Nome do Projeto
GUIA PRÁTICO DE HISTOLOGIA DOS SISTEMAS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
13/11/2017 - 13/10/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Resumo
Em um curso prático de Histologia, os alunos devem adquirir as seguintes habilidades: (1) reconhecer as características microscópicas das principais células, tecidos e órgãos do corpo, (2) conhecer, de forma elementar, a relação entre a estrutura microscópica e sua função, e (3) familiarizar-se com o aspecto microscópico normal das células, tecidos e órgãos em diferentes condições – atividade funcional, mudanças durante o desenvolvimento, erros técnicos, e condições patológicas (Cowdry e Finerty, 1960). A questão é como adquirir essas habilidades? Em um curso de Histologia tradicional, o método para aprender a reconhecer as estruturas microscópicas, consiste em fornecer ao aluno: (1) um microscópio, (2) um conjunto de lâminas histológicas, e (3), material descritivo, como um guia de apoio ou livro texto. Este método tem se mostrado eficaz ao longo de várias décadas. O aluno, então, necessita dedicar um tempo memorizando as imagens histológicas, o que ocorre pela repetição da observação (Cowdry e Finerty, 1960; Stinson e Smith, 1968). Este também deve relacionar a forma das estruturas microscópicas com a função desempenhada pelas mesmas (Hightower, Boockfor et al., 1999). Em virtude da revolução digital que vem ocorrendo nas últimas décadas, novas ferramentas têm sido aplicadas no ensino de Histologia. Os atlas histológicos virtuais fornecem ao estudante ima gens de alta qualidade e permitem ainda o acesso remoto dessas após o período de aula, favorecendo estudos mais dinâmicos e estimulantes (Blake, Lavoie et al., 2003). Diante disso, a elaboração de um guia em Histologia, ao qual serão acrescentadas imagens histológicas digitalizadas (fotomicrografias) associadas às representações gráficas, poderá contribuir para minimizar as carências em relação à falta de disponibilidade do laboratório em horários extraclasse.

Objetivo Geral

A elaboração do “Guia Ilustrado da Morfologia dos Sistemas” pretende criar um novo guia de ensino virtual, com imagens histológicas atualizadas, com maior resolução, provenientes do acervo de lâminas do Laboratório de Histologia da UFPel, como as presentes no livro “Histologia Básica Interativa” (http://wp.ufpel.edu.br/Histologiainterativa/), associadas a representações gráficas correspondentes, possibilitando uma melhor dinâmica no ensino da microscopia pelos acadêmicos que cursam estas disciplinas semestralmente, através de uma ferramenta digital de ensino.

Justificativa

Durante as disciplinas de Histologia dos Sistemas, observamos as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação aos estudos extraclasse. No segundo semestre do ano de 2012, o Departamento de Morfologia da UFPel adquiriu um aparelho de captura de imagens, o qual está acoplado a um microscópio de luz, oportunizando a captura de imagens dos tecidos observados durante a aula prática. Dessa forma, os alunos podem estudar as imagens histológicas, provenientes da coleção de lâminas, fora das dependências do Laboratório de Microscopia.
A edição de um guia de Histologia dos Sistemas contendo imagens das lâminas histológicas, e suas representações gráficas correspondentes, surgiu da percepção de quatro aspectos considerados importantes pelos professores destas disciplinas, que são:
I. Necessidade de um material didático disponível em um ambiente diferente do laboratório de Microscopia, não necessitando de um aparato inacessível a maioria dos alunos, e que permita que esses possam adequar melhor os horários de seus estudos.
II. O roteiro ilustrado por imagens histológicas, associadas a desenhos gráficos, permitirá o registro da metodologia de ensino utilizada em Histologia dos Sistemas. O conjunto de ideias associadas (texto, imagens histológicas e desenhos esquemáticos) constitui um método que vem sendo aplicado durante o ensino prático de Histologia pelos professores, o qual poderá ser beneficiado através de um guia que reúna todas essas ferramentas.
III. Durante o tempo em que não estiver presente no laboratório de Histologia, o aluno poderá apreciar as imagens geradas pelas diferentes técnicas de coloração associadas ao microscópio de luz, aprimorando sua interpretação dos componentes teciduais juntamente com os esquemas e descrições.
IV. O uso de livros digitais favorece o acesso dos conteúdos através de materiais gratuitos e disponíveis em qualquer lugar onde o estudante estiver, influenciando diretamente no nível de aprendizado desse aluno.

Metodologia

O desenvolvimento desse guia de Histologia ocorrerá em cinco fases: (I) captura e seleção de imagens histológicas, (II) redação da descrição das imagens, (III) elaboração das representações gráficas dos tecidos constituintes dos órgãos estudados, (IV) montagem e formatação do guia e (V) publicação.

O livro será formatado em dois modelos digitais distintos, com o objetivo de facilitar o acesso ao maior número de estudantes possível. O primeiro formato será no padrão aberto PDF (Portable Document Format), o qual é compatível com a maioria dos sistemas operacionais existentes em computadores de mesa, portáteis, tablets e smartphones. O segundo formato será na forma de ebook em extensão ‘.ipa’ (iBooks Author versão 1.1), a fim de atender os usuários de tablets iPad (Apple Inc., California, EUA) – além de possibilitar uma futura publicação na biblioteca dessa companhia.

O guia constará de onze capítulos, segmentados na seguinte ordem:
A. Sistema Imunitário e Órgãos Linfáticos; B. Trato Digestivo; C. Órgãos Associados ao Trato Digestivo; D. Aparelho Respiratório; E. Pele e Anexos;F. Aparelho Urinário; G. Glândulas Endócrinas; H. Aparelho Reprodutor Masculino; I. Aparelho Reprodutor Feminino; J. Sistemas Fotorreceptor e Audiorreceptor; K. Conceitos Fundamentais da Histologia dos Sistemas.

Após o termino da formatação e da revisão dos conteúdos, o guia será disponibilizado de forma gratuita em um website. Nesse local, os estudantes poderão salvar esse documento em seus computadores para realizar sua devida leitura e estudo.

Resultados Esperados

Esperamos que esta publicação possa colaborar na superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos durante a disciplina de Histologia Especial (Histologia dos Sistemas), principalmente no acesso ao laminário.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LAURA BEATRIZ BOTAFOGO DE OLIVEIRA213/11/201713/10/2018
LUIZ FERNANDO MINELLO213/11/201713/10/2018
MARIA GABRIELA TAVARES RHEINGANTZ413/11/201713/10/2018
MIRELLA PINTO DA MOTA GOMES213/04/201813/10/2018
RAQUEL PEDROSO MELLO213/11/201713/10/2018
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES213/11/201713/10/2018

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