Nome do Projeto
Aprendendo farmacologia através de seminários e casos clinicos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/04/2018 - 30/01/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Farmacologia
Resumo
A disciplina de farmacologia é faz parte da grade curricular básica de vários cursos. Atualmente, percebe-se que nas disciplinas de farmacologia para o curso de Veterinária, Psicologia e Enfermagem existe dificuldade na compreensão dos conteúdos e correlação dos conteúdos aprendidos e a futura prática profissional destes discentes.

Objetivo Geral

Discutir princípios farmacológicos básicos, mecanismos de ação dos fármacos que atuam no organismo humano, enfatizando os princípios farmacodinâmicos, farmacocinéticos, interação medicamentosa e os efeitos adversos.

Justificativa

O estudo de Farmacologia necessita do pré-conhecimento de bioquímica e fisiologia para a compreensão do que venha a ser farmacodinâmica, farmacocinética e efeitos adversos de fármacos independente da aplicação clinica indicada. Muitas vezes, os alunos quando cursam estas disciplinas percebem lacunas nos aprendizados anteriores que dificultam a compreensão dos temas discutidos em sala de aula. Em anos anteriores, diversos monitores relataram melhor compreensão dos conteúdos quando necessitavam explicar conteúdos das disciplinas aos colegas de semestre anteriores. Isto provavelmente acontecia por um processo de aprendizados subsequente à disciplina.
Desta forma, este projeto pretende além do atendimento individualizado ao aluno, a utilização de diferentes estratégias de ensino com o intuito de melhorar o aprendizado e a compreensão dos conteúdos vistos nas aulas teóricas.

Metodologia

As atividades extra-classe serão as reuniões para orientação dos alunos (colaboradores/monitores) para selecionar e discutir artigos, construir casos clínicos e modelos/materiais/estratégias /vivências ou recursos pedagógicos sobre temas selecionados que serão discutidos na sala de aula das disciplinas da Farmacologia dos cursos de veterinária, psicologia, enfermagem.
As atividades em sala de aula , os monitores deverão auxiliar na compreensão dos temas propostos utilizando os materiais previamente selecionados e auxiliar nas discussões e auxiliar nas atividades práticas.
Ajudar na organização de grupos de estudo/trabalho deste a concepção até a realização.
Prestar monitoria aos alunos das disciplinas de Farmacologia quando solicitado em horários não regulares da disciplina.

Resultados Esperados

O projeto pretende o reforçar o entendimento e a compreensão dos conteúdos da Farmacologia Básica e aplicada a cada área de formação acadêmica.
Desenvolver aprendizagem critica e científica.
Diminuir a evasão e a repetência.
Incentivar a futura prática docente destes alunos monitores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LOURENCO DA SILVA630/04/201830/01/2019
ANA CRISTINA KALB2002/05/201820/07/2018
LUCIANO MAFFEI FARIAS DE OLIVEIRA2020/07/201831/12/2018
MARYSABEL PINTO TELIS SILVEIRA430/04/201830/01/2019

Página gerada em 23/04/2024 16:22:58 (consulta levou 1.809930s)