Nome do Projeto
Monitoria interdisciplinar de Cálculo A, Álgebra Linear, Cálculo B e Equações Diferenciais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/04/2018 - 22/04/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
Essa atividade propõe a criação de um ambiente de apoio acadêmico e aprendizado comum entre as quatro disciplinas básicas de Matemática das grades curriculares dos cursos de Engenharia do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, bem como cursos de Engenharia e Ciências Naturais e Exatas em geral: Cálculo A, Álgebra Linear, Cálculo B e Equações Diferenciais. Alunos monitores disponibilizarão horários de atendimento que contemplem simultaneamente as disciplinas mencionadas, de modo a otimizar o número de horários e possibilitando a interação dos alunos de vários níveis num mesmo ambiente, por exemplo, um aluno de Cálculo A pode ser atendido juntamente com um aluno de Equações Diferenciais, gerando um ambiente de compartilhamento de conhecimentos e experiências, por parte dos alunos monitores e pelos próprios alunos que buscam atendimento, onde possam interagir e se auxiliarem mutuamente. A interdisciplinaridade proposta é motivada pelo fato que o aprendizado falho de qualquer uma das disciplinas que o projeto se compõe sem dúvida afeta no aprendizado das demais, visto que elas são naturalmente interligadas não apenas por serem disciplinas de Matemática, mas também por apresentarem ementas que se complementam, e que formam em seu conjunto toda base de ferramentas matemáticas para resolução de problemas de Engenharia e ciências em geral. Perceber como as mesmas se conectam fornece uma visão ampla de como a Matemática e suas ferramentas podem ser utilizadas na resolução de problemas do mundo real. De maneira mais imediata o aluno que visualiza as conexões entre essas disciplinas se torna mais preparado, e pode dar ênfase no aprendizado de tópicos que posteriormente serão úteis nas disciplinas seguintes de Matemática e até mesmo nas disciplinas específicas e profissionalizantes.

Objetivo Geral

Dar suporte aos alunos que apresentem dificuldades em conteúdos referentes às disciplinas relacionadas ao projeto, incluindo dificuldades em conteúdos básicos anteriores ao curso de graduação. Visando aprimorar a qualidade de ensino das disciplinas, uma vez que favorece a adoção de novas metodologias de ensino, bem como impulsiona o exercício da pesquisa acadêmica, permitindo uma contínua associação entre teoria e prática e assim colaborando com a Universidade para oferecer um ensino superior de maior qualidade, formando profissionais capazes de promover a adequada utilização do conhecimento teórico-prático às mais diversas situações encontradas no seu ambiente de trabalho.

Justificativa

As disciplinas que o projeto contempla se destacam por exigirem bastante estudo e dedicação para o aprendizado, não apenas devido a extensão de suas emendas, mas em muitos casos junto a isso, fatores como deficiências de aprendizagem da matemática básica trazidas do ensino fundamental e médio dos alunos. O professor em aula nem sempre consegue dar o suporte individualizado que o aluno necessita para preencher lacunas fundamentais para seu aprendizado e consequente aprovação na disciplina. Como consequência dessas dificuldades, as disciplinas mencionadas se destacam por índices significativos de desistência e reprovação.
Dentro desse contexto a atividade de monitoria tem papel importante na busca de transpor as dificuldades do aprendizado das disciplinas de matemática do ensino superior. Favorece tanto o aluno monitor, quanto ao aluno que necessite de apoio pedagógico para sanar dúvidas de aprendizagem. A população estudantil ganha, qualitativamente, pois o monitor, por ser um integrante da mesma categoria da população alvo, reúne condições favoráveis de se tornar um vetor motivacional no processo de ensino aprendizagem. Beneficia-se, de igual forma, o monitor, que ao contribuir para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de suas práticas e experiências pedagógicas, intensifica seu relacionamento com alunos e professores, favorecendo seu interesse pelo ensino e pela pesquisa e a consequente construção de competências necessárias a sua atuação sócio-profissional.
Além disso, a característica da interdisciplinaridade proposta nessa atividade pode ser a base para um ensino mais interessante, onde uma matéria auxilia a outra, e o aluno possa se sentir menos frustrado em relação a aplicabilidade dessas disciplinas em problemas do mundo real, visto que esses são complexos e amplos e não poderão ser matematicamente tratados considerando suas ferramentas de maneira fragmentada.

Metodologia

Os alunos monitores estarão disponíveis para atendimento presencial em uma grade de horários diversificada e divulgada para professores e alunos das turmas das disciplinas do Centro de Engenharias envolvidas nesse projeto. Bem como, eventualmente, outros alunos desta Instituição que necessitem auxílio nessas ou em disciplinas relacionadas.
Deverão ocorrer reuniões semanais, ou de acordo com a necessidade dos alunos monitores, entre alunos monitores e professora coordenadora e colaboradores, a fim de sanar dúvidas sobre conteúdo, listas de exercícios e outras possíveis dificuldades de trabalho, bem como discussão dos temas tratados pelas disciplinas envolvidas nesse projeto, conforme bibliografia previamente selecionada.
Em momentos onde não houver procura os monitores desenvolverão atividades de elaboração e revisão de materiais didáticos tais como resumos, listas de exercícios, apostilas de notas de aula e exercícios resolvidos.
Ao final das disciplinas, será feito um levantamento de aprovações de alunos frequentes na monitoria. Os alunos monitores também deverão participar de eventos acadêmicos pertinentes.

Resultados Esperados

Com o projeto de monitorias espera-se atingir uma diminuição nos índices de reprovação das disciplinas de cálculo dos cursos de Engenharia da UFPel. Bem como proporcionar aos alunos monitores experiências didático-pedagógicas colaborando com uma formação mais qualificada desses alunos. Criar um ambiente de aprendizado e compartilhamento de experiências entre docentes, alunos monitores e demais alunos de graduação, de modo a amenizar as dificuldades de aprendizado das disciplinas relacionadas ao projeto, e até mesmo gerar uma motivação de âmbito mais geral dos alunos dentro do seus cursos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS EDUARDO ESPINOSA223/04/201822/04/2019
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR223/04/201822/04/2019
KARIN LUCIANO BRIZOLA SIMONATO223/04/201822/04/2019
KARINE DE ALMEIDA2004/05/201822/04/2019
KEILA ALMEIDA KUNZ2004/05/201831/12/2018
LETICIA TONETTO423/04/201822/04/2019
LUCAS DOS SANTOS ROCHA823/04/201809/08/2018
MARCELO SCHRAMM223/04/201822/04/2019
MOYZÉS SÁVIO GOMES DE FARIAS823/04/201809/08/2018
RAFAEL DOS SANTOS ESTECHE816/08/201821/12/2018
TAILON ANDRÉ PODEWILS2004/05/201831/12/2018
THAYNA NUNES ALVES823/04/201809/08/2018

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