Nome do Projeto
Núcleo de Estudos e Pesquisas É'LÉÉKO - Agenciamentos Epistêmicos Antirracistas De(s)coloniais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/02/2018 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
O Núcleo de Estudos e Pesquisas É'LÉÉKO se propõe a discussões, problematizações, produções e sistematizações de conhecimentos a partir do que estamos chamando de agenciamentos epistêmicos antirracistas e de(s)coloniais. Ou seja, tomamos os conceitos colonialismo (FANON, 2005) e colonialidade (QUIJANO, 2010) como dispositivos que irão desencadear um conjunto de desdobramentos e agenciamentos teórico-conceituais e epistêmicos para problematização, compreensão e enfrentamento da violência racial, civilizatória, de gênero e sexualidade. Violências que irão produzir humanidades de concessão e subjetividades subalternas orquestradas pelo colonialismo e atualizadas pela colonialidade poder (QUIJANO, 2010), do saber (CASTRO-GÓMEZ, 2007), do ser (MALDONADO-TORRES, 2007) e do gênero (LUGONES, 2008).
Conforme Fanon (2005, p.288), o colonialismo “é uma negação sistematizada do outro, uma decisão obstinada de recusar ao outro todo atributo de humanidade” e, deste modo, “obriga o povo dominado a perguntar-se constantemente: ‘Quem sou eu, na verdade?’”.
A colonialidade é um dos elementos constitutivos de um padrão mundial eurocêntrico, que consolida uma “concepção de humanidade segundo a qual a população do mundo diferencia-se em inferiores e superiores, irracionais e racionais, primitivos e civilizados, tradicionais e modernos” (QUIJANO, 2010).
Objetivo Geral
Desencadear um conjunto de estudos antirracistas e de(s)coloniais no campo da Psicologia e áreas afins, na perspectiva de construir um caminho de pensamento crítico capaz de produzir questionamentos e respostas epistemológicas a partir do subalterno sobre o projeto eurocêntrico de modernidade e, assim, alcançar a superação das relações de opressão e exploração construídas a partir de uma diferença civilizatória, étnico-racial e de gênero e sexualidade que hierarquiza o dominador em relação ao dominado, produzindo uma subjetividade subalterna.
Justificativa
A psicologia enquanto ciência da modernidade, assim como outros campos das ciências humanas, está mergulhada nos propósitos de controle e domínio colonial, a partir de suas teorias, métodos e modelos de análises de dados/informações que dão sustentabilidade ao status de cientificidade. Ou seja, a psicologia se constitui enquanto disciplina da norma, como refere Foucault (1999), reafirmando a existência de uma humanidade universal.
Tal situação é alimentada por um sistema de distinções visíveis e invisíveis que constituem a noção do que é ‘ser humano’ na sociedade eurocêntrica, de modo que as invisíveis fundamentam as visíveis, como diria Santos (2010) quando discute o pensamento abissal. Ou seja, o autor salienta que “as distinções invisíveis são estabelecidas através de linhas radicais que dividem a realidade social em dois universos distintos: o universo deste lado da linha e o universo do outro lado da linha”. Tal divisão é tão excludente que “o outro lado da linha desparece enquanto realidade, torna-se inexistente”, ou seja, “inexistência significa não existir sob qualquer forma de ser relevante ou compreensível” (SANTOS, 2010, p. 32).
Assim, a descolonização das humanidades e subjetividades subalternizadas passa por descolonizar o conceito de humanidade. Ou seja, deve-se abandonar a ideia universal de humanidade calcada no ideal de homem, branco, heterossexual e cristão (MIGNOLO, 2013).
O Núcleo de Estudos e Pesquisas É'LÉÉKO se justifica pela necessidade que construirmos agenciamentos epistêmicos que celebre a diversidade humana e o local de enunciação de cada grupo. E, no que tange ao campo da psicologia, provoque a construção de uma clínica política que seja capaz de atuar na descolonização e emancipação de sujeitos que vivenciam diferentes tipos de dominação e opressão, cujo sofrimento psíquico encontra-se invisibilizado e encarcerado na esfera privada.
Tal situação é alimentada por um sistema de distinções visíveis e invisíveis que constituem a noção do que é ‘ser humano’ na sociedade eurocêntrica, de modo que as invisíveis fundamentam as visíveis, como diria Santos (2010) quando discute o pensamento abissal. Ou seja, o autor salienta que “as distinções invisíveis são estabelecidas através de linhas radicais que dividem a realidade social em dois universos distintos: o universo deste lado da linha e o universo do outro lado da linha”. Tal divisão é tão excludente que “o outro lado da linha desparece enquanto realidade, torna-se inexistente”, ou seja, “inexistência significa não existir sob qualquer forma de ser relevante ou compreensível” (SANTOS, 2010, p. 32).
