Nome do Projeto
Monitoria integrada, saberes botânicos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/03/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia de Criptógamos
Resumo
Este projeto abrange quatro disciplinas na área de Botânica, lotadas no Departamento de Botânica, Instituto de Biologia. Duas destas disciplinas são oferecidas no primeiro semestre e as outras duas no segundo semestre letivo. Em todas as disciplinas o coordenador do projeto é o regente e único professor, sendo imprescindível a atuação de monitores para auxiliar principalmente nas aulas práticas. No primeiro semestre de 2018 serão oferecidas as disciplinas de Botânica Econômica e de Botânica para o curso de Museologia. Ambas as disciplinas demandam um acompanhamento semanal dos alunos através do desenvolvimento de atividades práticas e elaboração de relatórios. As disciplinas de caráter mais teórico do que prático (2T/1P) terão uma avaliação continuada ao longo do semestre, demandando um acompanhamento direto e específico para cada aluno/grupo de alunos. Desta forma, a presença de monitores nas disciplinas será importante para otimizar as discussões e elevar a qualidade dos resultados esperados. No segundo semestre de 2018, serão oferecidas as disciplinas de Morfologia e Sistemática de Criptógamas para os curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas. Estas disciplinas têm um caráter prático bastante elevado (2T/2P), além de também ter alta carga horária teórica. Especificamente para as aulas práticas, é necessário preparar material específico a cada semana, o que inclui coleta de amostras para diferentes grupos de plantas e outros organismos estudados nesta disciplina. Considerando a grande extensão de assuntos abrangidos, é necessário realizar uma ou mais saídas a campo semanais, em busca de material fresco de cada grupo taxonômico específico estudado para as duas disciplinas, que apresentam assuntos distintos ao longo do semestre. Além disto, faz-se necessário a preparação das amostras previamente, incluindo, em alguns casos, a necessidade de fixação de amostras e preparação de lâminas. Estas disciplinas também têm avaliação continuada.

Objetivo Geral

Promover o ensino de Botânica, através da colaboração de alunos monitores, para elevar a qualidade das disciplinas de Morfologia e Sistemática de Criptógamas, Botânica Econômica e Botânica para o curso de Museologia, e estimular a iniciação à docência através de práticas integradas de ensino.

Justificativa

Considerando a alta demanda para a preparação de atividades práticas, principalmente nas disciplinas de Morfologia e Sistemática de Criptógamas; considerando a avaliação continuada aplicada à estas disciplinas, bem como à Botânica Econômica e à Botânica para o curso de Museologia; considerando que o coordenador desta proposta é o responsável e único professor para estas quatro disciplinas obrigatórias dos currículos dos cursos; faz-se imprescindível a participação de alunos de graduação, na modalidade bolsistas de monitoria para auxiliar nas atividades didáticas propostas.
Além das necessidades apontadas para a otimização da qualidade de ensino para as disciplinas envolvidas neste projeto, as atividades de monitoria promovem o intercâmbio entre estudantes, aproximando os discentes de forma colaborativa e promovendo a construção do conhecimento. As atividades de monitoria são essenciais para a formação dos alunos (monitores), representando um primeiro contato com o ensino de Botânica. Estas atividades são motivadoras na formação do aluno como futuro docente, através do convívio diário com o professor regente, acompanhando a elaboração de aulas, acompanhando diretamente os discentes durante as aulas práticas e auxiliando nas discussões e avaliações continuadas das disciplinas.

Metodologia

As atividades propostas serão desenvolvidas junto às disciplinas de Morfologia e Sistemática de Criptógamas, Botânica Econômica e Botânica aplicada ao curso de Museologia. Considerando que todas estas disciplinas apresentam o coordenador deste projeto como o único professor ministrante, as atividades requerem a participação de ao menos dois monitores para atuar em atividades dentro e fora da sala de aula.
Os monitores auxiliarão o professor na coleta e preparo de material para ser observado durante as aulas práticas, incluindo a fixação de amostras e preparo de lâminas para observação em microscópio. Os monitores acompanharão as aulas práticas e auxiliarão o professor no atendimento de alunos e no acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno/grupo de alunos ao longo do semestre, através do monitoramento de atividades teóricas e práticas propostas. Os monitores estarão ainda disponíveis para auxiliar os alunos em atividades extraclasse e auxiliarão o professor na correção de relatórios de aulas práticas. Os monitores participarão de atividades de campo, auxiliando o professor a conduzir aulas teórico-práticas no Horto Botânico Irmão Theodoro Luis e arredores do Campus Capão do Leão, Herbário PEL e demais saídas de campo.

Resultados Esperados

Este projeto estimulará a prática docente através da promoção do primeiro contato do aluno monitor com o ensino de Botânica. Através da monitoria, o aluno terá contato direto com as atividades de cada disciplina e terá um convívio próximo do professor regente, trocando conhecimentos e desenvolvendo a capacidade crítica, vivenciando acontecimentos imprevisíveis e elaborando soluções criativas e práticas para cada caso. A partir desta vivência, espera-se que o monitor esteja não somente apto, mas também motivado a dar continuidade à sua formação e atuação na área de ensino.
Estas atividades, além de formar monitores na área de ensino de Botânica, também promoverão a elevação da qualidade de ensino para os discentes matriculados nas disciplinas. A interação monitor/discente promoverá a troca de conhecimentos e experiências de forma complementar as atividades propostas pelo professor. Os monitores auxiliarão o professor no acompanhamento continuado dos discentes ao longo dos semestres, promovendo a otimização do aprendizado através de uma avaliação continuada e de comunicação mais direta com cada aluno/grupo de alunos nas disciplinas.
Estas atividades elevarão a qualidade das disciplinas envolvidas através da integração de alunos monitores e do estímulo ao ensino e à pesquisa em Botânica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DAIANE RODEGHIERO VAHL2029/03/201831/12/2018
FERNANDO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO2004/05/201831/12/2018
Ingrid Medeiros Lessa2029/03/201831/12/2018
JOÃO RICARDO VIEIRA IGANCI2029/03/201831/12/2018

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