Nome do Projeto
Leitura e produção textual
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
O projeto intitulado "Leitura e Produção Textual" oferecerá aos estudantes dos diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas, especialmente aos vinculados à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, cursos de língua portuguesa nos quais serão desenvolvidas atividades de leitura e produção textual, com o objetivo de ampliar a competência comunicativa desses estudantes. Os cursos procurarão desenvolver as habilidades de apreender e elaborar textos orais e escritos. Além disso, discutirão a estrutura da língua portuguesa culta e as formas de comunicação.
Objetivo Geral
Oportunizar aos estudantes da UFPel atividades de reflexão sobre o funcionamento da língua portuguesa e a consequente prática linguística.
Justificativa
O projeto justifica-se pelas necessidades relatadas por muitos estudantes da UFPel de um trabalho contínuo com as habilidades de leitura e produção textual. Esse trabalho favorecerá a vivência acadêmica, pois contribuirá para a diminuição da reprovação, da retenção e da evasão. Além disso, a ampliação do conhecimento de língua materna terá repercussão inclusive nos campos profissional e pessoal desses estudantes, pois o reconhecimento das formas adequadas de linguagem a certos contextos ajudará a desfazer barreiras que impedem a comunicação.
Metodologia
Tendo em vista o propósto do projeto, busca-se-á trabalhar leitura e produção textual com apoio em textos sobre temas pertinentes para os estudantes.
As aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico relacionado à produção textual, como a coesão.
O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos. Após essa etapa, ocorrerá a discussão livre sobre impressões e opiniões acerca dos textos lidos. Em seguida, haverá um momento para perguntas relativas ao gênero do texto e suas características composicionais. Posteriormente acontecerá a análise do fenômeno de construção textual, na qual serão tratados, por exemplo, aspectos da coesão textual, como o emprego de nexos, a correlação de tempos verbais, as referências lexicais, anafóricas e substituições. Por fim, o instrumento de avaliação da aula será uma proposta de redação, a qual terá afinidade com o tema dos textos trabalhados. Na revisão das avaliações, serão observados os seguintes critérios: fidelidade ao tema pedido, uso do registro escrito culto da língua portuguesa, presença de coesão e coerência.
As aulas serão planejadas em função de um tema para discussão e de um tópico relacionado à produção textual, como a coesão.
O primeiro passo a ser adotado nas aulas será a leitura de textos. Após essa etapa, ocorrerá a discussão livre sobre impressões e opiniões acerca dos textos lidos. Em seguida, haverá um momento para perguntas relativas ao gênero do texto e suas características composicionais. Posteriormente acontecerá a análise do fenômeno de construção textual, na qual serão tratados, por exemplo, aspectos da coesão textual, como o emprego de nexos, a correlação de tempos verbais, as referências lexicais, anafóricas e substituições. Por fim, o instrumento de avaliação da aula será uma proposta de redação, a qual terá afinidade com o tema dos textos trabalhados. Na revisão das avaliações, serão observados os seguintes critérios: fidelidade ao tema pedido, uso do registro escrito culto da língua portuguesa, presença de coesão e coerência.
Resultados Esperados
Espera-se que os alunos consigam desenvolver uma prática reflexiva sobre a natureza, a estrutura e o funcionamento da língua de modo a obter um bom desempenho linguístico nas diferentes situações comunicativas.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto procurará desenvolver a competência comunicativa dos estudantes de forma abrangente, proporcionando uma exposição ampla a textos de diferentes gêneros. Além disso, o projeto motivará os alunos a utilizar a língua nas suas modalidades oral e escrita para expressar ideias sobre assuntos relevantes. O projeto procurará também explorar a presença da entidade "gênero textual" na compreensão da situação e dos propósitos comunicativos envolvidos em cada texto.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AMANDA MALLÜE FERREIRA | 3 | 19/09/2018 | 17/10/2018 |
AMELIA RODRIGUES NONTICURI | 2 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
ANDREA VOGLER DA SILVA | 3 | 19/09/2018 | 21/11/2018 |
ANGELO GABRIEL DA SILVA AIALA | 3 | 14/06/2018 | 26/07/2018 |
BRUNA MEDEIROS SILVA DE PINHO | 3 | 14/06/2018 | 26/07/2018 |
Brenda da Silva Naparo | 3 | 14/06/2018 | 26/07/2018 |
CRISTINA APARECIDA OLIVEIRA FERREIRA | 3 | 19/09/2018 | 17/10/2018 |
DIANA PIRES MARTINS | 3 | 19/09/2018 | 21/11/2018 |
FLÁVIA FERREIRA MENDES SILVA | 3 | 14/06/2018 | 26/07/2018 |
GABRIELA DA SILVA DE MESQUITA | 3 | 19/09/2018 | 17/10/2018 |
GIULIA DE LIMA SKIERES PEREIRA | 3 | 14/06/2018 | 26/07/2018 |
HELENA CORREA DOMBROSKI | 3 | 19/09/2018 | 17/10/2018 |
ISMAEL FELIPE DE PAULA ANGELI | 3 | 19/09/2018 | 17/10/2018 |
JOSÉ LUANDERSON JANUARIO DA COSTA | 3 | 14/06/2018 | 26/07/2018 |
JULIENE DA SILVA PEREIRA | 3 | 14/06/2018 | 26/07/2018 |
KELLY PEREIRA CORDEIRO | 3 | 14/06/2018 | 26/07/2018 |
LARISSA GONÇALVES MEDEIROS | 3 | 19/09/2018 | 21/11/2018 |
LUCAS RÖPKE DA SILVA | 3 | 14/06/2018 | 26/07/2018 |
MANOELA COLPES VIEIRA | 3 | 19/09/2018 | 17/10/2018 |
MARI DENISE MARTINS DOS SANTOS | 3 | 19/09/2018 | 21/11/2018 |
MARLENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA | 3 | 19/09/2018 | 17/10/2018 |
MATHEUS GOMES BARBOSA | 3 | 19/09/2018 | 17/10/2018 |
MONIZE NAIARA BARBOSA | 20 | 04/05/2018 | 31/12/2018 |
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO | 8 | 01/05/2018 | 31/12/2018 |
PAULA PINHEIRO MUSSI | 3 | 19/09/2018 | 17/10/2018 |
Paula Letícia Duarte Ramalho | 3 | 19/09/2018 | 21/11/2018 |
WILLIAN DA SILVA FURTADO | 3 | 14/06/2018 | 26/07/2018 |