Assim, a descolonização das humanidades e subjetividades subalternizadas passa por descolonizar o conceito de humanidade. Ou seja, deve-se abandonar a ideia universal de humanidade calcada no ideal de homem, branco, heterossexual e cristão (MIGNOLO, 2013).
O Núcleo de Estudos e Pesquisas É'LÉÉKO se justifica pela necessidade que construirmos agenciamentos epistêmicos que celebre a diversidade humana e o local de enunciação de cada grupo. E, no que tange ao campo da psicologia, provoque a construção de uma clínica política que seja capaz de atuar na descolonização e emancipação de sujeitos que vivenciam diferentes tipos de dominação e opressão, cujo sofrimento psíquico encontra-se invisibilizado e encarcerado na esfera privada.
Metodologia
As discussões teórico-metodológicas que subsidiam as atividades de ensino do Núcleo de Estudos e Pesquisas É'LÉÉKO partem dos estudos pós-coloniais e, fundamentalmente, decoloniais, cujas epistemologias buscam visibilizar outros modos de conhecimentos não hegemônicos, tais como: o psiquiatra martinicano Franz Fanon, o psicólogo salvadorenho Ignacio Martín-Baró, o filósofo argentino Enrique Dussel, o sociólogo peruano Aníbal Quijano, o semiólogo e teórico cultural argentino Walter Mignolo, o sociólogo porto-riquenho Ramón Grosfoguel, a linguista norte-americana radicada no Equador Catherine Walsh, o filósofo porto-riquenho Nelson Maldonado-Torres, o antropólogo colombiano Arturo Escobar, o poeta e político martinicano Aimé Cesáire, a pensadora indiana Gayatri Chakravorty Spivak, a filosofa feminista argentina Maria Lugones, a pensadora feminista dominicana Yuderkys Espinosa Miñoso, a filósofa socialista e feminista estado-unidense Angela Yvonne Davis, a filósofa e ativista antirracista brasileira Sueli Carneiro, a antropóloga e ativista antirracista Lélia Gonzalez, entre outros. Propõe-se a discussões interdisciplinares entre psicologia, filosofia, política e cultura.
Como estratégias para fomentar a discussão, a problematização, a reflexão e a crítica sobre o tema em estudo, utilizaremos de seminários, debates coletivos, analise de vídeos e palestra com convidados/as. Os encontros deverão desencadear e subsidiar a:
1) Produção de ensaios, artigos e trabalhos de conclusão de curso;
2) Apresentação de trabalhos em eventos científicos e outros espaços pertinentes;
3) Leitura sobre racismo e relações étnico-raciais;
4) Leitura sobre estudos pós-coloniais e de(s)coloniais;
5) Publicação de artigos, ensaios e/ou resumos;
6) Realização de uma Aula Inaugural;
7) Realização da II Jornada do Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO.
Como estratégias para fomentar a discussão, a problematização, a reflexão e a crítica sobre o tema em estudo, utilizaremos de seminários, debates coletivos, analise de vídeos e palestra com convidados/as. Os encontros deverão desencadear e subsidiar a:
1) Produção de ensaios, artigos e trabalhos de conclusão de curso;
2) Apresentação de trabalhos em eventos científicos e outros espaços pertinentes;
3) Leitura sobre racismo e relações étnico-raciais;
4) Leitura sobre estudos pós-coloniais e de(s)coloniais;
5) Publicação de artigos, ensaios e/ou resumos;
6) Realização de uma Aula Inaugural;
7) Realização da II Jornada do Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO.
Resultados Esperados
• Formação de profissionais em psicologia e áreas afins capazes problematizar suas práxis no que tange as relações de poder, saber e ser engendrados pela colonialidade no contemporâneo;
• Fomento à construção de uma proposta metodológica de atendimento psicológico engajado e politizado para pessoas em situações de vulnerabilidades e violências produzidas pelo racismo, sexismo, homofobia, transfobia, etc.;
• Introdução de marcos teóricos e epistemológicos de(s)coloniais no campo da Psicologia da UFPel e áreas afins;
• Produção de trabalhos de conclusão de curso e outros trabalhos acadêmicos;
• Apresentação de trabalhos em eventos científicos;
• Publicação de artigos, ensaios, resumos em revistas, periódicos, anais, capítulos de livros, etc.;
• Organização e realização da II Jornada do Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO.
• Construção de parcerias com outros Núcleo/Grupos da UFPel e de outras IES.
• Fomento à construção de uma proposta metodológica de atendimento psicológico engajado e politizado para pessoas em situações de vulnerabilidades e violências produzidas pelo racismo, sexismo, homofobia, transfobia, etc.;
• Introdução de marcos teóricos e epistemológicos de(s)coloniais no campo da Psicologia da UFPel e áreas afins;
• Produção de trabalhos de conclusão de curso e outros trabalhos acadêmicos;
• Apresentação de trabalhos em eventos científicos;
• Publicação de artigos, ensaios, resumos em revistas, periódicos, anais, capítulos de livros, etc.;
• Organização e realização da II Jornada do Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO.
