Nome do Projeto
Pesquisa Empírica em Direito: conexões entre Arte, Antropologia e Sociologia Jurídicas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/07/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Direito
Resumo
A pesquisa empírica ainda é um tipo de investigação pouco utilizado no Direito. Soma-se a esta afirmação a pouca permeabilidade do ensino jurídico às modificações sociais e a outros campos do conhecimento, como a Arte, por exemplo. Dessa forma, entende-se que um projeto de ensino que objetive o desenvolvimento de investigações qualitativas e quantitativas, tendo como tema gerador manifestações artísticas, e fundamentando-se em aportes teóricos da Antropologia e da Sociologia Jurídicas possibilita construir resistências e novos saberes no âmbito do ensino do direito moderno.
Objetivo Geral
Possibilitar às alunas e aos alunos do primeiro ano da Faculdade de Direito o contato com teorizações e a elaboração de pesquisas empíricas fundamentadas em conexões entre Arte, Antropologia Jurídica e Sociologia Jurídica.
Justificativa
O campo do Direito moderno – inserido na denominada modernidade/colonialidade - é construído por meio de alegadas neutralidades e certezas eurocêntricas. Nessa linha, o campo da pedagogia jurídica possui alguns elementos em comum com essa configuração positivista do Direito: forte desconexão com a sociedade; disciplinas estanques; teorizações que primam por doutrinas estrangeiras; marcada ausência de pesquisa empírica; centralidade na figura docente; pouca participação discente. Os saberes produzidos fora da academia, por sua vez, são amplamente desconsiderados, reconhecidos como mero “conhecimento comum” e submetidos à uma perspectiva subalternizadora.
Percebe-se a potência, assim, de projetos de ensino que conectem os saberes acadêmico-jurídicos com saberes outros, especialmente com obras de arte e práticas inseridas nas tramas de poder e de saber que constroem a sociedade contemporânea. Da mesma forma, observa-se que tais práticas pedagógicas legitimam iniciativas e organizações discentes, possibilitando a construção de repertórios de ação coletiva e, talvez, resistências e decolonialidades ao ensino jurídico tradicional.
O presente projeto de ensino, portanto, visa trabalhar com a inserção de alunas e alunos na comunidade pelotense, estudantes do primeiro ano, por meio da observação e da aplicação de entrevistas qualitativas ou questionários fechados, a fim de comparar os dados daí advindos com as teorizações relativas à Arte, à Antropologia Jurídica, à Sociologia Jurídica e a áreas específicas da doutrina do Direito (direito civil, penal, constitucional, por exemplo). Para isso, contarão com orientações de professoras e professores tanto da Universidade Federal de Pelotas quanto de outras Universidades e Faculdades brasileiras e estrangeiras. A convivência com outras perspectivas, outros modos de ver o mundo e de produção de conhecimento podem proporcionar novas formas de construção do conhecimento jurídico, mais coletivas e próximas de práticas sociais locais
Percebe-se a potência, assim, de projetos de ensino que conectem os saberes acadêmico-jurídicos com saberes outros, especialmente com obras de arte e práticas inseridas nas tramas de poder e de saber que constroem a sociedade contemporânea. Da mesma forma, observa-se que tais práticas pedagógicas legitimam iniciativas e organizações discentes, possibilitando a construção de repertórios de ação coletiva e, talvez, resistências e decolonialidades ao ensino jurídico tradicional.
O presente projeto de ensino, portanto, visa trabalhar com a inserção de alunas e alunos na comunidade pelotense, estudantes do primeiro ano, por meio da observação e da aplicação de entrevistas qualitativas ou questionários fechados, a fim de comparar os dados daí advindos com as teorizações relativas à Arte, à Antropologia Jurídica, à Sociologia Jurídica e a áreas específicas da doutrina do Direito (direito civil, penal, constitucional, por exemplo). Para isso, contarão com orientações de professoras e professores tanto da Universidade Federal de Pelotas quanto de outras Universidades e Faculdades brasileiras e estrangeiras. A convivência com outras perspectivas, outros modos de ver o mundo e de produção de conhecimento podem proporcionar novas formas de construção do conhecimento jurídico, mais coletivas e próximas de práticas sociais locais
Metodologia
Os discentes, divididos em grupos, elegerão seus temas e delimitações a partir de obras artísticas entregues cada uma a um grupo, sendo orientados por professores de diversas instituições de ensino superior. Além de docentes oriundos de unidades da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), fazem parte deste projeto professores (cujas orientação se darão por skype) das seguintes instituições: UNB; UFPB; UFPR; UFSC; UNISUL; ESPM/RS; Faculdade Anhanguera de Pelotas; UCPel; FURG. Professores e professoras de universidades estrangeiras participarão como orientadores/as ou ministrarão aulas sobre as temáticas pesquisadas – essas instituições são: Universidade Autônoma Metropolitana (Cidade do México, México); Universidade do Chile (Santiago do Chile, Chile); Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola); Universidade del Magdalena (Santa Marta, Colômbia).
