensino superior. Esse exame firmou-se como importante ponto de referência para o próprio ensino médio, influenciando, para o bem ou para o mal, desde suas propostas curriculares até a postura dos estudantes frente a exames e provas. Na atualidade, os debates e as discussões sobre o vestibular foram direcionados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principalmente após a implantação, em 2009, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o que motivou a decisão da maioria das instituições federais de ensino superior de abandonarem a aplicação de seus tradicionais vestibulares e passarem a utilizar a nota obtida pelos candidatos no Enem como critério único de acesso a seus cursos de graduaçao. Como uma proposta de interação da UFPel com as escolas de educação básica, nasceu, em junho de 2004, o Programa de Avaliação da Vida Escolar da Universidade Federal de Pelotas (PAVE/UFPel), um processo de seleção, em três etapas, de estudantes candidatos a ingressar na UFPel a partir do primeiro semestre de 2007. Realizando-se durante os três anos do ensino médio, a seleção pelo PAVE/UFPel implicou o rompimento com o caráter episódico do vestibular tradicional da instituição, o que acabou provocando mudanças importantes no cotidiano das escolas e na vida dos estudantes. Por possibilitar que a escola fique próxima à universidade, e vice-versa, o PAVE constitui-se como uma iniciativa inovadora da UFPel, pois viabiliza que professores da educação básica sejam agentes na constituição de um processo seletivo para o acesso de jovens estudantes à universidade.
Objetivo Geral
O propósito principal deste estudo é o de investigar as atitudes e percepções de professores do Ensino Médio em relação ao PAVE. A partir daí, possivelmente orientar atividades para introdução de abordagens relacionadas aos estudos do PAVE nas escolas públicas e particulares de Pelotas.