Nome do Projeto
CaFe com Química
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Interdisciplinar
Resumo
Em uma rápida enquete realizada no ano de 2016 com 71 alunos cursando a disciplina de Química Aplicada à Conservação e Restauração I, do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, foi constatado que cerca de metade dos alunos declararam não ter conhecimentos básicos de química do ensino médio. Após essa constatação, um projeto de monitoria presencial com aluno monitor e professor foi proposto e conduzido. Ao final do semestre, contudo, notou-se que essa metodologia precisava ser complementada, de modo que na disciplina de Química Aplicada à Conservação e Restauração II manteve-se a monitoria e ainda desenvolveu-se e disponibilizou-se uma página na plataforma Moodle. Após o término do semestre, considerando a combinação de monitoria presencial com a plataforma Moodle, conduziu-se avaliação das atividades e conversas com os alunos, com o objetivo de melhor compreender porque as dificuldades ainda se mantinham e porque tanto uma quanto outra metodologia fora pouco utilizada pelos alunos. A partir disso, em 2017, foi criado outro projeto, intitulado CaFe com Química, assim como este, objetivando elucidar dúvidas num café da manhã coletivo no Museu do Doce, em sábados de manhã. Considerando o excelente desempenho dos alunos que frequentaram devidamente o projeto (desempenho nas disciplinas de “Química Aplicada à Conservação e Restauração I”, “Química Aplicada à Conservação e Restauração II”, “Conservação Preventiva I” e “Métodos, Exames e Análise de Materiais”), este projeto dá continuidade àquele iniciado em 2017.

Objetivo Geral

Este projeto de ensino tem como objetivo geral fornecer uma ferramenta alternativa a alunos das disciplinas de “Química Aplicada à Conservação e Restauração I”, “Química Aplicada à Conservação e Restauração II”, “Conservação Preventiva I” e “Métodos, Exames e Análise de Materiais” do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, para que os mesmos tenham melhores oportunidades para elucidarem dúvidas na área das disciplinas e ainda melhorarem suas habilidades de interpretação de textos usados em sala de aula.

Justificativa

Como acima mencionado, no primeiro semestre de 2016, tendo em vista a elevada dificuldade dos alunos ingressantes no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel com a disciplina de Química Aplicada à Conservação e Restauração I, elaborou-se e conduziu-se um projeto de monitoria presencial com aluno monitor e professor.

Ao longo do semestre, a monitoria oferecida das 18 às 18h50 foi pouco utilizada pelos alunos. A grande maioria deles, contudo, alegou que não conseguia estar presente pelo fato de trabalharem durante o dia. No segundo semestre decidiu-se, então, por criar uma página no Moodle com fórum de dúvidas online, além de monitoria presencial que poderia ser agendada para os finais de semana. Novamente, ambas alternativas foram pouco utilizadas pelos alunos.

Em 2017, pensando em alternativas para atrair os alunos para discutirem assuntos relacionados às disciplinas de química do curso, se propôs o projeto “CaFe com Química”; Ca do elemento cálcio e Fe do elemento ferro. A ideia foi promover uma atividade mais prazerosa e descontraída, incluindo um café da manhã no Museu do Doce. Embora apenas duas alunas tiveram frequência maior ou igual a 75%, o desempenho de ambas foi considerado excelente nas 4 disciplinas que ministro neste Curso, e que foram acima citadas. Destaca-se que, mesmo no ano de 2017, os alunos que trabalhavam durante a semana poderiam agendar monitorias aos finais de semana e o CaFe com Química se deu aos sábados de manhã.

Este projeto, portanto, considerando o excelente resultado obtido no CaFe com Química do ano de 2017, dá continuidade a ele.

Metodologia

De modo a atingir os objetivos específicos acima apresentados, as monitorias serão realizadas em uma atividade mais descontraída, envolvendo um café da manhã num espaço especificamente destinado no Museu do Doce. Os encontros serão periódicos e envolverão discussões de aspectos mais relevantes dentro das disciplinas aqui consideradas e de dificuldades de compreensão textual enfrentadas pelos alunos. Dentro da atividade também se terá espaço para discussões mais amplas a respeito da atuação profissional, as quais muitas vezes se tornam limitadas dentro da sala de aula, e também de elucidar dúvidas mais básicas de ensino médio. Todas as atividades deverão envolver pelo menos um aluno monitor.

Resultados Esperados

Como resultados e impactos esperados, tem-se:
1) melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem dos alunos das referidas disciplinas;
2) diminuir a reprovação e a evasão no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel;
3) desenvolver/otimizar abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas que impactem positivamente no desempenho dos alunos das referidas disciplinas;
4) contribuir na formação acadêmico-profissional do aluno monitor por experiências de orientação relacionadas à atividade docente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA CRISTINA GENTIL DOS SANTOS207/04/201803/08/2018
SANDRA REGINA XAVIER CAVALHEIRO207/04/201803/08/2018
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI207/04/201803/08/2018

Página gerada em 27/05/2024 01:18:10 (consulta levou 0.105382s)