Dessa forma, a cada grupo será designado um docente orientador (com carga horária de 2h por mês) e um/uma monitor/a (carga horária 2h por semana), a fim de auxiliar tanto na elaboração do anteprojeto, quanto na pesquisa teórica e empírica. O estudo e conexão das manifestações artísticas com aspectos específicos do Direito terá como fundamentos o método documentário (BOHNSAK, 2007) e metodologias específicas para a análise qualitativa de textos, imagens e som (BAUER; GASKELL, 2015). Alia-se ao estudo a etnografia (GEERTZ, 2008).
A entrega dos anteprojetos será realizada em começo de agosto, a fim de que se tenha tempo para análises do comitê de ética para a obtenção da permissão de cada investigação. A recolha de dados empíricos se efetivará no decorrer do segundo semestre, com o acompanhamento de seus respectivos monitores e a orientação de seus professores orientadores, além das orientações específicas das componentes curriculares de Antropologia e Sociologia Jurídicas – e das metodologias a elas pertinentes. Ao final, os grupos elaborarão relatórios de pesquisa e os apresentarão perante bancas de avaliação.
Dessa forma, a cada grupo será designado um docente orientador (com carga horária de 2h por mês) e um/uma monitor/a (carga horária 2h por semana), a fim de auxiliar tanto na elaboração do anteprojeto, quanto na pesquisa teórica e empírica. O estudo e conexão das manifestações artísticas com aspectos específicos do Direito terá como fundamentos o método documentário (BOHNSAK, 2007) e metodologias específicas para a análise qualitativa de textos, imagens e som (BAUER; GASKELL, 2015). Alia-se ao estudo a etnografia (GEERTZ, 2008).
A entrega dos anteprojetos será realizada em começo de agosto, a fim de que se tenha tempo para análises do comitê de ética para a obtenção da permissão de cada investigação. A recolha de dados empíricos se efetivará no decorrer do segundo semestre, com o acompanhamento de seus respectivos monitores e a orientação de seus professores orientadores, além das orientações específicas das componentes curriculares de Antropologia e Sociologia Jurídicas – e das metodologias a elas pertinentes. Ao final, os grupos elaborarão relatórios de pesquisa e os apresentarão perante bancas de avaliação.
Resultados Esperados
1. Aumento dos repertórios de cada estudante-pesquisador em relação a ferramentas de construção de conhecimentos jurídicos;
2. Desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais dentro de cada grupo, no que diz com a interelação dos estudantes e destes com os grupos sociais pesquisados;
3. Relatórios de pesquisa de campo de cada um dos grupos de alunas e alunos;
4. Artigos científicos publicados a partir dessas pesquisas;
5. Construção de redes interinstitucionais - UFPel e demais instituições de ensino superior envolvidas;
6. Organização de seminário sobre Arte, Direito e Pesquisa Empírica
2. Desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais dentro de cada grupo, no que diz com a interelação dos estudantes e destes com os grupos sociais pesquisados;
3. Relatórios de pesquisa de campo de cada um dos grupos de alunas e alunos;
4. Artigos científicos publicados a partir dessas pesquisas;
5. Construção de redes interinstitucionais - UFPel e demais instituições de ensino superior envolvidas;
6. Organização de seminário sobre Arte, Direito e Pesquisa Empírica
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADILSON RUFINO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ALEXANDRE ROMEU BARNECHE | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ALFONSO HERNANDEZ OLIVERA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ALINA PEREIRA KURZ | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
AMANDA D'ANDRÉA LÖWENHAUPT | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
AMANDA MUNIZ OLIVEIRA | 1 | ||
AMANDA RICARDO MENDES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ANA CAROLINA CAVALCANTE FERREIRA JULIO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ANA CLARA CORREA HENNING | 6 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ANA CLAUDIA CARDOSO DA SILVA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ANA PAULA DOS SANTOS DELGADO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ANA PAULA SFOGGIA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ANGEL DA CRUZ FABRES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ANGENOR DOS REIS DE ALMEIDA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ANTHONY GUTERRES DA SILVA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ANTONIA ESPINDOLA LONGONI KLEE | 8 | 20/02/2018 | 01/03/2018 |
BEATRIZ PINHEIRO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
BRENDA DOS SANTOS DAS NEVES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
BRUNA CRUZ DE CASTRO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
BRUNA DIAS FARIAS | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
BRUNA LEAL DA ROSA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
BRUNO DE LIMA GARCIA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
BRUNO MATTE HARTMANN | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
CARLOS ARTUR GALLO CABRERA | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
