Nome do Projeto
Projeto de ensino: Odonto Tech
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 11/03/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Este programa trata de um projeto de ensino voltado para o desenvolvimento de conhecimentos de empreendedorismo, inovação e tecnologia em saúde no ambiente acadêmico. Pode ser considerado como agente articulador e executor de ações que visam à promoção da expansão de conhecimentos dos alunos egressos para melhor prepara-los para o mercado de trabalho. O impacto desse projeto contribui para o fomento à atividade empresarial e a capacitação da comunidade acadêmica para o empreendedorismo e à inovação. O ensino tecnológico ocorre quando universidades se compromete no desenvolvimento de múltiplas habilidades dos alunos, criando um ambiente de estímulo a processos de inovação.

Objetivo Geral

- O projeto irá desenvolver conhecimento sobre empreendedorismo e inovação tecnológica, além de habilitar os alunos a planejar, estudar e ensinar, capacitando-os em didática de ensino e habilidade de oratória. Além disso, será desenvolvido as capacidades de organização, desenvolvimento acadêmico e habilidade docentes frente ao desafio de trabalhar o empreendedorismo.
- Busca a reflexão sobre o contexto do empreendedorismo e de inovação tecnológica com o intuito de contribuir para o
aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem, através de atividades que promovam o desenvolvimentos de conhecimentos a cerca do mundo dos negócios.
- Busca o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes em atividades
não disciplinares, a partir dos conhecimentos adquiridos.

Justificativa

O projeto de ensino se faz amplamente necessário tendo em vista a deficiência que os alunos das graduações tem ao se lançarem para o mercado de trabalho. Sendo o programa, composto por um conjunto articulado de ações como grupo de estudos, cursos, eventos e prestação de serviços de caráter multidisciplinar à comunidade acadêmica. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e no ambiente de empreendedorismo e inovação, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum que é fortalecer o aprendizado dos estudantes egressos no ensino superior.

Metodologia

Realizar, discutir e estudar o universo do empreendedorismo e os avanços na inovação tecnológica com os alunos de graduação em odontologia. Para isso, será promovido grupo de estudos, eventos com empreendedores que se destacaram no mundo dos negócios, visitas à escolas da cidade de Pelotas para inserir os conhecimentos de business na construção pedagógica desses alunos, além de incentivo e auxilio à participação em projetos tecnológicos de saúde, envolvendo atividades de pesquisa e desenvolvimento de parceria com empresas de forma que os alunos vivenciem a aplicação tecnológica e empreendedora na prática.
A prestação de consultorias, orientações e mentorias serão um dos pilares para a construção do processo de ensino-aprendizagem dos alunos de graduação . Além disso, a prospecção de novos espaços de inovação dentro da universidade e a oferta de auxílio nos processos de operacionalização administrativa de projetos tecnológicos como startups e empresas juniores, bem como o processo de incubação, incentivará os alunos a colocarem em prática suas ideias de negócios.
A participação ativa na disciplina de empreendedorismo para a pós-graduação e a criação da disciplina para a graduação também são uns dos pilares do projeto.

Público-alvo: alunos de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e professores.

Resultados Esperados

Através das atividades deste programa se criará um ambiente de aprendizagem e uma rede de empreendedorismo e inovação. Os impactos das ações do programa junto ao corpo discente serão o conhecimento dos processos para criação de startups, empresas juniores ou micro-empresas, atualização sobre o mundo do empreendedorismo, desenvolvimento de conhecimentos sobre a elaboração de planos de negócios, gestão de pessoas, administração financeira e recursos humanos. Com isso, espera-se que haja um aumento nas iniciativas empreendedoras dos alunos, além de um melhor preparo para a inserção destes no mercado de trabalho.



Indicadores, Metas e Resultados

A proposta do projeto está de acordo com o artigo 3o-B da Lei 10.973/2004, o qual estabelece o incentivo à criação, implantação e consolidação de ambientes promotores da inovação pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. sendo assim, as ações do projeto oportunizarão ganhos de produtividade e geração de desenvolvimento permanente, com o desenvolvimento dos conhecimentos dos discentes a cerca do tema. O desenvolvimento da capacidade de organização, da habilidade, responsabilidade e autoconfiança que o aluno de graduação envolvido adquirirá ao longo do projeto, participando das atividades de ensino relacionadas a ele, irá prepará-lo de forma eficiente para o mercado de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA FERNANDES DA SILVA101/05/201811/03/2019
ANDRESSA DA SILVA BARBOZA201/05/201831/12/2018
EVANDRO PIVA101/05/201811/03/2019
GEORGIA ARLA CABRERA KHADER2001/05/201811/03/2019
MARIBEL DOS SANTOS MACHADO214/06/201826/07/2018
MATEUS COSTA SILVEIRA2004/05/201831/12/2018
RAFAEL GUERRA LUND101/05/201811/03/2019

Página gerada em 20/04/2024 03:29:21 (consulta levou 0.030382s)