Nome do Projeto
Desenvolvimento de atividades de apoio às disciplinas de Química de Alimentos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
As disciplinas de Química de Alimentos são disciplinas obrigatórias e consideradas básicas, visto que são ministradas no segundo e terceiro semestre aos Cursos relacionados à área de alimentos como Bacharelado em Química de Alimentos e Tecnologia em Alimentos. A Química de Alimentos é um dos tópicos principais da Ciência dos Alimentos, tratando da composição química, das propriedades, bem como das transformações durante o processamento e armazenamento de alimentos. Estas disciplinas são a base para que o aluno possa compreender as disciplinas relacionadas ao processamento de alimentos em semestres mais avançados.

Objetivo Geral

Propiciar apoio às atividades relacionadas as disciplinas de Química de Alimentos.

Justificativa

Tem-se observado dificuldade da maioria dos alunos em compreender e acompanhar o conteúdo das disciplinas de Química de Alimentos, resultando, muitas vezes, em baixo desempenho. Esse resultado é consequência, do conhecimento insuficiente advindo do ensino médio, do grande volume de conteúdo em tais disciplinas, assim como da falta de capacidade de abstração para compreender as estruturas do estudo da química. Além disto, cabe ressaltar que tais disciplinas são consideradas mistas, pois além das aulas teóricas há aulas práticas. Assim, considera-se a necessidade de um aluno-monitor para auxiliar nas atividades relativas e estas disciplinas.

Metodologia

Será organizado um grupo de estudos a fim de que sejam realizadas leituras dinâmicas de livros disponibilizados, discussão de casos, visualização de vídeos, etc.
O aluno-monitor orientará os alunos em atividades de ensino-aprendizagem como na realização de exercícios; irá auxiliar na preparação de material didático e realizar pesquisas bibliográficas;
Auxiliará no planejamento e execução de aulas práticas, incluindo testes de metodologias, preparo de soluções e na manutenção da organização do laboratório; assim como no acompanhamento e auxilio de análises rotineiras do laboratório de Análises Físico-Química de Alimentos em atividades de extensão e pesquisa.

Resultados Esperados

Como principal resultado espera-se obter maior rendimento dos alunos matriculados nas disciplinas de Química de Alimentos e para o aluno monitor, auxiliar na sua formação acadêmica, através da ampliação de seus conhecimentos no assunto, além de desenvolver relações interpessoais, exercer liderança e treinar a dinâmica de ensino.

Como principal impacto espera-se obter por parte dos alunos maior aproveitamento das disciplinas de tecnologia e processamento de alimentos ministradas em semestres mais avançados, as quais precisam do conhecimento adquirido nas disciplinas de Química de Alimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES216/04/201831/12/2018
CRISTINE RAMOS ZIMMER116/04/201831/12/2018
Dionessa Winter Leitzke116/04/201831/12/2018
GLÓRIA CAROLINE PAZ GONÇALVES2004/05/201831/12/2018
cleuza pedroso rosa116/04/201831/12/2018

Página gerada em 20/04/2024 07:19:30 (consulta levou 0.028671s)