CARLOS HENRIQUE DA FONSECA DIAS | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
CAROLINA DA CONCEICAO SCHIDA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
CAROLINA GRAEBNER PEREIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
CAROLINE BIANCA GRAEFF | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
CAROLINE CARDOZO MACHADO | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
CAROLINE GOMES CHARQUEIRO | 1 | ||
CAROLINE SRYNCZYK DA SILVA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
CIRAN KALED GONCALVES CARVALHO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
CLARISSA CORREA HENNING | 2 | ||
DANIEL BROD RODRIGUES DE SOUSA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
DAVI BORGES MARIANO DA SILVA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
DEOMAR VILLAGRA NETO | 1 | ||
DIEGO ANDRE DOS SANTOS BATISTA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
DIÉFER LEANDRO COELHO PORTO | 1 | ||
DÉBORA PACHECO BRIGNOL DOMINGO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
EDUARDA DOS SANTOS ABREU | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
EMILLY BÄRWALD BÖHM | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ENRIQUE ERASMO KELLER SILVA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ETAUANE PEREIRA QUINTANA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
FABIO AMARO DA SILVEIRA DUVAL | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
FABRICIO DA SILVA DUARTE | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
FELIPE TORQUINI BORGES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
FERNANDA BESTETTI DE VASCONCELLOS | 1 | 02/10/2017 | 01/03/2018 |
FILIPE BELO MACHADO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
FLAVIO MARCELO DA SILVA PERES JUNIOR | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
GABRIEL DA SILVEIRA RIBEIRO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
GABRIEL DOS SANTOS BIGLIARDI | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
GABRIELA ZWIERZINSKI | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
GESSICA MARTINS OLIVEIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
GUILHERME AGRELLO MONTIBELLER | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
GUILHERME HENRIQUE VILLARREAL NAVARRETE | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
GUILHERME MAURENTE CASARTELLI PEREIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
GUILHERME MORAES SOUTO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
GUINTHER MACHADO ETGES | 1 | ||
HELENA DOS REIS BARCELLOS | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
HELLEN OCHOA CORREA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ISAAC COSTA REIS | 1 | ||
ISABELA FERNANDES ANDRADE | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ISABELA FIGUEROA | 1 | ||
ISADORA CORREA MALTA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ISADORA QUADROS DURASMO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ISADORA SILVEIRA BOERI | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
IURY DA SILVA BRAVO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
IVONE DA GRACA NUNES HOMRICH | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JANAINA CALU COSTA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JEAN LUCAS BARBINOTI RIBEIRO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JESSICA DE JESUS MOTA | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JESSICA ROBERTA DA SILVA GOMES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JOAO AFONSO MICHELON MAGAGNIN | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JOAO VICTOR MARANHO KLOTZ | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JOEL DA SILVA FONSECA JÚNIOR | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JORGE FURTADO DE SOUZA NETO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JOSE ANTONIO TOLEDO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JOSÉ OCTÁVIO SERRA VAN-DÚNEM | 1 | ||
JOÃO VICTOR MIRANDA GONÇALVES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JULIA LETICIA DE SOUZA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JULIA MARCON BERINGHS BUENO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JULIANA DOS SANTOS VIEIRA DA COSTA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JULIANO DA ROSA PASSOS | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JULIANO PEREIRA BARRETO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
JULIO CESAR ALVES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
KARINA FERREIRA SILVEIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
KAROLINE DA SILVA MENDES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
KAROLINE SOSA ELY | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
LARA TEIXEIRA MEDINA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
LAÍS LUCILIA RIBEIRO SANTA ROSA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
LEONARDO AUGUSTO SCHAEFER MINOZZO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
LUCAS DE OLIVEIRA RODRIGUES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
LUIS ALEXANDRE DA SILVA ALVES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
LUIZ AUGUSTO ROSENTHAL FREITAS JUNIOR | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
LUIZA SCHWINGEL | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
