Nome do Projeto
Organização de Acervos e Educação Patrimonial
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/11/2017 - 03/11/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - História
Resumo
O Curso de Bacharelado em História foi criado no ano de 2008 por ocasião do Projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. O Projeto Pedagógico do Curso define o perfil do egresso como um sujeito capaz de, enquanto historiador, atuar em arquivos, museus e demais instituições culturais voltadas para a preservação da memória e da história. A fim de contemplar esta formação, o curso oferece as disciplinas profissionalizantes de Introdução aos Estudo de Acervos, Organização de Arquivos Históricos, Educação Patrimonial I, Educação Patrimonial II e Arquivos Especiais, que possuem elevada carga de atividades práticas.

Objetivo Geral

Qualificar o atendimento aos alunos nas disciplinas teórico práticas e práticas do Curso de Bacharelado em História.

Justificativa

As disciplinas de caráter teórico-prático do Curso de Bacharelado em História oferece semestralmente 60 vagas em cada uma, que são quase na sua integralidade preenchidas. Isto ocorre porque elas são, com exceção de Arquivos Especiais, que é do sétimo semestre, disciplinas de primeiro (Introdução aos Estudo de Acervos e Educação Patrimonial I) e segundo semestres (Educação Patrimonial II e Arquivos Especiais). Outra razão para a grande procura por estas disciplinas é que elas são optativas para o Curso de Licenciatura em História e despertam especial interesse à alunos que buscam a dupla formação enquanto historiador: bacharel e professor. Por serem disciplinas com atividades práticas, a presença de um monitor qualificaria muito o atendimento individual aos graduandos matriculados contribuindo para se evitar a evasão de alunos do curso. Destaca-se, ainda, que o ingressam anualmente no Curso de Bacharelado em História alunos portadores de deficiência que necessitam de atendimento diferenciado, pois trabalhamos na perspectiva da inclusão destes alunos que tiveram a oportunidade de ingressar no Ensino Superior e necessitam de que sua permanência seja, também, atendida.

Metodologia

Agendamento de reuniões semanais para discussão e possíveis alinhamentos nas atividades desenvolvidas e/ou a serem desenvolvidas nas aulas futuras;
Elaboração de cronograma para melhor desenvolvimento das atividades tais como: pesquisa de campo, visitas técnicas agendadas, atividades em sala, preenchimentos de relatórios, instrumentos de avaliação, entre outros;
Estudos de textos de caráter teórico nas dimensões dos conteúdos ministrados e das propostas de ensino-aprendizagem para os mesmos;
Orientação de trabalhos dos monitores sobre a experiência do projeto;
Participação em eventos e reuniões sobre a Extensão e Monitoria;
Análise de materiais de apoio como vídeos e de propostas para o trabalho prático em arquivos e patrimônio;
Acompanhamento de todas as atividades.

Resultados Esperados

- Qualificação do atendimento aos alunos das disciplinas de Organização de Acervos e Educação Patrimonial no Curso de Bacharelado em História da UFPEL;
- Contribuir para diminuir a evasão de alunos do Curso de Bacharelado em História;
- Promover a inclusão efetiva de alunos portadores de deficiência que ingressam no curso e que apresentam dificuldades de acompanhamento nas disciplinas;
- Oportunizar acesso à monitoria aos alunos que já frequentaram as disciplinas;
- Contribuir para qualificar a formação dos alunos que forem monitores;
- Contribuir para que o Curso de Bacharelado em História alcance os objetivos propostos no seu Projeto Pedagógico de Curso para a formação do egresso.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA INEZ KLEIN203/11/201703/11/2018
JOTANI ROCHA LONGARAY211/09/201803/11/2018
LUÍS FELIPE ECKER PCHARA403/11/201703/11/2018
MARCIA JANETE ESPIG403/11/201703/11/2018
SARAH BEATRIZ MENDONÇA BARCELOS413/08/201803/11/2018
THAYNA VIEIRA MARSICO402/05/201813/08/2018
VIVIANE ADRIANA SABALLA811/09/201803/11/2018

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