Nome do Projeto
Desenvolvimento de um catálogo digital com sementes crioulas de espécies cultivadas
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Resumo
O melhoramento genético é o ajustamento genético das plantas aos componentes físicos, biológicos, econômicos e sociais (Miranda Filho, 1994), sendo assim uma atividade dinâmica, necessitando de ajustes genéticos para se adaptar ao ambiente, que é variável em função dos diferentes fatores que os compõem. O objetivo do melhoramento genético é o desenvolvimento de variedades melhoradas através da ampliação da variabilidade genética por meio de cruzamentos artificiais seguido da recombinação. A variabilidade genética é um fator fundamental para programas de melhoramento vegetal, só que grande parte dessa variabilidade foi perdida ao longo de anos de seleção e cultivo intenso de cultivares melhoradas. Assim, estratégias de conservação de recursos genéticos devem ser implementadas. A maior parte da disciplina de Melhoramento Vegetal é ministrada de modo teórico, ou seja, sem que os alunos tenham um contato mais aprofundado com temas atuais e relevantes. Nesse sentido essa proposta visa desenvolver uma ferramenta didático pedagógica para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A disciplina aborda os métodos de seleção de indivíduos superiores, ferramentas de biotecnologia para acelerar o processo e a conservação de recursos genéticos. Dentre os recursos genéticos estão as variedades crioulas, que é o tema dessa proposta. Assim, busca-se construir um catálogo com imagens das variedades crioulas de diferentes espécies cultivadas, assim como os conhecimentos locais associados a essas variedades. Esse catálogo será utilizado nas aulas visando proporcionar um contato mais aprofundado dos alunos com o tema conservação da variabilidade genética.

Objetivo Geral

Criar de um catálogo digital contendo imagens de sementes crioulas de diferentes plantas cultivadas visando a demonstração da variabilidade genética das espécies.

Justificativa

Nos últimos anos, a disponibilização de cultivares melhoradas, com alto potencial produtivo, tem mudado o modelo da agricultura, ameaçando a tradição das variedades crioulas. O melhoramento de plantas visa selecionar indivíduos superiores e tolerantes as condições ambientais adversas. No entanto, o constante processo de seleção ao longo dos anos, resultou num estreitamento da variabilidade genética nas cultivares superiores. Nesse sentido, se a variabilidade genética remanescente for perdida, não será possível desenvolver novos genótipos para atender as demandas futuras.
As variedades crioulas foram selecionadas durante décadas, num sistema de troca entre os agricultores, passadas de geração para geração e preservadas pelos próprios agricultores, guardiões ou bancos de sementes. As variedades crioulas assim como o conhecimento local agregado deve ser preservado, para que a variabilidade presente nessas variedades possa ser utilizada no desenvolvimento de novos genótipos. A conscientização da preservação desse patrimônio deve partir das instituições de ensino, e é nessa perspectiva que essa proposta se insere, através do desenvolvimento de ações para formação de profissionais da área da agricultura que tenham conhecimento da importância da manutenção e preservação de variedades crioulas. Dentre essas ações está o desenvolvimento de um catálogo com imagens e informações relacionada à conservação das variedades crioulas, sumarizando a variabilidade genética presente na região. Esse catálogo vai auxiliar na prática de ensino-aprendizagem referente ao tema de variabilidade genética, que até o momento vinha sendo tratado apenas de forma teórica.

Metodologia

Serão feitas visitas em propriedades de agricultores familiares visando obter imagens de variedades crioulas e informações relacionadas a essas variedades. Também será feito uma visita a Feira de Sementes Crioulas, que ocorre no município de Canguçu. Nessa feira serão obtidas imagens de sementes de variedades crioulas assim como a obtenção de informações referentes a essas variedades. A partir do conjunto de imagens e informações obtidas será desenvolvido um catálogo digital.

Resultados Esperados

Com a execução dessa proposta espera-se obter material didático para ser utilizado na disciplina de melhoramento vegetal. O catálogo demonstrando parte da variabilidade genética existente em algumas das espécies vai facilitar o entendimento dos alunos, de modo a complementar as aulas teóricas. Busca-se ainda resgatar e manter o conhecimento empírico dos agricultores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE PEREIRA DE JESUS2004/05/201831/12/2018
ANTONIO COSTA DE OLIVEIRA101/05/201831/12/2018
CAMILA PEGORARO101/05/201831/12/2018
JEAN DE OLIVEIRA LOUZADA801/05/201831/12/2018
LUCIANO CARLOS DA MAIA101/05/201831/12/2018

Página gerada em 19/04/2024 10:03:46 (consulta levou 0.083947s)