LUIZA VICTORIA VIVAN DE OLIVEIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
LUZIA DE OLIVEIRA ISLABAO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MANUELA GONÇALVES DE SOUZA E SILVA SILVEIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MARCELO ROSO DE ARRIAL | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MARCIA RODRIGUES BERTOLDI | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MARI CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES | 2 | ||
MARIA CECILIA LOREA LEITE | 3 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MARIA DAS GRACAS PINTO DE BRITTO | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MARIA EDUARDA RAYMUNDI DE ALMEIDA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MARIANA TORRES NUNES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MARINA DA SILVA PEREIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MARINA DE QUADRO KONRATH | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MARINES LOPES DA ROSA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MARTA MARQUES AVILA | 1 | 29/09/2017 | 01/03/2018 |
MATHEUS ALBUQUERQUE GAMA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MATHEUS CARVALHO BITTENCOURT | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MATHIAS NOGUEIRA HALFEN | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MAURO FRANCISCO BUSS FILHO | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
MICHELE VOLLRATH BENTO | 1 | ||
MYLLENA CRISTINA DONDÉ PAIZ | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
NATALI RIBEIRO DE ALMEIDA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
NATALIA SOARES VERGARA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
NATHALIA RIBEIRO VAROTO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
NICOLAS PEREIRA DA SILVA MAUCH | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
NIKOLAS FRIZON NICOLAOU | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
OSCAR JOSÉ ECHENIQUE MAGALHÃES | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
PAULO ANDRE FERRAREZI PEREIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
PAULO RICARDO OPUSZKA | 1 | ||
PAULO ROBERTO SILVA SIQUEIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
PEDRO ANTONIO DA ROSA MOSTARDEIRO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
PEDRO AUGUSTO ACCORSI TELES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
PEDRO AUGUSTO TEDESCO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
PEDRO HENRIQUE MOREIRA ALVES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
PEDRO HENRIQUE PETRY | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
PEDRO MIRANDA DE BORBA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
RAFAEL CESAR ILHA PINTO | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
RAFAEL DA GAMA OSORIO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
RAFAELE DUTRA GARCIA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
RAFAELLA PESSANHA BRASIL DE ARAUJO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
RAPHAEL LEITUNE COSTA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
RAQUEL DE OLIVEIRA MODERNEL | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
RAQUEL FABIANA LOPES SPAREMBERGER | 1 | ||
RAQUEL SILVEIRA RITA DIAS | 4 | ||
RENAN ROBAINA DIAS | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
RENATO YUK FILHO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
ROBERTA DONINI RIBEIRO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
RONALDO EULA DACHI | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
SAMIRA PEREIRA DA COSTA | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
SANGELA RENARA FERREIRA DE JESUS | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
SILVIA BANDEIRA DA SILVA | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
SIRIA FERREIRA DOS SANTOS | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
TAYNA ALMEIDA MOURA DE OLIVEIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
THAIS ACOSTA AVILA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
THALES NAYAN TRIERWEILER XAVIER | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
THALYNE PROTZEN NUNES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
TIAGO CROCHEMORE BÜRKLE | 1 | ||
VALDEMAR JUNIOR STACKE | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VALMOR SCOTT JUNIOR | 1 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VICTOR HENRIQUE LOPES VELASQUES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VICTOR WELDER BARREIRA GUSMÃO BIATO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VICTORIA BORTOLOTTI LEMOS | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VICTORIA NUNES PIEPER | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VICTORIA TLUSTAK SOARES | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VINICIUS SILVA AMORIM | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VITOR AUGUSTO MACHADO DA SILVEIRA | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VITORIA DUARTE FARIAS | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VITORIA SCHWINGEL | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
VIVIAN DINIZ DE CARVALHO | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |
YURY DA SILVA CORTÊS | 2 | 29/07/2017 | 01/03/2018 |