Nome do Servidor
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON
Matrícula SIAPE
1653128
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
05/09/2008
Data de ingresso na UFPel
05/09/2008
Data de ingresso no cargo
06/09/2008
Cargo
Professor do Magistério Superior/Assoc./Tit.
Classe / Nível
7 / 703
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

É professora Associada do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, Pós-doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ? PUCRS (2015), Estágio Sênior na Universidade de Lisboa em Portugal, atualmente faz Pós-doutorado na Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, tendo como área de concentração a Psicologia da Educação. É formada em Pedagogia, fez Mestrado na PUCRS em 2000, em 2006 doutorado-sanduíche na Faculdade de Psicologia, da Universidade de Lisboa, concluindo Doutorado em Educação na PUCRS, em 2017, com a tese Autorregulação da Aprendizagem atuação do pedagogo em espaços não-escolares. Atua como professora na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas/UFPel. É pesquisadora CNPq/2 e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada ? GEPAAR, credenciado no Cnpq. Foi uma das criadoras e organizadora do I e II Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação (2016/Unicamp e 2020/on-line) e co-participante da organização do I Encontro Luso Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada (2018/Unicamp) e do II realizado na Universidade de Lisboa, em 2019. Foi coordenadora da linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagens. Desenvolveu os projetos de pesquisas: Modos de aprender na universidade: da autorregulação aos projetos de vida e Aprender na Universidade: da autorregulação aos projeto de vida. Orientadora de estudantes da pós-graduação mestrandos e doutorandos e iniciação científica que investigam a temática da Autorregulação da Aprendizagem. É membro de corpo editorial e revisora de vários periódicos. Atua em projetos de pesquisa em parceria com a Unicamp e a Universidade de Lisboa. Faz parte do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa/UL - CICPSI, ligado a Fundação para a Ciência e a Tecnologia/FCT, atua no Programa de Pesquisa da Aprendizagem Autorregulada ? PEAAR, tendo como coordenadora a Dra. Ana Margarida da Veiga Simão, com a qual vem realizando vários projetos de pesquisas internacionais, publicações, eventos, bancas de defesa de mestrado e doutorado. É também participante do Grupo de Estudos e Pesquisa junto ao grupo da Profa. Dra. Evely Boruchovitch, uma das líderes GEPESP, da Faculdade de Educação, da Unicamp, onde faz pós-doutorado. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC), Núcleo de Formação Docente (NFD), do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Profa. Dra. Kátia Calligaris Rodrigues e realizam pesquisas integradas. É membro atuante do grupo Narrativas de vida, Identidade, docência e Educação Continuada do Professor, que investiga Profissionalização Docente e Identidade, autobiografia e formação identitária docente, coordenado pela Dra. Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Junto a este grupo tem realizado pesquisas e publicado vários capítulos de livros, artigos científicos e organização de obras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Psicologia da Educação. Atua principalmente na área da aprendizagem autorregulada da escrita, leitura, estratégias de aprendizagem, motivação para aprender, delineando intervenções para a promoção da aprendizagem autorregulada na escolarização formal e não-formal. Tem realizado vários workshop para professores e estudantes sobre Autorregulação da aprendizagem. Foi coordenadora do Pibid Pedagogia/UFPel de 2010 até 2013 e gestora pedagógica do Pibid UFPel de 2013 a 2018. Atualmente atua como voluntária no Pibid Pedagogia, onde desenvolveu o Projeto CriaTivo: Promoção de estratégias de autorregulação da escrita, com 10 bolsista do Pibid. Faz parte da diretoria da BIOgraph, representante da Região Sul. É membro do Grupo Gestor de Projeto Institucional de Internacionalização (CAPES-Print). Página do grupo: https://wp.ufpel.edu.br/gepaa

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007)
Doutorado em Faculdade de Psicologia (Universidade de Lisboa, 2006)
Mestrado em Educação (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2000)
Especialização em Orientação Educacional (Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras, 1986)
Graduação em Pedagogia (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1977)

Áreas de atuação

Fundamentos da Educação - Psicologia Educacional
Ensino-Aprendizagem - Desenvolvimento Humano
Educação - Ensino-Aprendizagem
Administração Educacional - Administração de Unidades Educativas

