Nome do Projeto
Fisiologia para a Nutrição III
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
A disciplina de Fisiologia é ofertada nos primeiros semestres do curso de Nutrição, sendo a base para várias disciplinas do ciclo profissionalizante. Assim sendo, o aproveitamento da disciplina em sua plenitude irá fornecer uma base sólida para a formação do profissional. O aprendizado de qualquer disciplina é favorecido quando existe uma equipe trabalhando para este fim, visto que as chances do aluno encontrar alguém com quem tenha maior afinidade para discutir os assuntos abordados e esclarecer dúvidas são maiores. Desta maneira, o presente projeto almeja formar um grupo de monitores do curso e para o curso de Nutrição, visando facilitar, aprofundar e consolidar o estudo da Fisiologia para que haja o aproveitamento pleno das disciplinas.

Objetivo Geral

Formar monitores para atender as disciplinas de Fisiologia I e Fisiologia II do curso de Nutrição.

Justificativa

No últimos anos houve um aumento significativo no número de alunos que cursam a disciplina de Fisiologia ofertada para o curso de Nutrição, o que dificulta o atendimento destes alunos pelo professor responsável, tanto durante o período de aula quanto em atividades extra-classe. Os monitores, além de fornecerem um suporte para as atividades de ensino, terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em Fisiologia e também de aprimorarem suas habilidades no processo de transmissão de conhecimento.

Metodologia

1. Acompanhamento da disciplina durante o semestre.
Semanalmente os monitores irão acompanhar o conteúdo ministrado pelo professor nas disciplinas de Fisiologia para o curso de Nutrição. Sempre que desejar, mas não obrigatoriamente, o monitor irá assistir às aulas teóricas. Sempre que possível, mas não obrigatoriamente, o monitor irá auxiliar no preparo e na execução das aulas práticas.
2. Discussão do conteúdo ministrado
O professor ministrante irá reunir-se com os monitores a cada duas semanas para discutir os assuntos abordados nas aulas, esclarecer qualquer dúvida e orientar quanto às melhores maneiras de revisar/abordar os assuntos com os alunos.
3. Preparo de material didático
Os monitores irão preparar questões de estudo, que serão repassadas para os alunos após revisão e discussão com o grupo e com o professor ministrante. Os monitores também farão a busca de artigos científicos e material de apoio às aulas, que serão disponibilizados no ambiente virtual da monitoria (Google drive).
4. Atendimento aos alunos.
Os monitores terão duas horas semanais disponíveis para atendimento aos alunos,sendo que o horário e local serão definidos após consulta às turmas. Como sugestão, para a Fisiologia I o horário de atendimento será das 12:30 às 13:30h, nas terças e quartas feiras, no Departamento de Fisiologia e Farmacologia (campus Capão do Leão). Para a Fisiologia II, o horário de atendimento será das 17:00 às 18:00h, nas quartas feiras,e das12:15 as 13:15h, nas quintas feiras, na Faculdade de Nutrição (campus Anglo). Os monitores também poderão marcar outros horários para atendimento caso os alunos não possam nos horários fixados; nestes casos, o contato será feito através do e-mail da monitoria.
5. Aulas de reforço
Na semana anterior a cada prova, os monitores ministrarão uma aula revisando os principais conteúdos abordados, nas sextas feiras à tarde.

Resultados Esperados

Com relação aos monitores, espera-se que, ao final do projeto, tenham desenvolvido ou aprimorado habilidades didáticas e que tenham aprofundado seus conhecimentos em Fisiologia.
Com relação aos alunos, espera-se que, ao final do semestre, tenham reconhecido ou fortalecido a importância da Fisiologia para a sua formação, que tenham buscado auxílio extra-classe e que tenham obtido aprovação.
Com relação à disciplina, espera-se que ao final de cada semestre seja observado um aumento no número de aprovações em relação ao semestre anterior , ou seja, que haja um melhor aproveitamento da disciplina.
Com relação aos professores, espera-se que, ao final do projeto, tenham proporcionado um melhor ambiente para o processo de ensino-aprendizado.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA LEITE MACHADO423/04/201803/08/2018
ANA CAROLINE ROCHA ROMANCINI423/04/201831/12/2018
BRUNA KLASEN SOARES423/04/201831/12/2018
BRUNA VAZ DA SILVA423/04/201803/08/2018
DANILO GOMES RIBEIRO523/04/201831/12/2018
DENISE CALISTO BONGALHARDO223/04/201831/12/2018
GISELE DA SILVA DIAS423/04/201831/12/2018
JENYFFER SESSI FIALHO423/04/201831/12/2018
JULIANA GOULART ZILLI416/08/201831/12/2018
JULIANE BRISTOT PROSCZEK516/08/201831/12/2018
KAMILA ZILLE COELHO416/08/201831/12/2018
KARINA DA ROCHA SOUZA216/08/201831/12/2018
KATERIN MILENA GALLEGOS SOSA423/04/201803/08/2018
KATRINE NUNES DA COSTA416/08/201831/12/2018
KELVIN RUAN DA SILVA ANDRADE623/04/201803/08/2018
LARISSA BARZ DE VARGAS423/04/201831/12/2018
LARISSA SANDER MAGALHÃES423/04/201831/12/2018
LAURA BACKES KUNZLER423/04/201803/08/2018
LAUREN KOLLING PEREIRA423/04/201803/08/2018
MAIRA OLIVEIRA ITORBIDE416/08/201831/12/2018
MARIANA CORREA FELIPE416/08/201831/12/2018
MARIANA PARRON PAIM423/04/201831/12/2018
MARINA GABRIELLA CALVETE MARTINS523/04/201831/12/2018
MARINA SOARES DE OLIVEIRA423/04/201831/12/2018
MILENA DA SILVA LANGHANZ423/04/201831/12/2018
PAOLA QUEVEDO DA COSTA423/04/201831/12/2018
PAULINE TAVARES GONCALVES PRESTES423/04/201803/08/2018
RAFAELA MAGALHÃES JORGE DE MORAES416/08/201831/12/2018
RAPHAELA CASSOL PICCOLI416/08/201831/12/2018
TAIS KOPP DA SILVEIRA423/04/201803/08/2018
VANESSA MOTA TEIXEIRA416/08/201831/12/2018

Página gerada em 06/08/2020 21:49:37 (consulta levou 0.064223s)