Nome do Projeto
Leitura e produção textual
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
O projeto intitulado "Leitura e Produção Textual" oferecerá aos estudantes dos diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas, especialmente aos vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, cursos de língua portuguesa nos quais serão desenvolvidas atividades de leitura e produção textual, com o objetivo de ampliar a competência comunicativa desses estudantes. Os cursos procurarão desenvolver as habilidades de apreender e elaborar textos orais e escritos. Além disso, discutirão a estrutura da língua portuguesa culta e as formas de comunicação.

Objetivo Geral

Oportunizar aos estudantes da UFPel atividades de reflexão sobre o funcionamento da língua portuguesa e a consequente prática linguística.

Justificativa

O projeto justifica-se pelas necessidades relatadas por muitos estudantes da UFPel de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura e produção textual. Esse trabalho favorecerá a vivência acadêmica, pois contribuirá para a diminuição da reprovação, da retenção e da evasão. Além disso, a ampliação do conhecimento de língua materna terá repercussão inclusive nos campos profissional e pessoal desses estudantes, pois o reconhecimento das formas adequadas de linguagem a certos contextos ajudará a desfazer barreiras que impedem a comunicação.

Metodologia

Tendo em vista o propósto do projeto, busca-se-á trabalhar leitura e produção textual com apoio em textos sobre temas pertinentes para os estudantes.
As aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico relacionado à produção textual, como a coesão.
O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos. Após essa etapa, ocorrerá a discussão livre sobre impressões e opiniões acerca dos textos lidos. Em seguida, haverá um momento para perguntas relativas ao gênero do texto e suas características composicionais. Posteriormente acontecerá a análise do fenômeno de construção textual, na qual serão tratados, por exemplo, aspectos da coesão textual, como o emprego de nexos, a correlação de tempos verbais, as referências lexicais, anafóricas e substituições. Por fim, o instrumento de avaliação da aula será uma proposta de redação, a qual terá afinidade com o tema dos textos trabalhados. Na revisão das avaliações, serão observados os seguintes critérios: fidelidade ao tema pedido, uso do registro escrito culto da língua portuguesa, presença de coesão e coerência.

Resultados Esperados

Espera-se que os alunos consigam desenvolver uma prática reflexiva sobre a natureza, a estrutura e o funcionamento da língua de modo a obter um bom desempenho linguístico nas diferentes situações comunicativas.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto procurará desenvolver a competência comunicativa dos estudantes de forma abrangente, proporcionando uma exposição ampla a textos de diferentes gêneros. Além disso, o projeto motivará os alunos a utilizar a língua nas suas modalidades oral e escrita para expressar ideias sobre assuntos relevantes. O projeto procurará também explorar a presença da entidade "gênero textual" na compreensão da situação e dos propósitos comunicativos envolvidos em cada texto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA MALLÜE FERREIRA319/09/201817/10/2018
AMELIA RODRIGUES NONTICURI201/05/201831/12/2018
ANDREA VOGLER DA SILVA319/09/201821/11/2018
ANGELO GABRIEL DA SILVA AIALA314/06/201826/07/2018
BRENDA DA SILVA NAPARO314/06/201826/07/2018
BRUNA MEDEIROS SILVA DE PINHO314/06/201826/07/2018
CRISTINA APARECIDA OLIVEIRA FERREIRA319/09/201817/10/2018
DIANA LOPES PIRES319/09/201821/11/2018
FLAVIA FERREIRA MENDES SILVA314/06/201826/07/2018
GABRIELA DA SILVA DE MESQUITA319/09/201817/10/2018
GIULIA DE LIMA SKIERES PEREIRA314/06/201826/07/2018
HELENA CORREA DOMBROSKI319/09/201817/10/2018
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI319/09/201817/10/2018
JOSE LUANDERSON JANUARIO DA COSTA314/06/201826/07/2018
JULIENE DA SILVA PEREIRA314/06/201826/07/2018
KELLY PEREIRA CORDEIRO314/06/201826/07/2018
LARISSA GONÇALVES MEDEIROS319/09/201821/11/2018
LUCAS ROPKE DA SILVA314/06/201826/07/2018
MANOELA COLPES VIEIRA319/09/201817/10/2018
MARI DENISE MARTINS DOS SANTOS319/09/201821/11/2018
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA319/09/201817/10/2018
MATHEUS GOMES BARBOSA319/09/201817/10/2018
MONIZE NAIARA BARBOSA2004/05/201831/12/2018
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO801/05/201831/12/2018
PAULA LETICIA DUARTE RAMALHO319/09/201821/11/2018
PAULA PINHEIRO MUSSI319/09/201817/10/2018
WILLIAN DA SILVA FURTADO314/06/201826/07/2018

Página gerada em 06/12/2019 19:00:22 (consulta levou 1.960742s)