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Patologias sociais: o diagnóstico de nosso tempo e as alternativas a partir da racionalidade ético-comunicativa 01/09/201930/06/20222
MODOS DE APRENDER NA UNIVERSIDADE: DA AUTORREGULAÇÃO AOS PROJETOS DE VIDACOORDENADOR DO PROJETO01/10/201731/12/20208
Promoção de estratégias de autorregulação na escritaCOORDENADOR DO PROJETO02/04/201901/12/20208
DOS SIGNIFICADOS À AUTORREGULAÇÃO: PERSPETIVAS DE ESTUDANTES COM TRAJETÓRIAS ACADÉMICAS DE INSUCESSOCOORDENADOR DO PROJETO31/08/201831/12/20198
ENSINO E APRENDIZAGEM AUTORREGULADA DA LEITURA E DA ESCRITA: ÊNFASE EM QUESTÕES LINGUÍSTICAS E METODOLÓGICAS28/06/201727/06/20194
DOS SIGNIFICADOS À AUTORREGULAÇÃO: PERSPETIVAS DE ESTUDANTES COM TRAJETÓRIAS ACADÉMICAS DE INSUCESSOCOORDENADOR DO PROJETO03/02/201830/08/20188
DOS SIGNIFICADOS À AUTORREGULAÇÃO: PERSPETIVAS DE ESTUDANTES COM TRAJETÓRIAS ACADÉMICAS DE INSUCESSOCOORDENADOR DO PROJETO02/02/201502/02/20188
AUTORREGULAÇÃO DA ESCRITA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO 5º ANO AO 9º ANO DAS ESCOLAS DO BRASIL E PORTUGALCOORDENADOR DO PROJETO31/12/201431/12/20168
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOCOORDENADOR DO PROJETO02/03/201630/06/20164
ESTUDO DO RESUMO SOB OS SEUS ASPECTOS FUNCIONAIS E LINGUÍSTICOS 13/04/201512/04/20168
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOCOORDENADOR DO PROJETO01/03/201401/03/20164
MODOS DE APRENDER NA UNIVERSIDADE: DA AUTORREGULAÇÃO AOS PROJETOS DE VIDACOORDENADOR DO PROJETO01/08/202031/07/20244
Estratégias de Ensino e Aprendizagem no curso de Formação de Professores em Geografia da UFPel.18/05/202026/09/20222
Promoção de estratégias da autorregulação da escrita COORDENADOR DO PROJETO01/08/202031/07/20224
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID25/08/201820/01/20204
Modos de aprender no ambiente universitário: da autorregulação às narrativas de projeto de vida COORDENADOR DO PROJETO01/05/201931/12/20198
Modos de aprender no ambiente universitário: da autorregulação às narrativas de projetos de vidaCOORDENADOR DO PROJETO01/06/201731/12/20184
Oficinas de Estudos em BIM e Sustentabilidade à luz do construto da Autorregulação da Aprendizagem01/11/201701/11/20184
Modos de aprender no ambiente universitário: da autorregulação às narrativas de projetos de vidaCOORDENADOR DO PROJETO14/09/201814/09/20181
PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA01/04/201631/07/201812
Jogos reflexivos para aprenderCOORDENADOR DO PROJETO24/10/201705/12/20174
Oficinas de estratégias autorregulatórias para a resolução de problemas matemáticos contextualizadosCOORDENADOR DO PROJETO16/10/201705/12/20174
Ateliê (auto)formativo: os sentidos de estar na UniversidadeCOORDENADOR DO PROJETO24/10/201701/12/20174
Autorregulação em prol da Leitura e EscritaCOORDENADOR DO PROJETO02/10/201701/12/20174
VI SEMINÁRIO PIBID-UFPEL A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL25/09/201731/10/20176
Modos de aprender no ambiente universitário: da autoregulação às narrativas de projetos de vidaCOORDENADOR DO PROJETO15/04/201616/12/20164
PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA25/03/201523/12/201512
Programa de Residência Pedagógica da UFPel09/03/202028/02/20248

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2019/2T2FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Todos Os Cursos
2019/2T9FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Todos Os Cursos
2019/201S.A. AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA PEDAGÓGICA III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
3+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2019/102SEMINÁRIO DE PESQUISA III
Horários
ManhãTardeNoite
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA19:00 - 19:50
1+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2019/1T4FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
72+0Todos Os Cursos
2019/101S.A. AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA PEDAGÓGICA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
3+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2019/119PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA14:20 - 15:10
0+1Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2019/101S.A.: BIOGRAFIZAÇÃO: NARRATIVAS DE (AUTO)FORMAÇÃO E AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSOS REFLEXIVOS NA FORMAÇÃO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORES
Horários
ManhãTardeNoite
QUI14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
3+0Educação (Mestrado acadêmico)
Geografia (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)

* CH - na Graduação indica a carga horária no período; na Pós-Graduação indica a carga horária semanal.

Página gerada em 24/11/2020 00:29:09 (consulta levou 1.722564s)