Nome do Projeto
Oficinas de Estudos em BIM e Sustentabilidade à luz do construto da Autorregulação da Aprendizagem
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/11/2017 - 01/11/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Avaliação da Aprendizagem
Resumo
O presente projeto está inserido na pesquisa de doutorado realizada pelo coordenador no âmbito da Educação. O projeto busca constituir um grupo de estudo com os sujeitos da pesquisa e também elaborar materiais didáticos relacionados a Autorregulação da Aprendizagem em BIM.
Objetivo Geral
Elaborar material didático que possa ser utilizado como apoio às disciplinas de Desenho Técnico para Arquitetura e Representação Digital em BIM* a luz do construto da Autorregulação da Aprendizagem no âmbito do Curso de Arquitetura e Urbanismo
Justificativa
O projeto compõe o segundo e terceiro estudos da tese. O segundo estudo o qual investigará e proporá estabelecer procedimentos relativos às estratégias autorregulatórias utilizadas pelos sujeitos na aprendizagem do BIM a partir da aprendizagem de uma ferramenta de modelagem. O terceiro estudo será relativo a observar as contribuições da tecnologia BIM no uso de estratégias autorregulatórias na aprendizagem de projeto arquitetônico. Tem-se como ideia inicial trabalhar com diários e entrevistas com tarefas.
Efetivamente os estudos 2 e 3 compõem dimensões da segunda fase da tese de doutorado proposta pelo coordenador.
Efetivamente os estudos 2 e 3 compõem dimensões da segunda fase da tese de doutorado proposta pelo coordenador.
Metodologia
- definição dos programas de trabalho e agenda;
- identificação das possibilidades de atividades de ensino e pesquisa;
- formação da equipe de desenvolvimento;
- avaliação e divulgação dos resultados.
- identificação das possibilidades de atividades de ensino e pesquisa;
- formação da equipe de desenvolvimento;
- avaliação e divulgação dos resultados.
Resultados Esperados
- Valorização das práticas autorregulatórias dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo;
- Qualificação do aluno dentro de uma prática e real;
- Integração entre as práticas dos professores e dos alunos.
- Qualificação do aluno dentro de uma prática e real;
- Integração entre as práticas dos professores e dos alunos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
BIBIANA PORTO FAGUNDES | 12 | 14/03/2018 | 01/11/2018 |
CAMILA FAGUNDES COSTA | 4 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |
CLÁUDIA ANDRIELE DA COSTA FREITAS | 4 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |
EDUARDO GRALA DA CUNHA | 12 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |
Fernando Franz Zauk | 4 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |
HELIO MATEUS NASCIMENTO DE ANDRADE | 4 | 14/03/2018 | 01/11/2018 |
LAURA ELISA OHLWEILER | 4 | 14/03/2018 | 01/11/2018 |
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON | 4 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |
LUCIANO DE VASCONCELLOS CORREA | 20 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |
LUÍSA MOSSMANN | 12 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |
MARINA JANELLI DA SILVA RUAS | 4 | 14/03/2018 | 01/11/2018 |
MÔNICA MACHADO DOS SANTOS | 4 | 14/03/2018 | 01/11/2018 |
PEDRO CAETANO ALVES | 4 | 14/03/2018 | 01/11/2018 |
PEDRO DA SILVA STIGGER | 4 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |
STEFANI CURTH GOULART | 4 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |
VALENTINA TOALDO BRUM | 4 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |
ÍNGRID CLASEN DOS PASSOS | 4 | 01/11/2017 | 01/11/2018 |