• Construção de parcerias com outros Núcleo/Grupos da UFPel e de outras IES.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MEDEIROS OLIVEIRA | 2 | 05/02/2018 | 05/02/2018 |
ANA PAULA DA ROSA VIGORITO | 2 | 02/04/2018 | 09/12/2019 |
ANDERSON LUCIANO NEGREIROS DA SILVA | 2 | 02/04/2018 | 17/12/2018 |
AYO MAIÁ FREITAS SANTOS | 2 | 02/04/2018 | 09/12/2019 |
BRUNA BARCELOS DUARTE | 2 | 25/03/2019 | 09/12/2019 |
BÁRBARA MEDINA PERES | 2 | 02/04/2018 | 09/07/2018 |
CATIANE PINHEIRO MORALES | 2 | 18/03/2019 | 29/04/2019 |
CATIANE PINHEIRO MORALES | 2 | 09/04/2018 | 17/12/2018 |
CATRINE MORTOLA SANTOS | 2 | 02/04/2018 | 02/04/2018 |
CRISTIANA VIGORITO AFONSO | 2 | 18/03/2019 | 09/12/2019 |
ELIANA DUARTE DA ROCHA | 2 | 01/04/2019 | 29/04/2019 |
ELIS ESTHER MEZA PEÑA | 2 | 02/04/2018 | 02/04/2018 |
EVELLYN GONÇALVES DA ROSA | 2 | 02/04/2018 | 17/12/2018 |
EVERTON DOMINGOS DOS SANTOS JUNIOR | 2 | 25/03/2019 | 29/04/2019 |
GEOVANA DA ROSA MACHADO | 2 | 02/09/2019 | 30/09/2019 |
HELEN CARVALHO GOMES SOARES | 2 | 10/09/2018 | 09/12/2019 |
IAGO MARAFINA DE OLIVEIRA | 2 | 02/04/2018 | 17/12/2018 |
JESSICA SOUZA OLIVEIRA | 2 | 02/07/2018 | 10/09/2018 |
JONATHAN ERICK DE FONTES | 2 | 02/04/2018 | 02/04/2018 |
JOSIANE DA COSTA MOREIRA | 2 | 02/04/2018 | 16/07/2018 |
JULIANE ANDRÉIA LUCIO SOARES | 2 | 14/05/2018 | 01/07/2019 |
JÉFERSON LUÍS DIAS DA SILVA | 2 | 16/09/2019 | 09/12/2019 |
KAREN SOARES PORTO | 2 | 02/04/2018 | 17/12/2018 |
KIZZY LESSA COUTINHO VITORIA | 2 | 02/04/2018 | 11/06/2018 |
LARISSA CHAGAS PINTO | 2 | 25/03/2019 | 10/06/2019 |
LARISSA DA SILVEIRA SOARES | 2 | 25/03/2019 | 09/12/2019 |
MARIA LEONOR MESQUITA TARQUES DA SILVA | 2 | 02/04/2018 | 17/12/2018 |
MARINA TREMPER | 2 | 02/04/2018 | 17/12/2018 |
MIRIAM CRISTIANE ALVES | 2 | 05/02/2018 | 31/12/2019 |
MONIQUE NAVARRO SOUZA | 2 | 18/03/2019 | 24/06/2019 |
MURILO TRINDADE E SILVA | 2 | ||
NATALIA FARIAS PINHEIRO | 2 | 02/04/2018 | 02/04/2018 |
PATRÍCIA MEDRONHA SOARES | 2 | 02/04/2018 | 02/04/2018 |
RAUL CARDOZO CORRÊA | 2 | 02/04/2018 | 02/04/2018 |
RENICE EISFELD MACHADO | 2 | 02/04/2018 | 23/07/2018 |
RIÃ OLIVEIRA FURTADO | 2 | 01/10/2018 | 17/12/2018 |
RUI MEDINA DELGADO | 2 | 02/04/2018 | 13/08/2018 |
SABRINA DUMMER VAZ | 2 | 20/08/2018 | 25/03/2019 |
SUELEN DE SOUZA AMARAL | 2 | 02/04/2018 | 02/04/2018 |
SUELEN LEMONS CLASEN | 2 | 02/04/2018 | 16/07/2018 |
TATIANE BORCHARDT DA COSTA | 2 | 02/04/2018 | 28/07/2019 |
THAISE CAMPOS MONDIN | 2 | 18/03/2019 | 09/12/2019 |
UELQUER GUEDES DE SOUZA | 2 | 02/04/2018 | 23/07/2018 |