Nome do Projeto
Projeto de Ensino e Treinamento da Empresa Junior de Administração
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/05/2018 - 05/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
O Projeto de Ensino Desenvolvimento de Empresa Junior do Curso de Administração EMAD Jr. é uma iniciativa que usufrui da experiência adquirida ao longo de muitos anos de trabalho. A história da EMAD Jr. começa entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000. Na sua fundação denominava-se ENE Jr. - Empresa de Novos Empreendedores. Porém, com a finalidade de definir claramente a sua área de atuação, teve trocado seu nome para o que é hoje, EMAD Jr. No princípio, começou a prestar serviços para a Universidade (UFPel), comunidade de Pelotas e região, crescendo rapidamente. No II Encontro Gaúcho de Empresas Juniores (EGEJ), em outubro de 2000, fez parte da diretoria de fundação da FEJERS - Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Sul - e, neste evento, obteve a oportunidade de sediar o III Encontro Gaúcho de Empresas Juniores, realizado na cidade de Pelotas no mês de julho de 2001. Os anos seguintes, 2002 e 2003, foram marcados pela estagnação da empresa, pelo fato de a mesma não possuir um processo bem definido de gestão do conhecimento e sofrendo bastante com a saída de seus fundadores. A partir deste momento, a empresa passou a preocupar-se em manter seus registros organizados e atualizados, desenvolvendo ferramentas como manuais operacionais, relatórios de projetos desenvolvidos, atas com o máximo de informações possíveis, tudo isso para que a transferência de conhecimento ocorresse de maneira mais eficiente, facilitando assim o processo de transição que se dá durante as trocas de gestão. No ano de 2004 a EMAD Jr. retorna ao Movimento Empresa Júnior (MEJ), participando com a maior delegação no IV EGEJ, realizado em Santa Maria - RS. No ano seguinte, outro importante passo: a total regulamentação fiscal da EMAD Jr. em consonância com os critérios estabelecidos pela Confederação Nacional de Empresas Juniores - Brasil Júnior. No mesmo ano, a empresa filia-se à FEJERS durante a realização do VI EGEJ, novamente na cidade de Pelotas. Além disso, du

Objetivo Geral

Desenvolver atividades na Empresa Júnior buscando a formação integral, crescimento profissional e humano de seus membros, por meio da prestação de serviços dentro de suas respectivas áreas de atuação, da promoção da integração entre a sociedade, empreendedores, empresas e UFPel.

Justificativa

O projeto da empresa Jr. do Curso de Administração tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos um ambiente de ensino onde possam ampliar e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Entende-se, com isso, que a Empresa Júnior configura-se como espaço pedagógico no âmbito do curso de Administração.
As atividades administrativas e de consultoria apontam para a manutenção de um status de reconhecimento e credibilidade da Empresa Júnior e dos alunos de Bacharelado em Administração e dos cursos de Gestão da FAT-UFPel frente ao mercado e às organizações locais, sejam elas de cunho público ou privado.
O trabalho desenvolvido pelos alunos envolvem: estudos, treinamento e consultoria em empresas da cidade de Pelotas e região em diversas áreas; desenvolvimento de trabalhos de cunho acadêmico tais como: organização de eventos, seminários e palestras que contribuem não apenas para o desenvolvimento dos integrantes da equipe de trabalho da Emad Jr., mas também servem como retorno aos demais alunos da FAT

Metodologia

O método de trabalho norteador do projeto sustenta-se nos quatro pilares básicos da educação, sugeridos por Delors et al (2000):
- APRENDER A CONHECER: aquisição e domínio de instrumentos de compreensão;
- APRENDER A FAZER: saber por em prática e agir sobre o meio envolvente;
- APRENDER A VIVER JUNTOS: participar e cooperar com outros em todas as atividades humanas; e,
- APRENDER A SER: desenvolvimento completo do indivíduo: espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, ou seja, aprender a formar juízos de valor nas diferentes circunstâncias da vida.

Resultados Esperados

Instrumentalizar o estudante para o trabalho profissional de excelência na Administração;
Formar o estudante no planejamento, na análise de dados e na obtenção de resultados finais de projetos ligados ao currículo teórico do curso de Administração;
Consolidar uma política gerencial de P&D de produtos e serviços;
Prestar serviços de consultoria e assessoria de qualidade e a baixo custo para potenciais clientes; e,
Estabelecer parcerias com o setor público e privado com vistas ao desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável da região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO ÁVILA DA SILVA1205/05/201805/04/2020
CAMILA SILVA GONZALES1205/05/201826/09/2018
CAROLINA NOBRE VIEIRA WILLIS1205/05/201819/10/2018
DIEGO DA SILVA FONSECA1205/05/201805/04/2020
FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJA405/05/201805/04/2020
FRANCIELLE MOLON DA SILVA205/05/201805/05/2018
GISELE NÖRNBERG1205/05/201805/04/2020
HENRY CARVALHO DA ROSA TIMM1205/05/201805/06/2018
LUCAS LOPES HARTMANN1205/05/201805/04/2020
LUIS HENRIQUE CUIMBRA CONCEIÇÃO JUNIOR1205/05/201826/09/2018
MARCOS AFONSO VAN DE SANDE DE OLIVEIRA1205/05/201805/04/2020
MARIA ISABEL RODRIGUES ROSINHA1205/05/201805/06/2018
MARTINA HARTWIG STRELOW1205/05/201831/07/2018
NATHALIA DE OLIVEIRA1205/05/201805/04/2020
NURIAN MARIA OLIVEIRA DE AZAMBUJA1205/05/201831/07/2018
OSVALDO FRANCISCO MEDEIROS DA SILVA1205/05/201805/04/2020
RAFAEL DE SOUZA SILVA1205/05/201826/09/2018

Página gerada em 23/12/2024 11:04:30 (consulta levou 0.040327s)