Nome do Projeto
Formação docente no Ensino Superior: contribuindo para boas práticas na docência
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Política Educacional
Resumo
A Coordenação de Pedagogia Universitária – CPU, dentro da estrutura da PRE, foi criada no ano de 2017, com o intuito de priorizar e institucionalizar as ações voltadas para a qualificação de atuação docente e administrativa nos cursos superiores da UFPel. As formações pedagógicas promovidas por intermédio do Núcleo de Formação de Professores da Coordenação de Pedagogia Universitária têm como foco promover debates e reflexões acerca dos desafios e perspectivas na educação no ensino superior, contemplando temas que envolvem o dia a dia docente. Compreendemos que o reconhecimento deste campo de saberes se faz mister para a organização e qualificação pedagógica da UFPel por tratar-se de medidas que visam auxiliar na qualificação docente, melhorando a relação na sala de aula e, consequentemente, no desempenho dos estudantes.

Objetivo Geral

Visa constituir espaços onde se pretende refletir e teorizar sobre o trabalho docente.

Justificativa

Sabe-se que o cenário educacional brasileiro tem sido palco de várias mudanças e redefinições. Um dos marcos das transformações acometidas ao âmbito educacional se circunscreve a ampliação das vagas pelo Reuni, propiciando a entrada de um vasto número de estudantes oriundos de escolas públicas na universidade. O grande contingente de novos alunos requereu a elaboração de concursos para a contratação de servidores, a criação de novos cursos e a ampliação de estruturas a fim de receber este público; paralelamente, cresce a preocupação enquanto a garantia de permanência e êxito aos estudantes advindos das mais longínquas regiões. Outro destaque se dá no ingresso de estudantes cotistas (indígenas e quilombolas) e, recentemente, portadores de deficiência, demandando da instituição um outro olhar pedagógico voltado a esta realidade.
No campo educacional, a obrigatoriedade das instituições superiores em readequar-se às novas resoluções, que incluem temas como a curricularização da extensão, atendendo uma meta do Plano Nacional de Educação, e, a despeito das licenciaturas, várias mudanças concernentes ao estágio e prática docente. Em 2017, com as alterações na Base Nacional Comum Curricular e a mudança no Ensino Médio, projeta-se impactos no ensino superior, podendo refletir na busca ou desestímulo de estudantes por determinadas áreas, como, também, a inclusão de conhecimentos na grade curricular, gerando à universidade uma dinâmica de transformação diante deste horizonte. Portanto, num contexto de significativas mudanças, na qual a educação superior também está imersa, o presente projeto visa repensar a prática docente. A participação de um monitor se mostra bastante relevante pois contribuirá com a formação do futuro profissional, aguçando no estudante um olhar crítico perante a transformação na educação que é decorrente de influências culturais, políticas, econômicas, sociais e éticas.

Metodologia

O presente projeto visa fomentar formação continuada para professores do quadro efetivo que atuam no ensino superior. Com o intuito de elevar a qualidade do ensino e aprendizagem na educação, buscamos desenvolver um espaço que contemple debates acerca da avaliação, teorias da aprendizagem, recursos tecnológicos e orientações práticas de como utilizar o Moodle e a utilização da modalidade EaD (20% nos cursos presenciais) e o perfil de necessidade dos alunos a distância, além de estudos sobre as dimensões formativas presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos, a elaboração de planos de ensino, o que esperar dos alunos formados pela universidade no que tange à atuação no mundo do trabalho (perfil do ingresso), oficinas sobre a elaboração de projetos de ensino e o compartilhamento de propostas de práticas docentes interdisciplinares e multidisciplinares. As atividades( oficinas, mesas-redondas, minicursos e palestras) terão duração de 140 horas, estruturado em 12 encontros presenciais e 20 horas destinadas a atividades à distância.
A proposta também visa realizar um fórum de debates de forma virtual, no qual os palestrantes instigam os docentes sobre questões problematizadoras na área da educação; haverá disponibilização de documentos(decretos, Plano Nacional de Educação, LDBEN, artigos, entre outros) a fim de estimular o debate presencial e confecção de textos produzidos pelos participantes sobre os temas debatidos nos encontros. Ao final do curso, cada participante contará com o material trabalhado durante as formações.

Resultados Esperados

Promover a reflexão pedagógica sobre a prática docente e o estímulo a elaboração de prática inovadoras, atingindo diretamente 300 professores e, indiretamente, cerca de 3600 estudantes.
A formação continuada com os profissionais da educação pretende suscitar debates e reflexões acerca dos problemas que envolvem a área educacional, a fim de promover mudanças na prática escolar. O intuito de promover uma formação continuada está no fato de despertar uma "desacomodação" nos sujeitos envolvidos, bem como apresentar experiências motivantes e aplicáveis em aula. Também ressaltar a importância de debater assuntos que tangem à educação na esfera da política educacional (avaliação externa) e que refletem na imagem da instituição superior. Auxiliar os profissionais da educação na tomada de consciência sobre os fatores que estão ingeridos na educação brasileira, bem como ressaltar a importância do educador na emergência de uma sociedade mais justa e igualitária.

Indicadores, Metas e Resultados

Os docentes serão convidados a produzirem textos atinentes à educação para serem publicados no formato de e-book.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE NUNES DA CUNHA DE MEDEIROS402/04/201830/11/2018
CECÍLIA DE OLIVEIRA VOLOSKI2004/05/201814/10/2018
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS402/04/201830/11/2018
FERNANDO DA SILVA CAMARGO402/04/201830/11/2018
GABRIEL GAIA DUARTE2004/05/201819/11/2018

Página gerada em 25/04/2024 04:53:50 (consulta levou 0.036308s)